MAPA – GESP – GESTÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS – 54_2024
Evento como estratégia de marketing
“A organização de eventos abrange diversas áreas que, quando conciliadas, podem promover a ampliação do lucro, criar maior visibilidade aos seus produtos e finalidades, além de o principal objetivo de alcançar resultados definidos junto ao seu público-alvo. Dessa forma, a estratégia que se combina perfeitamente para o alcance de objetivos traçados é o marketing. O marketing pode ser definido como ‘um processo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através de trocas de produtos e valores’. Nessa perspectiva, o planejamento e a realização de estratégias de marketing para eventos necessita de profissionais capacitados, pois estes têm responsabilidade desde a etapa da organização do evento até a sua conclusão”.
Fonte: RAIS, S. G. Planejamento e Organização de Eventos. Maringá: UniCesumar, 2022. p 3–9.
Todo bom profissional necessita de planejamento para a realização de suas tarefas. Tendo como base o exposto e seu livro de apoio, considere-se como um(a) profissional de organização de eventos que precisa entender sobre “esferas básicas do marketing” e responda aos seguintes questionamentos:
- Descreva detalhadamente os cinco pilares do marketing e as suas características.
- Analisando os conceitos e as classificações de eventos, descreva brevemente quais são os principais pontos para um evento de sucesso.
- De acordo com a resposta da questão 2, dê um exemplo prático de um evento de sucesso e, depois, explique suas características dentro dos cinco pilares da sociedade contemporânea.