Uma pesquisa realizada no Reino Unido evidenciou a preocupação dos participantes com a carreira e empregabilidade. Outros estudos realizados no Reino Unido, Irlanda do Norte, Brasil, Guan, Finlândia e EUA relataram interferência do nível acadêmico no sofrimento psíquico. Na Irlanda do Norte e EUA, encontrou-se prevalência de sofrimento psíquico no 1º ano; no Reino Unido e Austrália, no 2º ano; e na Finlândia, no 3º e 4º ano. A má qualidade do sono foi apontada em estudos realizados em Guan e Brasil. A idade foi associada ao sofrimento psíquico no Canadá e Austrália, enquanto no Marrocos o ensino a distância foi identificado como fator preditivo. Estudos no Brasil, Etiópia, Reino Unido, Taiwan, EUA e Irlanda do Norte abordaram a procura por ajuda e aconselhamento profissional para amenizar o sofrimento. Um estudo realizado na Irlanda do Norte destacou que 23% dos alunos nunca procuraram ajuda, o que pode ter um impacto maior na saúde mental dos universitários. Nos EUA, uma pesquisa nacional revelou que apenas 10% dos estudantes universitários utilizam os serviços de aconselhamento do campus anualmente, e há disparidades no uso desses serviços, o que pode levar à subutilização.
Fonte: FARIA, E. L. et al. Vivências cotidianas na graduação e o impacto na saúde mental de estudantes: scoping review. [s. l.], 2023. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2744/10900. Acesso em: 25 fev. 2025.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O sofrimento psíquico de estudantes universitários varia conforme o contexto sociocultural e fatores individuais, como ano acadêmico, qualidade do sono e acesso a suporte psicológico.
PORQUE
II. A busca por ajuda psicológica entre universitários é limitada, e há desigualdades no acesso a serviços de saúde mental, o que pode impactar negativamente a saúde dos estudantes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: