MAPA – BEDU – FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA – 54_2024
A dança não se resume num simples conjunto de habilidades técnicas, torna-se necessário a compreensão de que ela pode promover o desenvolvimento das potencialidades humanas. Portanto, a dança possibilitará aos alunos novos meios de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino-aprendizagem.
Segundo Le Boulch (1982), a coordenação dos movimentos ocorre com a união do ritmo e do espaço, sendo que o desenvolvimento dos automatismos rítmicos responde, além das condições estruturais internas, a uma correspondência entre as condições do espaço onde elas se desenrolam. O que normalmente é denominado de “gesto coordenado” é, na verdade, um gesto rítmico, isto é, uma boa estruturação temporal, concedendo-lhe certa harmonia. É por meio do ritmo dos movimentos realizados pelo seu corpo que a criança tem ingresso à organização temporal.
Fonte: CARBONERA, Daniele; CARBONERA, Sergio Antonio. A Importância da Dança no contexto Escolar. 2008. 61 f. Monografia (Especialização) – Curso de Educação Física, Faculdade Iguaçu, Cascavel, 2008.
FOGAÇA Jr, Orlando Mendes; REIS, Pedro Ferreira. Reflexões sobre a composição do ritmo nas aulas de educação física. In: 8a CONPEF, Londrina, 2017. Anais [do] 8º Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar [e do] 3º Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física [livro eletrônico] – Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017.
TAREFA 1
Considerando o exposto e os conhecimentos adquiridos na disciplina, defina com suas palavras:
- a) O que é rítmica?
- b) O que é a dança para a Educação Física?
TAREFA 2
Imagine agora a seguinte situação-problema:
Você é um(a) profissional/professor(a) de educação física responsável por planejar uma série de aulas de Dança para um grupo de crianças, com idade entre 8 a 10 anos, em um clube/escola local. O objetivo é introduzir as crianças ao mundo da dança de uma forma divertida e envolvente, incentivando a expressão corporal, a coordenação motora e o trabalho em equipe.
No entanto, você enfrenta um desafio: as crianças têm níveis variados de habilidade e interesse na dança, e algumas podem se sentir tímidas ou desmotivadas. Além disso, o espaço para as aulas é limitado, e você precisa de atividades que sejam adaptáveis a diferentes tamanhos de grupos e que possam ser realizadas com materiais simples.
Sua tarefa é criar duas atividades lúdicas que atendam a esses critérios e que sejam eficazes para ensinar conceitos básicos de dança de maneira divertida e inclusiva.
Observações:
– Atividades lúdicas são atividades que visam fugir do tradicionalismo, sendo propostas diferentes e que podem envolver a diversão das crianças.
– Lembrem-se: as atividades devem ser coerentes para crianças de 8 a 10 anos.
– Não será necessário planejar uma aula inteira, mas sim, citar e descrever duas atividades lúdicas apresentando:
- Nome da atividade;
- Objetivo da atividade;
- Descrição da atividade (como será realizada, se utiliza materiais ou não);
ATENÇÃO: Orientações para a realização desta atividade MAPA:
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com seu(sua) professor(a) mediador(a) antes de entregar sua atividade.
– A atividade deverá ser realizada individualmente.
– Cópias parciais ou total serão zeradas.
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto;
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade por meio do MODELO DE MAPA que está disponibilizado no MATERIAL DA DISCIPLINA.
– Utilize o livro (PDF) e as aulas da disciplina como principais fontes de apoio.