MAPA - TOC - PSICOMOTRICIDADE E TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL - 52_2025
TEA e TDAH apresentam interações psicomotoras e de integração sensorial
Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são condições do neurodesenvolvimento que compartilham diversas características, especialmente nos aspectos relacionados à psicomotricidade e à integração sensorial. Ambos os transtornos podem apresentar alterações no processamento das informações sensoriais, o que afeta diretamente o comportamento, a atenção, a coordenação motora e a capacidade de adaptação ao ambiente. No caso do TEA, é comum observar hipersensibilidades ou hipossensibilidades aos estímulos sensoriais (como sons, luzes, texturas e movimentos), o que pode gerar comportamentos de fuga ou busca por estímulos específicos. Já em indivíduos com TDAH, os sistemas sensoriais também podem estar comprometidos, dificultando a regulação emocional e a organização do comportamento. Além disso, a impulsividade e a inquietação típicas do TDAH podem ser agravadas quando há sobrecarga sensorial. A psicomotricidade, que integra as funções motoras e cognitivas, também sofre impacto importante nesses transtornos. Crianças e adolescentes com TEA e TDAH podem apresentar dificuldades de coordenação, planejamento motor, controle postural e ritmo, exigindo intervenções específicas e personalizadas. A Terapia Ocupacional tem papel essencial na identificação dessas alterações e na proposição de estratégias que favoreçam a funcionalidade, a autonomia e a qualidade de vida desses indivíduos (BARROS; GALVÃO, 2020).
BARROS, T. R.; GALVÃO, L. M. Transtornos do neurodesenvolvimento e intervenção psicomotora: contribuições da Terapia Ocupacional. Revista Brasileira de Terapia Ocupacional, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 45-54, 2020.
A Terapia Ocupacional teve início no começo do século XX, nos Estados Unidos, como uma abordagem voltada à reabilitação de pessoas com transtornos mentais e deficiências físicas. O trabalho do terapeuta ocupacional foi fortemente influenciado por movimentos humanistas que defendiam o uso da ocupação como estratégia terapêutica. A prática ganhou força especialmente durante e após a Primeira Guerra Mundial, quando passou a ser integrada aos serviços de reabilitação de soldados feridos. A profissão foi formalizada em 1917, com a fundação da National Society for the Promotion of Occupational Therapy, atualmente conhecida como American Occupational Therapy Association (AOTA). Desde então, a Terapia Ocupacional ampliou seu campo de atuação, voltando-se à promoção da autonomia e da participação social de indivíduos em diversas áreas da vida (KIELHOFNER, 2008).
KIELHOFNER, Gary. Model of human occupation: theory and application. 4. ed. Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins, 2008.
O TEA e o TDAH afetam o desenvolvimento psicomotor e a forma como os estímulos sensoriais são processados, gerando desafios na vida diária e escolar. A Terapia Ocupacional, com base em sua história e evolução teórica, oferece recursos importantes para compreender e atender essas necessidades. Com esse olhar, o terapeuta ocupacional atua na avaliação, intervenção e adaptação de ambientes para promover inclusão e qualidade de vida.
Com base nos conteúdos estudados, reflita e responda às questões a seguir.
01) De que forma os fundamentos históricos da Terapia Ocupacional favorecem a compreensão das necessidades psicomotoras e sensoriais de indivíduos com TEA e TDAH?
02) Qual é o papel do terapeuta ocupacional na avaliação e intervenção das disfunções sensoriais e psicomotoras em pessoas com TEA e TDAH, considerando os avanços teóricos e históricos da profissão?
03) De que forma o terapeuta ocupacional pode adaptar o ambiente escolar para apoiar o desenvolvimento psicomotor e sensorial de alunos com TEA e TDAH?
Para responder os questionamentos acima, além do nosso livro, indicamos a leitura extra de artigos abaixo:
Sobre necessidades psicomotoras e sensoriais de indivíduos com TEA e TDA:
Leia mais sobre em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1506/1/MSV.%202014.1.pdf
Sobre o papel do terapeuta ocupacional na avaliação e intervenção das disfunções sensoriais e psicomotoras em pessoas com TEA e TDAH:
https://bdm.unb.br/bitstream/10483/38279/1/2021_GiovannaSoaresSantos_tcc.pdf
https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/68331/version/57579/46458
Sobre a forma que o terapeuta ocupacional pode adaptar o ambiente escolar para apoiar o desenvolvimento psicomotor e sensorial de alunos com TEA e TDAH:
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6540
Segue critérios do MAPA:
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, abaixo, apresenta-se mais detalhes sobre a realização da mesma:
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo) disponível na pasta Material da Disciplina.
- Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o trabalho, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente desconsideradas e a atividade zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
Em caso de dúvidas entre em contato com o seu professor mediador.