» Proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implantação, execução e avaliação dos modelos administrativos e observar a integração multidisciplinar, fortalecendo a visão sistêmica. Ver conteúdo
» Proporcionar condições para que o aluno desenvolva, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem; Ver conteúdo
» Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e práticas organizacionais de uma empresa em suas aplicações organizacionais, elaborando um projeto que resulte da pesquisa exploratória; Ver conteúdo
3. Objetivos específicos São objetivos específicos do Projeto Integrado Multidisciplinar: Ver conteúdo
Dessa forma, o projeto busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos no curso, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. Ver conteúdo
Os alunos deverão realizar pesquisa interna para identificar, analisar e descrever as funções e tarefas existentes numa organização real. Ver conteúdo
2. Objetivos gerais O Projeto Multidisciplinar em Administração VI compõe a matriz dos cursos superiores da área de negócios do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Ver conteúdo
em uma integração multidisciplinar, na pesquisa e na organização escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e conclusões através da metodologia científica para produção acadêmica Ver conteúdo
Seu propósito consiste em propiciar condições para que sejam desenvolvidos conhecimentos teóricos de maneira prática, Ver conteúdo
A principal característica aqui é o desenvolvimento de um trabalho no formato de projeto, que será embasado em uma pesquisa exploratória, uma vez que será desenvolvida em campo, no qual o aluno ou grupo observará uma empresa ou situação real. Ver conteúdo
É uma atividade na qual o aluno relacionará os assuntos tratados em algumas disciplinas com a realidade de uma organização a sua escolha. Ver conteúdo
Considerações Finais Apresentar as devidas considerações finais (fechamento) do projeto, perspectivas futuras e/ou feedback(s) do(s) responsável(is) da empresa cliente. Ver conteúdo
com a reforma dos banheiros do Supermercado SS, espera-se que o nível de insatisfação dos clientes sobre as instalações e infraestrutura caia dos atuais 60% para 10% em dois meses após a entrega da obra Ver conteúdo
Resultados Esperados Apresentar os resultados esperados com a aplicação dos planos de ações. Exemplo: Ver conteúdo
Em pesquisas recentes, cerca de 60% dos clientes demonstraram que a infraestrutura está ruim. Assim, segue o plano de ação 5w2h, a seguir: Ver conteúdo
Exemplo B – Uso da Ferramenta 5w2h O Supermercado SS deve reformar os banheiros dos clientes, localizados na parte externa do estabelecimento, devido às diversas reclamações por parte dos clientes e da comunidade. Ver conteúdo
How much (quanto custará)?:Declaração dos recursos financeiros a serem utilizados para a conclusão do plano de ação, com seus valores totais, reais, ou mesmo bem próximos, quando não se pode ter exatidão. Ver conteúdo
Who (por quem será feito)?: Seleção de uma pessoa (nome do responsável) pela concretização da ação; Ver conteúdo
When (quando será feito)?: Indicação de prazos, definidos com seu início e fim, com a finalidade de garantir a concretização do plano de ação; Ver conteúdo
Where (onde será feito)?:Determinação do local, departamento ou área que a ação será realizada; Ver conteúdo
Why (Por que será feito)?: Definição da justificativa de ser realizado esse plano de ação, o que justifica o item anterior (What); Ver conteúdo
What (O que será feito)?: Descrição do que será feito de forma detalhada para não gerar dúvidas; Ver conteúdo
A sigla 5W2H corresponde às iniciais (em língua inglesa) de sete diretrizes que, se bem trabalhadas, contribuem com soluções às dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade. São elas: Ver conteúdo
5w2H Conforme Galegos, (2023), o 5W2H é uma ferramenta que teve origem no Japão no setor automobilístico. Ver conteúdo
Ao lado, o texto “Ocorrendo falhas (atrasos, acidentes, embargos etc.) e “acionar plano emergencial”. Fim da descrição. Ver conteúdo
Ao lado, há o texto: “Obras dentro do prazo?”; “Orçamento de acordo?” e “Aprovação?” Na quarta seta, na parte superior esquerda, está escrita internamente a palavra “agir”. Ver conteúdo
Ao lado, há o texto em bullets: Projeto; Orçamentos; Aprovação; Início das Obras e Responsáveis. Na terceira seta, na parte inferior esquerda, está escrita internamente a palavra “checar”. Ver conteúdo