Essa ação racional do consumidor é realizada em um processo de decisão de compra, que envolve diversas etapas que auxiliam em sua tomada de decisão. Ver conteúdo
Durante os estudos do comportamento do consumidor compreendemos que “[...] na teoria racional, o consumidor agrupa diversas informações sobre o produto Ver conteúdo
f) a região hachurada na figura pode ser descrita como um conjunto de pares ordenados do plano. Descreva em notação de conjunto, essa região. Ver conteúdo
e) considere a função h definida por h(x) = - [f(x) + g(x)] e determine, usando o Geogebra, um esboço do gráfico de h. Ver conteúdo
d) considere a função h definida por h(x) = - [f(x) + g(x)] e determine as coordenadas do vértice de h. Ver conteúdo
b) sabe-se que a equação f(x) = g(x) possui duas raízes reais, sendo x = 2 uma delas. Determine a outra raiz, localizada no segundo quadrante Ver conteúdo
Considere uma região do plano cartesiano determinada por uma função quadrática, f, cujo vértice está em (0,0), por uma função polinomial do primeiro grau Ver conteúdo
As habilidades EM13MAT501 e EM13MAT502 tem como objetivos Investigar relações entre números expressos em tabelas para representá-los Ver conteúdo
No que diz respeito ao ensino de matemática, uma das competências destacadas é a de investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos Ver conteúdo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional Ver conteúdo
MAPA - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: ETNOMATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 51_2025 Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da nossa disciplina. Para a produção deste MAPA, focalizaremos na História da Matemática, que foi uma das tendências em Educação Matemática abordada em nossa disciplina. Contudo, desta vez, faremos de uma forma diferente: Por meio da criação de um plano aula envolvendo com uma prática respaldada na História da matemática. Na disciplina, compreendemos que a História da Matemática oferece uma visão valiosa sobre a natureza da Matemática, destacando seu papel central no avanço do conhecimento humano. A Matemática é percebida como uma construção humana sujeita a erros, acertos e evoluções. Mendes (2006) destaca a importância da investigação histórica como um modelo teórico essencial para apoiar a elaboração de atividades didáticas no ensino da Matemática. A concepção da investigação histórica não apenas contextualiza o desenvolvimento da matemática escolar, mas também atua como um agente que promove o ato cognitivo em sala de aula. Isso proporciona aos alunos uma conexão significativa entre o passado e o presente, estimulando assim o engajamento e uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos. A abordagem ancorada na investigação histórica, conforme destacado por Mendes (2006), contribui para uma educação matemática mais significativa e estimulante. Nossa visão sobre a investigação histórica como um modelo teórico para apoiar a elaboração de atividades didáticas baseia-se na história e na investigação como fontes fundamentais para a matemática escolar. Além disso, compreendemos a história como um agente fomentador do ato cognitivo em sala de aula (Mendes, 2006, p. 99-100) Agora, queremos que você, como professor da Educação Básica, desenvolva uma experiência educacional utilizando essa abordagem. Tarefa: Criar um plano de aula com uma prática apoiada na História da Matemática l. Conceito Escolhido e Turma: escolha um conceito matemático apropriado para ser trabalhado na Educação Básica. Indique a turma específica na qual você planeja desenvolver essa atividade. II. Objetivo da aula: ao elaborar uma aula, precisamos ter claro qual será o nosso objetivo com ela. Sendo assim, após escolher o conceito que vocês querem trabalhar e a turma, discorra sobre qual será seu objetivo com a aula. III. Breve História do Conceito: pesquise sobre as situações históricas que deram origem ao conceito escolhido. Apresente uma breve história que contextualize o desenvolvimento desse conceito ao longo do tempo. IV. Proposta de Situação Matemática: crie uma situação similar à origem desse conceito e a apresente no plano de aula, de forma que incentive os alunos a compreenderem a Matemática como uma construção em constante evolução, destacando os erros, acertos e evoluções ao longo do tempo. Você pode utilizar vídeos, entrevistas de pesquisadores, artigos ou elementos que acredite que possa motivar seus alunos a participarem e compreenderem a situação proposta. V. Avaliação: pense em como você, professor da turma da Educação Básica poderia avaliar a participação de seus alunos na atividade proposta. Lembre-se: a Educação Matemática se preocupa com a formação integral dos estudantes e não apenas uma aplicação de prova que o aluno é avaliado como apto ou não. Você pode propor novas formas de se avaliar! Lembre-se de que a abordagem ancorada na investigação histórica contribui para uma educação matemática mais significativa e estimulante. Esteja livre para usar sua criatividade e explorar recursos que tornem a atividade ainda mais cativante. Entregue sua proposta de plano de aula como parte desse MAPA, proporcionando aos alunos uma conexão única entre passado e presente, promovendo o engajamento e uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos. OBSERVAÇÃO: para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização: a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem a sua atividade. b) Você pode recorrer às ideias de autores ou pessoas consagradas para compor seu ponto de vista. Precisa, contudo, fazer as devidas citações. Atividades com cópias indevidas não atendem aos critérios de avaliação. c) No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade. d) Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12, atividades a mão livre não serão aceitas! e) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e a anexe no ambiente específico para a atividade MAPA, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo". f) Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após finalizar o questionário, não será possível re-enviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado). Boa criação! Ver conteúdo
f) Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" Ver conteúdo
e) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e a anexe no ambiente específico para a atividade MAPA, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo" Ver conteúdo
d) Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12, atividades a mão livre não serão aceitas! Ver conteúdo
c) No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade. Ver conteúdo
b) Você pode recorrer às ideias de autores ou pessoas consagradas para compor seu ponto de vista. Precisa, contudo, fazer as devidas citações. Atividades com cópias indevidas não atendem aos critérios de avaliação. Ver conteúdo
a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem a sua atividade. Ver conteúdo
OBSERVAÇÃO: para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização: Ver conteúdo
Lembre-se de que a abordagem ancorada na investigação histórica contribui para uma educação matemática mais significativa e estimulante. Ver conteúdo
V. Avaliação: pense em como você, professor da turma da Educação Básica poderia avaliar a participação de seus alunos na atividade proposta. Ver conteúdo
IV. Proposta de Situação Matemática: crie uma situação similar à origem desse conceito e a apresente no plano de aula, de forma que incentive os alunos a compreenderem a Matemática como uma construção em constante evolução Ver conteúdo
III. Breve História do Conceito: pesquise sobre as situações históricas que deram origem ao conceito escolhido. Apresente uma breve história que contextualize o desenvolvimento desse conceito ao longo do tempo. Ver conteúdo