MAPA – BEDU – INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – 54_2024
O planejamento pode ser definido como a organização da sequência de fases a serem seguidas, de modo a atingir o objetivo (SANTOS, 2016), ou, como um processo desenvolvido, a fim de atingir resultado(s) esperado(s), de maneira eficiente, eficaz e efetiva com a concentração de esforços e de recursos (OLIVEIRA, 2018). O planejamento envolve a concepção das atividades e a organização, que abrange execução, coordenação e avaliação, sempre visando os objetivos estabelecidos. Algumas etapas, que podem compreender a estruturação dos objetivos, o diagnóstico, a decisão e a ação, são estabelecidas, mesmo que informalmente. Santos (2016) reitera que, a partir da preparação de um plano, pode-se organizar as ações a serem desenvolvidas e estabelece as seguintes etapas desse processo:
DIAGNÓSTICO: Permite o conhecimento do ambiente e do público-alvo. Pode ser entendido como o ponto de partida para as próximas etapas.
ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS: Direcionamento claro e direto do que se pretende atingir com as ações.
MAPEAMENTO DOS CONTEÚDOS: São os conhecimentos sistematizados que serão trabalhados durante a ação.
DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA E DOS RECURSOS: Como será realizada a ação, que tipo de método será utilizado. Estabelecer que recursos serão utilizados (pessoais, materiais e financeiros).
ESTRUTURAÇÃO DA AVALIAÇÃO: Qual será a forma de avaliar as ações, a m de verificar se os objetivos foram atingidos.
TEIXEIRA, F. C. & BELEM, I. C. Intervenção Profissional em Educação Física. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019.
Caro(a) aluno(a), ao longo do dia você já fez uma lista de compras para ir ao supermercado? Já buscou por um endereço no GPS com o intuito de percorrer a melhor rota? Já listou as atividades que deveria realizar durante o dia ou sobre o que deveria estudar? Todas essas ações estão ligadas ao planejamento. Nesse sentido, a presente atividade visa um planejamento enquanto futuro profissional de Educação Física.
Leia atentamente, no livro da disciplina, os tópicos sobre os “TIPOS DE PLANEJAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA” (pg. 109-122). Escolha um dentre os três tipos de planejamento de acordo com Oliveira (2018), que você tenha mais afinidade, de acordo com sua realidade (planejamento estratégico, planejamento tático ou planejamento das intervenções). Com base na compreensão do tipo planejamento escolhido, e, considerando as etapas fundamentais do planejamento, elabore uma situação hipotética relacionada a sua futura profissão. Essa situação hipotética deve considerar sua ambição de atuação enquanto profissional de Educação Física (ex. treinador(a) de um time profissional de futebol, professor(a) de natação adaptada, personal trainer, etc). Em seguida, responda às questões abaixo, descrevendo detalhadamente, como você abordaria em cada uma das etapas, um planejamento eficaz na situação hipotética específica.
1) Descreva brevemente qual a situação hipotética escolhida para a presente atividade, considerando sua ambição de atuação enquanto futuro profissional de Educação Física. (máximo 3 linhas)
2) Qual o tipo de planejamento escolhido para a presente atividade, que está mais relacionado com a situação hipotética escolhida? Defina brevemente sobre o tipo de planejamento escolhido. (mínimo 2, máximo 10 linhas)
3) Diagnóstico: Como você avaliaria as necessidades e características do seu público-alvo? (mínimo 3, máximo 10 linhas)
4) Estabelecimento de Objetivos: Quais seriam os objetivos específicos e gerais para a situação que você criou? (mínimo 3, máximo 10 linhas)
5) Mapeamento dos Conteúdos: Que conteúdos você selecionaria para atingir os objetivos propostos? (mínimo 3, máximo 10 linhas)
6) Definição da Metodologia e dos Recursos: Qual(is) metodologia(s) você empregaria, e, quais recursos seriam necessários para implementar a situação hipotética escolhida para a presente atividade? (mínimo 5, máximo 10 linhas)
7) Estruturação da Avaliação: Como você avaliaria o sucesso do seu planejamento e quais critérios utilizaria para medir a eficácia? (mínimo 5, máximo 10 linhas)
ATENÇÃO: Orientações para a realização da atividade
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;
– A atividade deverá ser realizada individualmente;
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade por meio do MODELO DE MAPA que está disponibilizado no MATERIAL DA DISCIPLINA.
– Utilize o livro (PDF) e as aulas conceituais da disciplina como principais fontes de apoio.
– Cópias parciais ou total serão zeradas.