responda a seguinte questão problema: qual a habilidade da BNCC está vinculada com identificação e características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) Ver conteúdo
dos animais mais comuns no ambiente próximo? Como a aula de campo pode contribuir positivamente para o desenvolvimento da aprendizagem no ensino dessa habilidade em especifico nos anos iniciais? Ver conteúdo
O professor do século XXI precisa dominar muito mais do que o conteúdo a ser ministrado, técnicas ou procedimentos didáticos metodológicos tradicionais que envolvem tarefas para casa, trabalhos extraclasse ou em grupo Ver conteúdo
Para Camillo e Medeiros (2018) e Pereira (2019), com a incorporação das tecnologias no dia a dia da escola, é possível propiciar o desenvolvimento da aprendizagem crítica, criativa e colaborativa, suscitando a interatividade Ver conteúdo
Levando em consideração as Unidades 2 e 5 do livro didático, as aulas conceituais e os dois excertos apresentados, considere os desafios e as possibilidades da utilização das tecnologias na educação do século XXI Ver conteúdo
1. Apresente um desafio vivenciado pelos professores durante o processo de ensino e aprendizagem na atualidade utilizando as tecnologias. Justifique sua resposta. Ver conteúdo
2. Estabeleça uma possibilidade de atuação utilizando as tecnologias e justifique a sua intencionalidade pedagógica. Ver conteúdo
Você, estudante de licenciatura, está se constituindo enquanto “ser docente”. Uma das premissas que devem fazer parte desta sua constituição é a ética profissional. Ver conteúdo
Neste sentido, podemos considerar que a ética docente se refere aos princípios e valores morais que orientam o comportamento e as ações de um professor em sua prática profissional. É um conjunto de normas e padrões éticos Ver conteúdo
A ética docente envolve a responsabilidade em promover um ambiente de aprendizado seguro, inclusivo e respeitoso, onde os direitos dos alunos são protegidos e valorizados. Isso implica em tratá-los de forma justa Ver conteúdo
Além disso, a ética docente abrange a honestidade intelectual, evitando o plágio, a fraude acadêmica e qualquer forma de desonestidade no processo de ensino, aprendizagem e avaliação pedagógica. Ver conteúdo
Diante de um tema tão importante, é hora do “mão na massa”. Você deverá ir até o ambiente de sua futura atuação profissional, ou seja, uma escola, e entrevistar de 2 a 4 professores experientes para verificar Ver conteúdo
- Como você define ética profissional no contexto docente? - Quais são os princípios éticos que você considera essenciais para um professor? Ver conteúdo
- Quais são os desafios éticos mais comuns que os professores enfrentam em sua prática profissional? Como você lida com esses desafios? Ver conteúdo
- Como você equilibra a responsabilidade de transmitir conhecimento com a necessidade de desenvolver habilidades éticas nos alunos? Ver conteúdo
- Como você promove a igualdade de oportunidades e a inclusão na sala de aula? - Quais estratégias você utiliza para garantir a equidade e o respeito entre os alunos? Ver conteúdo
- Quais estratégias você utiliza para garantir a equidade e o respeito entre os alunos? - Como você lida com a privacidade dos alunos e a confidencialidade das informações compartilhadas na sala de aula? Ver conteúdo
- Quais são as suas práticas para evitar comportamentos inadequados ou antiéticos, como o assédio, o preconceito ou a discriminação? Ver conteúdo
Após a leitura da unidade IV do nosso material didático percebemos que a saúde mental dos alunos e professores é um tema de grande relevância e precisa ser debatido no processo de formação do pedagogo, Ver conteúdo
Para a realização desta atividade, imaginemos uma situação hipotética no qual descreveremos a seguir: Ver conteúdo
Joyce, 42 anos, é professora do Ensino Fundamental I em uma escola municipal de uma grande capital brasileira. Trabalha 40 horas no município (manhã e tarde) e mais 20 horas (noite) na rede privada para complementar sua renda. Ver conteúdo
Um acontecimento que ficou marcado e criou um alerta na diretora, foi a discussão que teve com os pais de uma aluna sua na frente da escola. Diante a agressividade, o conselho escolar afastou Joyce do Ver conteúdo
Diante do caso relatado, baseado no texto complementar e no que você aprendeu a respeito do trabalho da UBS junto a escola, elabore um texto dissertativo (de 20 a 30 linhas) apresentando medidas preventivas Ver conteúdo
preventivas que podem ser desenvolvidas pela escola junto a UBS de referência para ajudar ao corpo docente, os escolares e familiares a promover saúde e prevenir doenças de origem mental. Ver conteúdo
As práticas sociais na atualidade estão permeadas cada vez mais pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. A partir dessa realidade, vários questionamentos surgem sobre as influências dessas novas Ver conteúdo
Segundo Queiroz (2019), as tecnologias impactam o desenvolvimento e comportamento da criança, porém elas também podem acelerar o aprendizado se utilizadas corretamente. Portanto, o autor não nega haver Ver conteúdo
“a escola e o professor desempenham um papel importante para que possamos observar o conteúdo das brincadeiras hoje, mediar tais situações e propor novas experiências, por meio de brincadeiras tradicionais, Ver conteúdo
Imagine que você, após concluída sua graduação em Gestão de Recursos Humanos, resolveu empreender como profissional independente na área de RH, se lançando no mercado como Headhunter Ver conteúdo
- Habilidades culinárias sólidas, tais como técnicas de corte, cozimento e preparação de pratos típicos. Ver conteúdo
- Criatividade na elaboração de pratos autênticos, saborosos e característicos da culinária árabe. Ver conteúdo