Estratégias Educacionais e Intervenções: Métodos para apoiar os alunos no contexto escolar. Ver conteúdo
Impactos no Processo de Aprendizagem: Como os transtornos afetam habilidades cognitivas e escolares. Ver conteúdo
Definição de Neurofisiologia: Conceito básico e sua relação com o processo de aprendizagem. Ver conteúdo
Tarefa: Desenvolver um mapa mental com o tema central "Neurofisiologia e Transtornos de Aprendizagem" Ver conteúdo
Dessa forma, para aprofundar seus conhecimentos, Maria lê o artigo O cérebro humano e as bases neurofisiológicas da aprendizagem (Silva, 2024) Ver conteúdo
Maria também se depara com o conceito de neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de reorganizar suas conexões em resposta a novas experiências Ver conteúdo
Ao estudar o assunto, Maria descobre que a neurofisiologia investiga como o sistema nervoso, especialmente o cérebro, influencia processos cognitivos Ver conteúdo
Maria é uma professora do ensino fundamental que, ao longo dos anos, percebeu que alguns de seus alunos apresentam dificuldades persistentes Ver conteúdo
Resultados: resultados esperados com o desenvolvimento da atividade (jogar o jogo) com os alunos do ensino médio Ver conteúdo
Descrever também os materiais necessários para a confecção do jogo (NÃO É NECESSÁRIO CONFECCIONAR O JOGO Ver conteúdo
Metodologia: descrever as regras e a dinâmica. Explicar detalhadamente como o jogo será jogado, incluindo número de jogadores Ver conteúdo
Objetivo: descrever o objetivo geral e os objetivos específicos da atividade, ou seja, descrever o objetivo do jogo. Ver conteúdo
Introdução: descrever de forma clara o propósito do jogo e a relação com os temas abordados na disciplina de Zoologia de Vertebrados Ver conteúdo
Nesse sentido, a proposta dessa atividade MAPA é que você se coloque no papel de um professor atuante e que terá o desafio de propor uma atividade lúdica Ver conteúdo
Para essa atividade MAPA, deverá ser elaborado um projeto de uma proposta de jogo educativo, utilizando materiais acessíveis Ver conteúdo
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. Ver conteúdo
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. Ver conteúdo
A utilização de jogos didáticos é uma ferramenta poderosa no ensino, pois promove o aprendizado de forma lúdica e interativa. Ver conteúdo
A pesquisa realizada com professores da Educação Básica teve como objetivo compreender a relação dos docentes com a cultura digital Ver conteúdo
De posse do resultado da sua pesquisa, elabore um texto de 15 a 20 linhas (no formulário padrão desse MAPA que está disponível no material da disciplina) Ver conteúdo
Qual a sua principal dificuldade para utilizar recursos tecnológicos na sua aula? Tipo de resposta: Parágrafo (Resposta longa) Ver conteúdo
Agora, o formulário está pronto para ser enviado aos professores, no mínimo 3 professores, no máximo 5. Ver conteúdo