MAPA – BEDU – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA – 54_2024
Um programa de treinamento funcional é estruturado para trabalhar movimentos. Desta forma, os exercícios funcionais procuram envolver o máximo de movimento das várias articulações, bem como a integração entre os grupos musculares de diferentes segmentos corporais. Para tanto, são utilizados movimentos de puxar, empurrar, estabilizar, levantar, agachar, arremessar, correr e saltar (D’elia, 2016).
Para além desses conhecimentos, ao trabalharmos com alunos com algum tipo de deficiência (motora, intelectual, visual ou auditiva) se faz necessário compreender como as adaptações podem ser realizadas e as abordagens/técnicas de instrução que devem ser aplicadas pelo professor para que esses alunos possam compreender o movimento a ser realizado. Lieberman (2002) destaca que o uso de algumas abordagens poderá garantir maior autonomia e maior participação de alunos independente de sua deficiência, sendo elas:
D’ELIA, L. Guia Completo de Treinamento Funcional. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2016.
Fonte: LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2002.
– Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento.
– Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.
– Orientação verbal: explicar, de forma clara e objetiva, verbalmente, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.
– Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.
A partir das informações acima citadas, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi contratado por uma academia para atuar com a Ginástica Funcional. Nesta academia existem três turmas de ginástica funcional com alunos com deficiência, sendo elas as turmas às 17:00 horas, 18:00 horas e às 19:00 horas.
Perfil das turmas:
Perfil da turma das 17:00 horas: apresenta 6 alunos, um deles possui deficiência intelectual (o aluno caminha e corre sem dificuldades, mas apresenta problemas de atenção e apatia ao aprender e problemas de compreensão de conceitos).
Perfil da turma das 18:00 horas: apresenta 8 alunos, um deles possui deficiência visual (o aluno consegue distinguir o dia da noite e enxergar vultos, apresenta insegurança ao realizar diversos movimentos/atividades).
Perfil da turma das 19:00 horas: a turma apresenta 8 alunos, um deles possui deficiência motora (o aluno apresenta sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC), não corre, caminha de forma lenta e independente, pois seu equilíbrio foi prejudicado).
Para executar sua ATIVIDADE MAPA, você deverá GRAVAR UM VÍDEO que deve conter as informações a seguir:
- Escolher UMA das três turmas acima citadas (17:00 horas – deficiência intelectual; 18:00 horas – deficiência visual ou 19:00 horas – deficiência física).
- Elabore um circuito funcional fazendo o uso de DUAS das quatro abordagens/técnicas de instrução: orientação verbal, demonstração, assistência física ou brailling).
- Quando necessário realize a adaptação do exercício deste aluno, considerando sua deficiência.
- Para o desenvolvimento dessa atividade convide DOIS ou mais colegas (A atividade de ser realizada com no mínimo mais duas pessoas, além de você), a partir de 18 anos de idade (não é permitido que indivíduos menores de 18 anos participem da atividade. Caso aparecec indivíduos menores de 18 anos, a atividade será ZERADA), para participar, sendo que UM deles deverá simular ter uma das deficiências escolhida por você. Caso conheça e queira realizar a atividade com uma pessoa com deficiência física, visual ou motora, é possível, desde que seja adulto. Os demais participantes não precisam representar pessoas com deficiência.
- No início do vídeo, você acadêmico precisa se apresentar (nome completo e RA), receber o grupo de participantes, explicar a atividade detalhadamente (passo a passo) e aplicar (conduzir/orientar o desenvolvimento da atividade durante a execução). O vídeo deve ter entre dois e três minutos. O MAPA é individual e será corrigido considerando os critérios descritos anteriormente. As instruções sobre como gravar e enviar vídeos constam na Sala do Café.
Em resumo, você deve:
– Gravar um vídeo de 2 a 3 minutos,
– Elaborar um circuito de exercícios
– Conduzir/orientar um indivíduos com deficiência nesse circuito(a depender do que você escolher), utiliizando DUAS abordagens de instrução (a sua escolha).
Importante:
– É OBRIGATÓRIO a participação de mais DUAS pessoas, além de você, aluno. Sendo que uma delas deverá simular a deficiência escolhida.
– É PROIBIDO a participação de crianças ou adolescentes (menor que 18 anos) no vídeo. Caso apareça, sua atividade será ZERADA!
– Atente- se no momento da postagem e verifique se o link está correto. Lembrando que APÓS FINALIZAR O PRAZO, não há como alterar o envio do link. Se seu link estiver incorreto ou em modo privado, você pode ficar sem nota.