MAPA - HIST - GEOGRAFIA APLICADA A HISTÓRIA - 52_2025
A busca pelo conhecimento no espaço em que se habita, seja para a exploração, ou ocupação da superfície, relacionada à curiosidade inerente do ser humano, fez com a cartografia fosse uma ferramenta de poder e conhecimento para o homem em sociedade!
Isso posto, neste MAPA, convidamos você a refletir sobre o papel da cartografia na construção do conhecimento geográfico e histórico. A cartografia, desde a Antiguidade até a contemporaneidade, foi utilizada não apenas como ferramenta de localização e orientação, mas também como um instrumento projeção de poder político e econômico, servindo para consolidar e justificar a exploração e o domínio territorial nas regiões coloniais. Sua missão é analisar criticamente como o desenvolvimento da cartografia influenciou a História das Civilizações e como as representações cartográficas moldaram as relações geopolíticas e os processos de dominação e resistência ao longo do tempo.
Seu Desafio:
Imagine que você é professor de História em uma escola pública da rede básica de ensino, no Ensino Fundamental II. Em conjunto, você e o professor de Geografia propuseram elaborar um trabalho relacionando o papel da cartografia na construção do conhecimento geográfico e histórico, principalmente a relação entre o colonialismo e a cartografia. Assim, sua tarefa será, preparar um texto, de no máximo 2 laudas para seus alunos, no qual analise como a cartografia foi utilizada como ferramenta de poder pelas potências coloniais, abordando o impacto dessa prática na geopolítica, nas disputas territoriais e na construção de narrativas históricas em diferentes países. Em sua dissertação, analise também, as limitações e contradições dessa prática e proponha formas alternativas de interpretar e utilizar o conhecimento cartográfico na atualidade.
Etapas da Atividade e desenvolvomento do seu texto:
1. Etapa – Leitura: Leia atentamente a Unidade II de seu Material Didático, O Papel da Cartografia no Conhecimento Geográfico e Histórico, que trata sobre o papel da cartografia no conhecimento geográfico e histórico. Leia o Material de Apoio, o artigo intitulado A Cartografia da Conquista: a função dos mapas como instrumento de legitimação das conquistas geopolíticas no espaço Ibérico durante o alvorecer da Idade Moderna, de autoria do Prof. Dr. Alisson Eugênio. Contextualize a evolução da cartografia desde a Antiguidade até a contemporaneidade, analisando seus objetivos e funções em diferentes períodos históricos. Identifique os principais pontos levantados no material didático e de apoio:
a) A função da cartografia na Antiguidade e na Idade Média;
b) A relação entre cartografia, colonialismo e imperialismo;
c) A influência da cartografia nas guerras e na definição de fronteiras políticas e econômicas.
2. Etapa – Reflexões e Introdução: Após realizar uma leitura atenta da Unidade II do seu livro didático, assim como, do artigo A Cartografia da Conquista: a função dos mapas como instrumento de legitimação das conquistas geopolíticas no espaço Ibérico durante o alvorecer da Idade Moderna, indicados na 1ª Etapa do seu MAPA, explique no primeiro parágrafo do seu texto, por que é importante questionar o papel da cartografia como ferramenta neutra de conhecimento. Justifique como a análise crítica das representações cartográficas pode revelar relações de poder, dominação e resistência em diferentes períodos históricos e em diferentes continentes coloniais América Latina, Ásia e África. Problematize o uso da cartografia na legitimação de ações imperialistas e no estabelecimento de fronteiras artificiais.
3. Etapa – Desenvolvimento: A partir do 2º parágrafo da sua dissertação, pesquise exemplos concretos das contradições e usos políticos da cartografia mencionados na unidade: Cartografia e colonialismo: Análise de mapas utilizados para justificar o domínio europeu na América, África e Ásia. Cartografia e guerras: A delimitação de territórios pós-guerras mundiais e os impactos na formação de Estados-Nação.
Cartografia e controle geopolítico: O papel do geoprocessamento e das tecnologias de monitoramento na contemporaneidade (satélites, GPS, drones). Compare o papel da cartografia como ferramenta de exploração e dominação com seu uso como instrumento de resistência e valorização de identidades locais.
4. Etapa – Conclusão: Por fim, no último parágrafo do seu texto, reflita sobre como as representações cartográficas moldaram a percepção histórica e política dos territórios. Avalie o impacto da cartografia na consolidação de fronteiras e na construção de identidades nacionais e regionais. Discuta a importância de reinterpretar os mapas para promover uma visão mais plural e crítica sobre a construção do espaço geográfico e histórico.
Orientações:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café, e estude o livro da disciplina.
- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão (template) que está disponível na pasta “Material da Disciplina”.
- Leia o artigo: A Cartografia da Conquista: a função dos mapas como instrumento de legitimação das conquistas geopolíticas no espaço Ibérico durante o alvorecer da Idade Moderna, que está disponível na pasta Material da Disciplina.
- Utilize as contribuições de geógrafos e historiadores citados nos materiais (como David Harvey, Milton Santos e Yves Lacoste) para embasar sua análise.
- Elabore um texto dissertativo, com base nas etapas descritas no enunciado da atividade. Lembre-se que, ele não pode conter sinopses da internet, nem cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros. Deve ser escrito com suas próprias palavras, por isso, não se esqueça de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT.
- Realize uma correção ortográfica em seu texto.
- Quando finalizar seu MAPA, anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade. Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar (após "Finalizar", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Essa atividade desafia você a questionar narrativas históricas tradicionais e propor novas formas diversas de compreender o passado, em diálogo com um estudo clássico. Bom Trabalho!