MAPA – BEDU – TREINAMENTO ESPORTIVO – 54_2024
Os avanços nos estudos e tecnologias têm sido fundamentais para o progresso da ciência do treinamento esportivo. Nesse contexto, é imperativo que os profissionais da área de Educação Física compreendam profundamente essas evoluções para poderem aplicá-las de forma eficaz, proporcionando benefícios significativos tanto a atletas quanto a indivíduos não atletas.
PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá-PR: Unicesumar, 2020.
Considere o contexto do excerto acima e suponha que você foi convidado(a) a estagiar em um time de alto rendimento do futebol adulo. Para testar seus conhecimentos, o preparador físico lhe entregou um arquivo com 3 tarefas a serem cumpridas. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO.
Sendo assim, siga as orientações abaixo.
Orientações para a realização da atividade
– Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO, que se encontra no Material da Disciplina;
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;
– Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO;
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).
Orientações gerais
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO.
– Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
– Cópias parcial ou total serão zeradas (caso não forem feitas as devidas citações e referências, de acordo com as normas da ABNT).
– Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
ATENÇÃO: Todas as tarefas abaixo estão descritas no MODELO DE MAPA.
TAREFA 01
Os ciclos clássicos de estresse (estímulo), recuperação e supercompensação frequentemente são baseados na depleção de glicogênio induzida pelo exercício físico. No entanto, é crucial considerar outros aspectos, como a recuperação muscular que envolve não apenas a reposição de glicogênio, mas também a reparação de microlesões nas fibras musculares, a restauração do equilíbrio eletrolítico e a otimização dos processos anabólicos.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.
- A figura 01 abaixo apresenta um clássico ciclo de supercompensação de uma sessão de treinamento.
Figura 01 – Representação da supercompensação.
Após analisar a figura 01, explique, de maneira simples, o que acontece em cada uma das fases. Em complemento, fale também o que acontece quando o programa de treinamento intenso não varia os estímulos e as sessões.
- É de conhecimento que o aumento da carga de treino não deve ser linear sempre, pois é preciso fornecer um tempo hábil para que os indivíduos se adaptem às demandas de esforço. Um exemplo prático de uma progressão ideal é visto na figura 02 abaixo.
Figura 02 – Exemplo de progressão de carga em um mesociclo.
Após analisar a figura 02, explique, como acontece a progressão de carga no mesocilco apresentado. Além disso, fale também quais são possibilidades que os treinadores têm, para controlar a carga de treinamento, citadas no livro da disciplina.
TAREFA 2
No processo de planejamento e organização de um programa de treinamento, um dos elementos cruciais a serem manipulados e controlados é a variável volume. Na prática, parâmetros como a duração e o número de repetições de um exercício físico específico são ajustados para determinar e regular o volume total do treinamento, por exemplo.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as duas questões abaixo.
- Os treinos físicos visando aprimorar a aptidão cardiorrespiratória são essenciais para jogadores de futebol. Entre as abordagens para desenvolver este aspecto da aptidão física, destaca-se o treinamento intervalado de corrida, caracterizado pela alternância entre períodos de estímulo e recuperação.
A partir desse contexto, primeiramente, utilize o quadro abaixo para organizar o volume de treinamento de um microciclo com treinamento intervalado de corrida, com momentos de estímulo e recuperação passiva. Para tanto, considere as seguintes informações:
– O microciclo é composto por 4 sessões;
– Cada sessão será composta por uma série de corrida, em máxima velocidade, para uma distância de 60m;
– Na primeira sessão serão realizadas 6 repetições da corrida, com um intervalo (recuperação passiva) de 2 minutos entre elas;
– Como forma de progressão da carga, a cada sessão deverá ser adicionada duas (2) repetições da corrida.
MICROCICLO 2 |
|
|
Repetições |
Distância |
Volume total da sessão
(distância total) |
Segunda-feira |
Sessão 1 |
6x |
60m |
|
Terça-feira |
Sessão 2 |
|
|
|
Quarta-feira |
Jogo |
— |
— |
— |
Quinta-feira |
Sessão 3 |
|
|
|
Sexta-feira |
Sessão 4 |
|
|
|
Sábado |
Descanso |
— |
— |
— |
Domingo |
Jogo |
— |
— |
— |
|
|
|
Volume total do microciclo
(distância total) |
|
Após preenchido, analise as afirmações abaixo:
I – O volume total do microciclo é de 240 metros;
II – A sessão 1 possui um volume total de 360 metros;
III – A diferença do volume total entre a sessão de terça-feira e de sexta-feira é de 340 metros;
IV – A diferença entre o volume total do microciclo e o volume total da sessão de segunda-feira é de 1800 metros.
Assinale a alternativa correta.
- I e II apenas.
- I e III apenas.
- II e IV, apenas.
- I, II e III, apenas.
- I, II, III e IV.
- Para jogadores de futebol, os treinos destinados a aumentar a força muscular são essenciais. Entre as estratégias para desenvolver essa capacidade, o treinamento resistido se destaca, especialmente por meio do exercício de agachamento livre com pesos.
A partir desse contexto, primeiramente, utilize o quadro abaixo para planejar um mesociclo de base com 400 repetições totais e composto por 5 microciclos, sendo 2 sessões (quarta-feira e sábado) em cada microciclo. Além disso, esse mesociclo deverá ser planejado com a seguinte progressão de volume 10%, 20%, 40%, 20%, 10% entre os microciclos. Por fim, em cada microciclo as repetições devem ser divididas igualmente entre as sessões.
Mesociclo de Base: 400 repetições totais de agachamento livre |
|
Microciclo 1 (10%) |
Microciclo 2 (20%) |
Microciclo 3 (40%) |
Microciclo 4 (20%) |
Microciclo 5 (10%) |
Repetições do microciclo |
|
|
|
|
|
Repetições da Quarta-feira |
|
|
|
|
|
Repetições da Sábado |
|
|
|
|
|
Após preenchido, analise as afirmações abaixo:
I – O volume do microciclo 1 e 5 é de 44 repetições;
II – O volume de cada sessão dos microciclos 2 e 5 são respectivamente 40 e 20;
III – O volume da sessão de sábado do microciclo 3 é 2x maior que a sessão de quarta-feira do microciclo 5;
IV – O volume da sessão de quarta-feira do microciclo 1 é a metade da sessão de sábado do microciclo 2.
Assinale a alternativa correta.
- I e III, apenas.
- II e IV, apenas.
- I, II e III, apenas.
- I, III e IV, apenas.
- I, II, III e IV.
TAREFA 3
A aplicação da escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) é essencial para o monitoramento do treinamento físico, sendo uma das ferramentas mais utilizadas para o controle da carga de treinamento. Por meio da PSE, os indivíduos relatam, em uma escala numérica, a sensação percebida em relação ao nível de esforço, permitindo que treinadores e atletas ajustem o volume e a intensidade dos exercícios com maior precisão. Este método, validado cientificamente, não apenas assegura a eficiência dos treinamentos e a prevenção de lesões, mas também permite a individualização dos programas de treinamento, adaptando-os às capacidades e limitações de cada pessoa, otimizando os resultados e promovendo a saúde dos praticantes. O quadro abaixo apresenta o controle da PSE ao longo das sessões de um microciclo de treinamento.
Dia |
Sessão
(treino) |
Duração
(volume) |
PSE |
PSE da sessão |
Segunda-feira |
Manhã |
HIIT e Treino técnico |
60 |
5 |
|
Tarde |
Treino tático |
180 |
3 |
|
Terça-feira |
Manhã |
HIIT e Treino técnico |
75 |
6 |
|
Tarde |
Treino tático |
90 |
3 |
|
Quarta-feira |
Manhã |
Treinamento resistido |
90 |
5 |
|
Tarde |
— |
— |
— |
— |
Quinta-feira |
Manhã |
HIIT e Treino técnico |
80 |
7 |
|
Tarde |
Treino tático |
180 |
3 |
|
Sexta-feira |
Manhã |
HIIT e Treino técnico |
85 |
8 |
|
Tarde |
Treino tático |
90 |
3 |
|
Sábado |
Manhã |
Treinamento resistido |
90 |
6 |
|
Tarde |
— |
— |
— |
— |
Quadro – Controle da PSE das sessões de treino de um microciclo.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.
- Analisando os dados apresentados, em qual dia e qual a sessão (treino) são observados o maior e menor valor de PSE da Sessão?
- Com base nos dados apresentados no quadro, responda: houve aumento do volume no HIIT e treino técnico, treino tático e treinamento resistido, ao longo dos dias? Houve aumento na carga interna, relatada pela PSE da sessão, no HIIT e treino técnico, treino tático e treinamento resistido?
- Existem várias aplicações da utilização da PSE da sessão como método de quantificação da carga interna de treinamento. Relacione as 5 aplicações apresentadas no livro da disciplina.