II. Objetivo da aula: ao elaborar uma aula, precisamos ter claro qual será o nosso objetivo com ela. Sendo assim, após escolher o conceito que vocês querem trabalhar e a turma, discorra sobre qual será seu objetivo com a aula. Ver conteúdo
l. Conceito Escolhido e Turma: escolha um conceito matemático apropriado para ser trabalhado na Educação Básica. Indique a turma específica na qual você planeja desenvolver essa atividade. Ver conteúdo
Agora, queremos que você, como professor da Educação Básica, desenvolva uma experiência educacional utilizando essa abordagem. Ver conteúdo
Mendes (2006) destaca a importância da investigação histórica como um modelo teórico essencial para apoiar a elaboração de atividades didáticas no ensino da Matemática Ver conteúdo
Na disciplina, compreendemos que a História da Matemática oferece uma visão valiosa sobre a natureza da Matemática, destacando seu papel central no avanço Ver conteúdo
Por meio da criação de um plano aula envolvendo com uma prática respaldada na História da matemática. Ver conteúdo
Para a produção deste MAPA, focalizaremos na História da Matemática, que foi uma das tendências em Educação Matemática abordada em nossa disciplina. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: ETNOMATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 51_2025 Na disciplina, compreendemos que a História da Matemática oferece uma visão valiosa sobre a natureza da Matemática, destacando seu papel central no avanço do conhecimento humano. A Matemática é percebida como uma construção humana, sujeita a erros, acertos e evoluções. Mendes (2006) destaca a importância da investigação histórica como um modelo teórico essencial para apoiar a elaboração de atividades didáticas no ensino da Matemática. A concepção da investigação histórica não apenas contextualiza o desenvolvimento da matemática escolar, mas também atua como um agente que promove o ato cognitivo em sala de aula. Isso proporciona aos alunos uma conexão significativa entre o passado e o presente, estimulando assim o engajamento e uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos. A abordagem ancorada na investigação histórica, conforme destacado por Mendes (2006), contribui para uma educação matemática mais significativa e estimulante. "Nossa visão sobre a investigação histórica como um modelo teórico para apoiar a elaboração de atividades didáticas baseia-se na história e na investigação como fontes fundamentais para a matemática escolar. Além disso, compreendemos a história como um agente fomentador do ato cognitivo em sala de aula" (Mendes, 2006, p. 99-100). Fonte: MENDES, I. A. A história como um agente de cognição na educação matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006. Diante de tais ponderamentos, redija um texto discorrendo sobre a importância da História da Matemática em sua formação e trate sobre possibilidades de seu uso em sala de aula, apresentando ao menos uma aplicação concreta. Nesse caso, é importante que você: I. Reflita sobre a importância da História da Matemática em sua formação como futuro professor. II. Apresente ao menos uma possibilidade concreta de como você pode utilizar a História da Matemática em suas futuras aulas. III. Explique como essa possibilidade pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos seus alunos. Atenção: - Para a realização dessa atividade, você pode se basear nas aulas da disciplina, no livro didático ou em outras fontes confiáveis. Procure redigir o texto com suas palavras, expressando a sua opinião, lembrando que o uso de trechos de outros autores, sem as devidas citações, é considerado plágio; e, nesse caso, sua atividade será zerada. - Sua resposta deve conter de 15 a 30 linhas (use um documento de texto como base, como o Word). Insira no campo a seguir e confira todo seu texto antes de "Finalizar" a atividade, pois não será possível o reenvio. Em caso de dúvidas, entre em contato com a mediação, por meio do Fale com o Mediador. Bons estudos! Ver conteúdo
III. Explique como essa possibilidade pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos seus alunos. Ver conteúdo
II. Apresente ao menos uma possibilidade concreta de como você pode utilizar a História da Matemática em suas futuras aulas. Ver conteúdo
I. Reflita sobre a importância da História da Matemática em sua formação como futuro professor. Ver conteúdo
Diante de tais ponderamentos, redija um texto discorrendo sobre a importância da História da Matemática em sua formação e trate sobre possibilidades de seu uso em sala de aula Ver conteúdo
"Nossa visão sobre a investigação histórica como um modelo teórico para apoiar a elaboração de atividades didáticas baseia-se na história e na investigação Ver conteúdo
A concepção da investigação histórica não apenas contextualiza o desenvolvimento da matemática escolar, mas também atua como um agente que promove o ato cognitivo em sala de aula. Ver conteúdo
Na disciplina, compreendemos que a História da Matemática oferece uma visão valiosa sobre a natureza da Matemática, destacando seu papel central no avanço do conhecimento humano. Ver conteúdo
A) Use o produto escalar e prove que o ângulo formado pela ligação química H-C-H é de aproximadamente 109,5°. Ver conteúdo
C) Determine uma equação paramétrica da reta que passa pelo átomo de carbono e pelo átomo de hidrogênio, cujas coordenadas são (1,1,1). Ver conteúdo
B) Determine a equação geral do plano que contém os três átomos de hidrogênio, os quais estão alocados sobre três eixos coordenados, como ilustrado na figura precedente. Ver conteúdo
Uma molécula de metano é constituída por um átomo de carbono e quatro átomos de hidrogênio. Ver conteúdo
Um corpo internacional de cientistas concluiu que a concentração de metano na atmosfera é maior agora do que em qualquer outro momento nos últimos 800 mil anos. Ver conteúdo
O metano (CH₄) é um gás inodoro e invisível que tem mais de 80 vezes o poder de aquecimento do dióxido de carbono. Ver conteúdo
B) Determine o comprimento da ligação C-H e H-H, ou seja, determine as distâncias entre um átomo de carbono e um de hidrogênio e entre dois átomos de hidrogênio. Ver conteúdo
A) Assumindo que as distâncias entre os átomos de carbono e hidrogênio sejam todas iguais, determine as coordenadas do átomo de carbono. Ver conteúdo
Considerando que os átomos de hidrogênio ocupam os seguintes vértices do tetraedro: (1,0,0), (0,1,0), (0,0,1) e (1,1,1), resolva os itens que seguem Ver conteúdo
Uma molécula de metano é constituída de um átomo de carbono e quatro átomos de hidrogênio. Ver conteúdo
Um corpo internacional de cientistas concluiu que a concentração de metano na atmosfera é maior agora do que em qualquer outro momento em pelo menos 800 mil anos. Ver conteúdo
O metano (CH4) é um gás inodoro e invisível que tem mais de 80 vezes o poder de aquecimento do dióxido de carbono. Ver conteúdo
Lembre-se o Projeto deve conter: Objetivos Gerais, Objetivos Específicos, Justificativa, Fundamentação Teórica, Metodologia, Recursos que serão necessários, avaliação e Referências. Ver conteúdo
Outros formatos, desde que alinhados à sua área de formação e às necessidades da escola. Ver conteúdo
Projeto de monitoria, incentivando o apoio entre pares e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes Ver conteúdo