Com esse contexto, o projeto multidisciplinar em Administração I estuda o ambiente financeiro de uma Empresa fictícia. Ver conteúdo
o que acaba por resultar em redução dos ganhos e, com redução de ganhos, há pouca capacidade de investimento em inovação e em desenvolvimento de pessoas. Ver conteúdo
Gerando custos, encarecem o produto. Encarecendo o produto, há necessidade de ampliação de preço de vendas, o que nem sempre é possível devido aos preços da concorrência, Ver conteúdo
Logo, se não há conhecimento, não há planejamento. Não havendo planejamento, não há controle, não havendo controle, recursos são desperdiçados e, sendo desperdiçados, geram custos. Ver conteúdo
Os novos empreendedores não sabem calcular custos, definir preço, orçar necessidade de capital para as ações do dia a dia da Empresa. Ver conteúdo
Entre diversos problemas, o mais comum é a falta de conhecimento de planejamento financeiro e orçamentário. Ver conteúdo
No Brasil, todos os anos, milhares de Empresas fecham suas portas antes mesmo de completar um ano de vida. Ver conteúdo
faça diagnóstico errado e, por consequência, proponha o tratamento errado, o que pode levar a sérios efeitos colaterais e, possivelmente, à morte da Empresa. Ver conteúdo
Esse profissional estuda competências relacionadas a cada uma dessas áreas. Não ter os devidos conhecimentos fará com que você, como médico dessa Empresa Ver conteúdo
nenhum desperdício, inovadora e alinhada com as modernas tecnologias, e quem tem o papel ou a obrigação de proporcionar tudo isso a uma Empresa é o administrador. Ver conteúdo
Mas o que é uma Empresa saudável? É uma Empresa de baixo custo, alto padrão de qualidade, eficiente, competitiva, organizada, com pouco ou nenhum desperdício, Ver conteúdo
Seu papel, sendo um médico de um Corpo Jurídico (administrador), é proporcionar uma Empresa saudável. Ver conteúdo
Os Departamentos da Empresa equivalem aos órgãos de um ser humano. Se não forem bem cuidados, eles adoecem. Ver conteúdo
O que é uma Empresa doente? Uma Empresa doente é uma Empresa pouco competitiva, com dívidas elevadas, baixa capacidade de pagamento, custos elevados, pouca eficiência e pouca produtividade. Ver conteúdo
Esse corpo da Empresa tem pais (sócios fundadores), tem Certidão de Nascimento (Contrato Social) e tem data de nascimento, (início da operação), e como um corpo vivo e dinâmico, também fica doente. Ver conteúdo
Uma Empresa, assim como um corpo humano, tem cabeça (direção), corpo (departamento da Organização), braços (departamentos que dão mobilidade para a Empresa) e pés. Ver conteúdo
Em poucas palavras, resume-se o papel de um médico a “melhorar a qualidade de vida de seus pacientes por meio do cuidado com a saúde”. Ver conteúdo
Assim, quando um ser humano sente qualquer problema de saúde, ele procura um médico, faz relato do que sente, e o médico, com base em seus conhecimentos, pede alguns exames, faz as análises necessárias, dá o diagnóstico e propõe um tratamento. Ver conteúdo
braços, tronco e pé e, a partir daí, fazer a analogia com o médico, que cuida de um corpo físico, cuida de PF – Pessoa Física. Ver conteúdo
Assim, quando um ser humano sente qualquer problema de saúde, ele procura um médico, faz relato do que sente, e o médico, Ver conteúdo
A ideia é dar aparência de um corpo humano: cada Área assemelha-se aos membros humanos – cabeça, braços, tronco e pé e, a partir daí, fazer a analogia com o médico, que cuida de um corpo físico, cuida de PF – Pessoa Física. Ver conteúdo
Veja que o modelo aqui colocado se aproxima de um robozinho. A ideia é dar aparência de um corpo humano: cada Área assemelha-se aos membros humanos Ver conteúdo
Representamos, aqui, as principais Áreas de uma Organização, considerando as Áreas mais comuns e essenciais a qualquer Organização. Ver conteúdo
Olhando para ela, sabemos quais os departamentos existentes e quais as relações hierárquicas entre eles. Ver conteúdo
A Figura 1 é o que denominamos ou conhecemos como “Organograma”, ou a representação gráfica da estrutura funcional de uma Empresa. Ver conteúdo
analogia para que o futuro administrador entenda a profundidade da sua atuação no ambiente corporativo, pois, na prática, o administrador é uma espécie de médico de Pessoa Jurídica. Ver conteúdo
Como professor do Curso de Administração há quase duas décadas, o autor da Unidade gosta de fazer uma analogia Ver conteúdo