MAPA – GPUB – ÉTICA, PROCESSOS DECISÓRIOS E NEGOCIAÇÃO APLICADOS À GESTÃO PÚBLICA – 54_2024
Olá, estudante do Curso de Gestão Pública e da disciplina de ÉTICA, PROCESSOS DECISÓRIOS E NEGOCIAÇÃO APLICADOS À GESTÃO PÚBLICA. A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem).
O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise embasada em circunstâncias reais, que envolvem a ética na gestão pública, visando provocar o seu pensamento em relação ao processo decisório inerente a profissão e a conduta no ambiente público.
O ESTADO MODERNO
A função do Estado é iminente ao atendimento do povo, desse modo, é necessário compreender seu funcionamento e organização. Como deve ser formalizada a estrutura Estatal? Quais as respectivas funções de seus órgãos? Como teve início a formação do Estado Moderno? Conheceremos melhor o desenvolvimento e o contexto histórico do Estado Moderno, englobando uma das mais importantes funções de políticas públicas e organizacionais em prol da população que paga seus tributos conferindo atuação com eficiência do Estado.
O Conhecimento do ente estatal é fundamental para profissionais que atuam ou que desejam atuar na gestão pública, pois esses são um dos maiores desafios aos gestores, que buscam se aprofundar e obter a formação acadêmica necessária para atuar na área pública em atendimento aos cidadãos e a si!
Aos profissionais que desejam ser aprovados em concursos públicos, bem como, após sua nomeação, visam garantir um futuro profissional com informações relevantes para diagnosticar questões que impactam no dia-a-dia de cada cidadão, tais como, atendimento, eficiência, qualidade, compliance, dentre tantos outras funcionalidades decisórias que impactam diretamente na qualidade de vida do servidor e da gestão do serviço público.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
ESTADO MODERNO: HISTÓRICO
O Estado Moderno é a principal forma pela qual a autoridade e o poder político são exercidos atualmente. Os Estados Modernos têm a autoridade sobre seu território reconhecida.
O Estado Moderno se formou na Europa em um longo processo de centralização do poder, iniciado ainda na Idade Média, que culminou com o absolutismo. Com o objetivo de assegurar seus privilégios e manter a servidão, parte da nobreza apoiou o fortalecimento do poder real. Já a burguesia, com o objetivo de aumentar seus lucros, também passou a apoiar o fortalecimento do poder real, além de financiar diversas empreitadas do Estado.
Com a criação do Estado Moderno a mesma moeda foi adotada em todo o território, assim como um único sistema de pesos e medidas, de cobrança de impostos e de leis. Ao longo dos séculos o Estado Moderno passou por diversas transformações, chegando aos Estados atuais.
História do Estado Moderno
A crise do século XIV gerou diversas revoltas servis e guerras, a principal delas a Guerra dos Cem Anos. As revoltas servis enfraqueceram o feudalismo e passaram a ser uma grande ameaça para a nobreza, o que fez com que parte desse estamento social passasse a apoiar o fortalecimento do poder real.
Durante a Baixa Idade Média, a burguesia, na época formada principalmente por grandes comerciantes e banqueiros, passou a ganhar força política, financiando parte das empreitadas estatais, como a construção de pontes, estradas ou mesmo realização de guerras. Essa classe também viu no fortalecimento do poder real uma forma de aumentar seus lucros.
Em Portugal, o Estado Moderno começou a se desenvolver no século XII, quando o condado conquistou a independência dos castelhanos. Além disso, Portugal e Espanha fortaleceram suas monarquias durante a Reconquista. Quando os muçulmanos foram expulsos da Europa, em 1492, o Estado Moderno estava consolidado nos dois reinos ibéricos.
Na França e na Inglaterra, a formação do Estado Moderno foi impulsionada durante a Guerra dos Cem anos, onde burguesia e nobreza dos dois países apoiaram seus monarcas e o fortalecimento político destes.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/estado-moderno.htm. Acesso em: 23 jul. 2024.
O nosso livro didático da disciplina “Ética, Processos Decisórios e Negociação Aplicados à Gestão Pública” oferece diversos exemplos e conceitos sobre a formação do estado moderno. Em várias páginas, você encontrará informações detalhadas sobre o processo de formação e os elementos que compõem o estado moderno. Além disso, as aulas conceituais e aulas ao vivo poderão auxiliar na realização dessa atividade.
ATIVIDADE:
Com base no conteúdo apresentado e nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Ética, convidamos você a participar da nossa atividade MAPA. Para realizar essa atividade, orientamos que utilize o livro didático como material de apoio, especialmente a Unidade II, e siga as etapas abaixo:
1ª: Apresente quais são os três elementos que compõem o Estado Moderno. (Sua resposta deverá conter de 1 a 3 linhas).
2ª: Explique cada um dos elementos que formam o Estado Moderno. Nesta etapa você deverá descrever cada elemento. (Sua resposta deverá conter de 3 a 8 linhas).
3ª: Para finalizar a atividade, construa um breve texto dissertativo, abordando o conceito do “Apátrida”, ou seja, a pessoa que não é considerada nacional por nenhum Estado. (Seu texto deverá conter de 5 a 8 linhas).
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
– Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora sobre a atividade Mapa.
- Utilize o Formulário do MAPA disponível no campo “Material da Disciplina”.
– O livro didático, as aulas, o estudo de caso, bem como os materiais extras e projetos, poderão te auxiliar na realização dessa atividade.
– Não esquecer de apresentar referências das fontes de pesquisa.
– Salvar o arquivo em formato Word antes de postar no ambiente.
– Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.
– Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema e você não conseguirá substituir o arquivo.