MAPA - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2025
Dentre as áreas de estudo da cineantropometria, a antropometria corresponde àquela que proporciona informações específicas sobre a análise das características morfológicas de uma pessoa, como a forma, a proporcionalidade e a composição corporal. Uma vez que a antropometria corresponde ao conjunto dos processos de mensuração do corpo humano, ela é amplamente utilizada na área da educação física, sendo frequentemente inserida nas rotinas de avaliação física.
Fonte: adaptado de: PITANGA, F. J. G. Testes, medidas e avaliação em educação física. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2004.
Como a antropometria é uma ferramenta importante para o acompanhamento de aspectos relacionados tanto à saúde quanto à performance esportiva, nessa atividade MAPA vamos testar seus conhecimentos na prática. Dessa forma, você terá três tarefas a serem cumpridas, relacionadas à avaliação física. Essas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
Assim, siga as orientações a seguir:
Orientações para a realização da atividade
- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina.
- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.
- Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).
Orientações gerais
- Muito importante! Você deverá entregar essa atividade apenas por meio do MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
- Cópias parcial ou total serão zeradas.
- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
*Todas as informações a seguir estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
FICHAS DE AVALIAÇÃO
# Ficha de avaliação 1
Data da avaliação: 01/05/2025
Avaliado: Letícia
Sexo: feminino
Data de nascimento: 11/09/1994
Massa Corporal: 72,4kg
Estatura: 1,62m
Circunferência da Cintura: 83cm
Dobras cutâneas |
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1° medida |
2° medida |
3° medida |
Dobra cutânea do Peitoral: |
15,5 mm |
15,9 mm |
15,7 mm |
Dobra cutânea do Abdômen: |
30,8 mm |
29,5 mm |
28,5 mm |
Dobra cutânea do Tríceps: |
23,9 mm |
22,8 mm |
23 mm |
Dobra cutânea da Coxa: |
30,1 mm |
29,5 mm |
28,5 mm |
Dobra cutânea da Suprailíaca: |
28,5 mm |
30,7 mm |
27,5 mm |
Dobra cutânea da Axilar média: |
18,6 mm |
20,5 mm |
19,6 mm |
Dobra cutânea da Subescapular: |
28,0 mm |
30,9 mm |
29 mm |
ATIVIDADE 1 – PROTOCOLO E PROCEDIMENTO DE COLETA DAS MEDIDAS
Quando aplicamos um teste, devemos verificar, primeiramente, para qual população ele foi desenvolvido e, na sequência, respeitar e seguir as orientações dos protocolos, para que as medidas/resultados forneçam informações confiáveis.
Nesse contexto, responda às questões a seguir:
- Para a condução das medidas antropométricas, é importante que o avaliado esteja apropriadamente vestido. Segundo o material da disciplina, quais são as recomendações de vestimenta para uma avaliação?
- Segundo o material da disciplina, quais são as orientações para realizar a medida da massa corporal?
- Conforme o material da disciplina, quais são as orientações para realizar a medida da estatura?
- Conforme consta no material da disciplina, quais são as duas formas de realizar a medida da circunferência da cintura?
- A Figura 1, logo a seguir, ilustra a localização de alguns dos pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas.
Figura 1 - Pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas
Fonte: o autor.
Considerando essa figura, conforme a identificação da localização, preencha o quadro a seguir com o nome da dobra cutânea:
Identificação da localização |
Nome da dobra cutânea |
1 |
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2 |
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3 |
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4 |
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5 |
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6 |
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7 |
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- Conforme o material da disciplina, para a correta obtenção da medida das dobras cutâneas, é necessário seguir algumas normas. Segundo o material, quais são essas normas?
- Ainda sobre importância de seguir as orientações dos protocolos, é constatado que as informações coletadas em uma avaliação estão suscetíveis a incoerências decorrentes de erros conhecidos como “Erro de Medida”. Nesse sentido, quais são as quatro subdivisões do erro de medida apresentadas no material da disciplina? Explique e exemplifique cada uma delas.
ATIVIDADE 2 – ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL
Considerando as informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 2 você estimará o percentual de gordura corporal, a massa gorda e a massa isenta de gordura da Letícia. Atenção, para realizar essas estimativas, você deverá consultar o livro didático.
Para responder a essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas:
1) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal da Letícia. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).
2) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal da Letícia. Utilize a fórmula de Siri (1961).
3) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura da Letícia.
ATIVIDADE 3 – ANÁLISE DA AVALIAÇÃO
A partir das informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 3, você fará algumas análises e inferências relacionadas a aspectos da saúde da Letícia.
Para responder a essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas.
1) Resultado e diagnóstico do IMC da Letícia.
2) Considere a medida da circunferência de cintura da Letícia. Conforme as informações do livro didático, ela está exposta a maiores riscos à saúde? Por quê?
3) Considere o percentual de gordura corporal da Letícia. De acordo a proposta de Heyward e Stolarczyk (2000), apresentada no livro didático, como está classificado o percentual de gordura dela?