Uma professora de Educação Infantil selecionou a seguinte habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ser trabalhada em sala de aula Ver conteúdo
A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor Ver conteúdo
No campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema muito importante nos dias atuais é o bullying. Ver conteúdo
A Base Nacional Comum Curricular apresenta 10 Competências Gerais, indicando como elas devem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio. Ver conteúdo
A educação voltada para atender às necessidades do século XXI expressa a diversificação na formação do trabalhador, conduzindo-o à liberdade Ver conteúdo
No contexto escolar, frequentemente abordamos questões sobre os conflitos que surgem, buscando entender suas causas Ver conteúdo
A intencionalidade no ato de ensinar refere-se à consciência e ao propósito deliberado do educador em promover aprendizagens significativas. Ver conteúdo
Considere o caso hipotético a seguir: Em uma formação continuada promovida por uma rede municipal de ensino, professores do Ensino Ver conteúdo
Considerando o conceito de competências socioemocionais, estudados no material didático. Ver conteúdo
Considere a situação hipotética descrita a seguir: Em uma turma do Ensino Médio, a professora de Língua Portuguesa propôs um projeto interdisciplinar Ver conteúdo
O papel do psicopedagogo e do professor na gestão das competências socioemocionais transcende o modelo de ensino convencional Ver conteúdo
Considere o excerto a seguir: "O autoconhecimento é o primeiro pilar da educação socioemocional. Envolve a capacidade de reconhecer Ver conteúdo
"É suposto que a prática da metacognição conduz a uma melhoria da atividade cognitiva e motivacional e, portanto, a uma potencialização Ver conteúdo
Na área de ciências humanas e sociais aplicadas, os professores podem matar a curiosidade ou o espírito crítico dos seus alunos, em vez de desenvolvê-lo Ver conteúdo
Desenvolver as competências socioemocionais dos professores é crucial para um ambiente educacional saudável e produtivo Ver conteúdo
A atuação do psicopedagogo no ambiente hospitalar vai além da intervenção direta com o paciente. Esse profissional precisa articular Ver conteúdo
A participação da família no ambiente hospitalar é essencial para o fortalecimento do vínculo afetivo, a segurança emocional Ver conteúdo
No ambiente hospitalar, o psicopedagogo encontra sujeitos em sofrimento. Sua atuação deve começar com a escuta atenta e sensível Ver conteúdo
A Política Nacional de Humanização (PNH) tem como princípios a valorização dos sujeitos, a corresponsabilidade, a autonomia e a construção Ver conteúdo
A situação de internação compromete o desenvolvimento escolar e emocional do aluno, o que exige ações articuladas entre o psicopedagogo, a escola e a família Ver conteúdo
Durante a hospitalização, é possível observar diferentes reações das crianças quanto à sua permanência no ambiente hospitalar. Ver conteúdo
O processo de hospitalização infantil envolve o afastamento da criança de seu ambiente habitual, como a escola, a casa e o convívio familiar Ver conteúdo
A atuação do psicopedagogo hospitalar ultrapassa os limites da aplicação de conteúdos curriculares. Esse profissional se ocupa de compreender Ver conteúdo
O psicopedagogo hospitalar deve adaptar suas ações considerando variáveis como o tempo de internação, o diagnóstico clínico Ver conteúdo
A atuação do psicopedagogo no hospital não deve seguir um padrão fixo. Cada paciente traz consigo uma realidade clínica, emocional e familiar distinta. Ver conteúdo
A partir da leitura do texto e da análise da charge apresentada, escreva a sua opinião sobre a temática das tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação Infantil, Ver conteúdo
Para embasar seu texto dissertativo, utilize pelo menos uma citação indireta e apresente a referência conforme as normas da ABNT. Sua resposta deve ter no mínimo 15 Ver conteúdo