Uma grande corporação do setor alimentício brasileiro desenvolveu uma pesquisa de mercado em conjunto
com uma empresa de consultoria especializada em marketing e estratégia. Esta ação teve o objetivo de
identificar o posicionamento de alguns de seus principais produtos (alfa, delta, gama e beta) através da
matriz BCG. A partir do resultado encontrado algumas estratégias foram tomadas pela diretoria de
marketing da empresa.
Sobre a Matriz BCG, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O produto gama se encontra no quadrante abacaxi, e uma das estratégias indicadas é a descontinuidade
do produto.
PORQUE
II. Nesse quadrante os produtos possuem baixo crescimento e baixa participação de mercado, não sendo,
portanto, um produto lucrativo para a empresa.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.