TEXTO 1
Os estudos analisados numa scoping review evidenciam taxas altas de sofrimento mental entre estudantes de graduação. Em vários países, houve predominância de maior vulnerabilidade para o sexo feminino e baixa procura dos graduandos por ajuda profissional. As taxas variaram de acordo com os contextos econômicos, políticos e socioculturais de cada país.
Estudantes universitários estão sujeitos ao sofrimento psíquico por diversos fatores: pessoais, emocionais, pedagógicos, financeiros, políticos e psicossociais, destacando-se também o isolamento durante a pandemia de COVID-19 e o ensino remoto. Como fatores de proteção ao sofrimento psíquico, os mais apontados nos estudos foram o apoio familiar e a religiosidade. As manifestações clínicas variaram de ansiedade leve a depressão e suicídio.
TEXTO 2
Apesar de a maioria dos estudos concluir que há necessidade de identificar os sintomas de sofrimento psíquico e investir em programas de prevenção e qualidade de vida para os universitários, poucos estudos evidenciaram a existência de serviços de cuidado em saúde mental para seus estudantes e sua procura.
Aponta-se, a necessidade de atenção aos estudantes da graduação que apresentem fatores preditivos para o sofrimento psíquico, e que a comunidade universitária viabilize estratégias cotidianas para o enfrentamento de dificuldades inerentes ao processo de formação no ensino superior, minimizando os impactos sociais, emocionais e psíquicos.
Fonte: FARIA, E. L. et al. Vivências cotidianas na graduação e o impacto na saúde mental de estudantes: scoping review. [s. l.], 2023. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2744/10900. Acesso em: 25 fev. 2025.
Com base no texto exposto, sobre o sofrimento mental entre estudantes de graduação, assinale a alternativa correta: