MAPA – EDU – ED. FÍSICA NO ENS. FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENS. MÉDIO – 54_2024
Os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e os estudantes do Ensino Médio estão no processo educacional há algum tempo, o que nos indica que tanto os objetivos quanto o conteúdo o qual será objeto de ensino e as respectivas metodologias que deverão ser utilizadas ganham contornos de complexidade e aprofundamento. Assim, com essas informações, também precisamos nos preocupar com os objetivos que se pretende alcançar decorrente da relação pedagógica estabelecida. A nossa proposta de organização dos conteúdos e a sua necessária ação didático-pedagógica seguem os indicadores expressos por Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Estas diretrizes são documentos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e têm força de lei quando se pensa em organização curricular, uma vez que são resultados do que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (BRASIL, 1996, on-line).
OLIVEIRA,A A B, PALMA,A P T V, PALMA, J A V, FLORES, P P. Educação Fisica no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Mediante ao exposto, em uma situação futura, já como professor(a) de Educação Física em um colégio, lhe foi solicitado, no início do ano letivo, um planejamento referente ao primeiro trimestre dos conteúdos a serem desenvolvidos em 9 aulas. O tema base deve compreender uma unidade temática da Educação Física (unidade II do livro da disciplina) e deve ser direcionado a uma série do Ensino Médio. Além disso, você deve elaborar 2 modelos avaliativos (prático e teórico), de acordo com o assunto e a forma como esse conteúdo foi desenvolvido durante suas aulas. Lembrando que as aulas de Educação Física acontecem uma vez na semana.
Após a escolha dos conteúdos, você deve preencher o formulário, respondendo o que é solicitado:
01- REALIZE UM PLANEJAMENTO TRIMESTRAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO
SÉRIE:
UNIDADE TEMÁTICA:
CRONOGRAMA
AULA (número da aula) |
TIPO DE AULA (prática ou teórica) |
CONTEÚDO
(descreva brevemente o que acontecerá em cada aula) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Feito isso, é hora de elaborar as avaliações.
02- DESCREVA A PROPOSTA DE CADA AVALIAÇÃO, JUSTIFICANDO A SUA ESCOLHA.
Avaliação 01(PRÁTICA):
Avaliação 02 (TEÓRICA):
ATENÇÃO: Orientações para a realização da atividade
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;
– A atividade deverá ser realizada individualmente;
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade por meio do MODELO DE MAPA que está disponibilizado no MATERIAL DA DISCIPLINA.
– Utilize o livro (PDF) e as aulas conceituais da disciplina como principais fontes de apoio.
– Cópias parciais ou total serão zeradas.