6. Estrutura do projeto O(s) aluno(s) deverá(ão) realizar um diagnóstico organizacional, buscando identificar: · Práticas organizacionais correlacionadas às teorias administrativas estudadas; · Possíveis anomalias e práticas diferenciadas de gestão. Ver conteúdo
O desenvolvimento do projeto ficará sob a orientação de um tutor on-line, que será acompanhado pelo professor responsável via fórum de discussão. Ver conteúdo
É fundamental observar que tal escolha é determinante da qualidade do trabalho a ser realizado. Uma escolha inadequada poderá resultar em perda de tempo e em resultados negativos para o projeto em si. Ver conteúdo
Recomenda-se também que sejam escolhidas empresas de capital aberto ou que disponibilizem as informações necessárias para o trabalho proposto, não havendo restrição quanto ao ramo de negócios. Ver conteúdo
Deverão ser privilegiadas empresas que estejam dispostas a atitudes empreendedoras, que estejam abertas para a atuação do(s) aluno(s) na aquisição de informações. Ver conteúdo
5. A empresa O aluno e/ou grupo (composto de até cinco pessoas regularmente matriculadas no mesmo curso) deverá escolher uma empresa real para realização do trabalho Ver conteúdo
4. Operacionalização do trabalho As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelos alunos. Nessas empresas, serão realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos apontados para cada disciplina. Ver conteúdo
· Proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implantação, execução e avaliação dos modelos administrativos e observar a integração multidisciplinar, fortalecendo a visão sistêmica. Ver conteúdo
· Proporcionar condições para que o aluno desenvolva, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem; Ver conteúdo
· Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e práticas organizacionais de uma empresa em suas aplicações organizacionais, elaborando um projeto que resulte da pesquisa exploratória; Ver conteúdo
3. Objetivos específicos São objetivos específicos do Projeto Integrado Multidisciplinar: Ver conteúdo
O projeto busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos no curso, como caráter prático complementar do processo de ensino- aprendizagem. Ver conteúdo
Os alunos deverão realizar o levantamento das características e práticas existentes em uma organização real. Ver conteúdo
2. Objetivos gerais O Projeto Integrado Multidisciplinar: ambiente empresarial integra o Programa Pedagógico dos Cursos Superiores da área de negócios do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Ver conteúdo
multidisciplinar e na organização escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e conclusões através da metodologia científica para produção acadêmica. Ver conteúdo
Seu propósito consiste em propiciar condições para que o alunado possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos, baseados na integração Ver conteúdo
1. Introdução O Projeto Integrado Multidisciplinar tem como sua principal característica o desenvolvimento de um trabalho no formato de projeto; uma pesquisa exploratória, onde o aluno vai observar uma empresa real Ver conteúdo
Administração Elaboração: Prof. Ms. Jean Carlos Cavaleiro Revisão Textual: Prof. Ms Cláudio Brites Ver conteúdo
No ambiente da disciplina, na seção “Conteúdo > Unidade I”, clique na pasta “Materiais Importantes para a Execução do Projeto” para ter acesso a um link/site sobre a formatação das referências segundo a ABNT. Ver conteúdo
3 CONCLUSÃO (Editar/Substituir) Descreva a análise final, contribuições, observações e os pontos preponderantes (positivos e negativos) que levaram a pesquisa ao êxito. Retome a proposta inicial (apresentada na introdução) e reafirme de maneira concisa a ideia principal e os pontos importantes do corpo do trabalho. Ver conteúdo
Lembre-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, com base nas teorias administrativas estudadas por você até o momento. Ver conteúdo
Além disso, informe se a empresa se preocupa com questões ambientais e, sendo relevante ou não, o que poderia ser feito nessa área. Ver conteúdo
2.4 A EMPRESA NA SOCIEDADE (Editar/Substituir) Apresente uma análise das práticas de gestão da empresa relativas à missão, visão, liderança, sociedade, aos processos e projetos. Ver conteúdo
Lembre-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, com base nas teorias administrativas estudadas por você até o momento. Ver conteúdo
2.3 PÚBLICO-ALVO E CONCORRÊNCIA (Editar/Substituir) Discorra sobre o público-alvo da organização; Principais mercados e segmentos desses mercados em que se encontra o cliente-alvo. Além disso, faça um apanhado das principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um. Ver conteúdo
Lembre-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, com base nas teorias administrativas estudadas por você até o momento. Ver conteúdo
2.2 CAPITAL HUMANO DA EMPRESA (Editar/Substituir) Faça um descritivo de como é composto o quadro de colaboradores da organização; Número de funcionários; Organograma: quem faz parte da alta direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional. Ver conteúdo
Lembre-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, com base nas teorias administrativas estudadas por você até o momento. Ver conteúdo