Projeto Integrador Transdisciplinar em Marketing:
Criando um Produto ou Serviço
Introdução
A gestão de produtos e serviços é uma parte fundamental para as empresas. É a partir dos produtos e
serviços ofertados para os clientes que são criados todos os esforços e estratégias. Análise de
mercado, satisfação do cliente, inovação, concorrência, tendências, entre outras centenas de
atributos e estratégias, surgem com base na oferta de um produto ou serviço.
Os gestores e profissionais de marketing não podem se enganar e se apaixonar por atributos, e sim
buscar entender a solução, a facilidade, o que exatamente o produto resolve na vida do consumidor.
Vejamos, por exemplo, a venda de uma simples furadeira. Quando o cliente chega à loja, o vendedor
pode se concentrar nos atributos técnicos do produto, como quantidade de velocidades e brocas,
cores e potência. Contudo, o que o consumidor quer? A resposta pode ser “fazer um buraco na
parede” para instalar um painel de TV, uma estante, um quadro.
O consumidor quer resolver seu problema da maneira mais prática e eficiente possível, e cabe à
empresa realizar todos os esforços para entender seu problema e oferecer o produto que pode
resolvê-lo melhor do que os concorrentes.
Ao contrário do que se diz popularmente, o marketing não cria necessidades. Não precisamos do
marketing para ter fome, sono, afeto, realização, entre outras necessidades abordadas por Maslow
(1946). Todas elas decorrem da condição humana. O marketing oferece diversas formas de atender a
essas necessidades. Se temos fome, podemos saciá-la com diversos produtos, desde uma comida
caseira até um lanche de uma famosa empresa de fast-food, ou seja, o marketing satisfaz desejos.
O produto é tão importante nas estratégias de marketing que é um dos 4 Ps (preço, produto, praça e
promoção), os quais formam o composto de marketing. Cada P é fundamental para o sucesso das
estratégias de uma organização. Quando se altera qualquer um deles, automaticamente os outros
três são afetados, por isso é preciso muito cuidado com eles.
Conceituação do Produto
Produto é algo palpável ou abstrato que atende às necessidades e aos desejos dos consumidores.
Reúne em si características como tamanho, elementos (físicos ou não), funções e atributos
relevantes, de modo que tenham valor para o consumidor e este escolha determinada marca.
Observe o quadro a seguir, que apresenta as principais características de um produto, conforme
Kotler (2012).
Produtos podem ser divididos em dois tipos: tangíveis e intangíveis. Bens tangíveis têm como
principal característica a tangibilidade, ou seja, é possível tocá-los, segurá-los, estocá-los, como
computadores, celulares, carros, roupas, etc. Já os produtos intangíveis são aqueles que se pode
usar, mas são impossíveis de tocar, estocar, segurar, como shows, assistência técnica, serviços
odontológicos, aulas etc.
Veja que um tipo não está necessariamente desassociado do outro. Quando se viaja de avião, é
possível tocar na aeronave, nos bancos, na janela, mas o que se está comprando é o deslocamento
de um lugar para outro, e isso é intangível. Em uma consulta odontológica, posso tocar em
instrumentos usados pelo dentista, mas o trabalho é intangível, depende do conhecimento do
profissional e de suas habilidades técnicas.
Imagine que você corta o cabelo sempre no mesmo lugar, já confia no profissional, está acostumado
com o salão e tem uma expectativa em relação ao resultado. Mesmo com todos esses fatores, é
impossível garantir um resultado idêntico todas as vezes, não é mesmo? Em determinado dia, o
cabeleireiro pode estar com maior demanda e mais pressa ou pode não estar tão motivado. Seja qual
for o motivo, o resultado final oscilará.
Já um produto tangível tem como outra característica a uniformidade. Se o consumidor desejar dois
celulares com cor, sistema operacional e outros atributos idênticos, ele conseguirá comprá-los
facilmente.