“A atuação do designer de produto tem como objetivo principal propiciar que o produto atenda às funções que lhe são próprias. As funções se referem às necessidades e se manifestam potencialmente através da interação com o sujeito. O produto analisado é uma estrutura, resultante da combinação de fatores manipuláveis (forma, material, dimensões, superfície, cor, arranjo físico), que é portadora em potencial de um conjunto de funções. As funções, de um modo geral, se classificam, de acordo com Löbach (2001), em função prática, estética e simbólica.”
Fonte: MARIÑO, S.; SANTOS SILVEIRA, C. Princípios da neurociência aplicados a premissas e requisitos para o projeto pautado para o bem-estar. Pensamentos em Design, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 71–86, 2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/pensemdes/article/view/6389. Acesso em: 16 fev. 2025.
A partir da definição dos autores e do texto lido, assinale a alterativa correta em relação a função do produto.