Pode parecer estranha tal afirmação, mas isso significa que é de fundamental importância uma correta apresentação dos dados, fontes de pesquisa e resultados, de sua justificativa e conclusão pertinentes sem o uso de plágio. Ver conteúdo
Depois de realizada a pesquisa, o aluno ou grupo deverá organizar os dados, anotar as informações relevantes e escrever o projeto com suas próprias palavras. Ver conteúdo
Bibliografia Complementar CHIAVENATO, I. Iniciação a sistemas, organização e métodos: SO&M. São Paulo: Pearson, 2010. (e-book). CRUZ, T. Sistemas, métodos e processos: administrando organizações por meio dos processos de negócios. São Paulo: Atlas, 2008. (e-book). RITZMAN, L. P.; KRAJEWSKI, L. J. Administração da produção e operações. São Paulo: Pearson, 2008. (e-book). SLACK, N. et al. Gerenciamento de operações e de processos: princípios e prática de impacto estratégico. São Paulo: Pearson, [s.d.] (e-book). VALERIANO, D. L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Makron Books, 2001. (e-book). Ver conteúdo
Bibliografia básica CRUZ, T. Sistemas, métodos e processos: administrando organizações por meio dos processos de negócios. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2012. CURY, A. Organização & métodos: uma visão holística. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2005. OSM: uma visão contemporânea. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Ver conteúdo
A base do projeto são as disciplinas estudadas até o momento, esses fundamentos deverão ser aplicados à realidade da empresa, utilizando os conceitos para observação da empresa. Como o foco aqui é em pesquisa, deve-se pesquisar fontes como: Ver conteúdo
» Descrever as operações das principais áreas da empresa, tais como: compras, financeiro, Produção, vendas ou comercial. Essas são as principais, mas nada impede você descrever outras áreas dependendo do segmento da empresa, é só uma direção, podendo ser flexibilizado pelo aluno. Ver conteúdo
6. Estrutura do projeto O aluno ou grupo deverá realizar um diagnóstico ambiental a partir do ramo empresarial, buscando: » Descrever a empresa e ramo de atuação da empresa escolhida; Ver conteúdo
O desenvolvimento do projeto ficará sob a orientação de um tutor on-line, que será acompanhado pelo professor responsável via fórum de discussão. Ver conteúdo
Uma escolha inadequada poderá resultar em perda de tempo e em resultados negativos para o projeto em si. Ver conteúdo
7 É fundamental observar que tal escolha é determinante da qualidade do trabalho a ser realizado. Ver conteúdo
E todo o texto, as descrições de pesquisa, o olhar teórico, sempre que possível, deve ser feito com base em autores, referenciados de forma acadêmica, seguindo as regras da ABNT. Ver conteúdo
São perguntas para dar direcionamento à investigação a ser realizada para iniciar a pesquisa e, a partir das respostas, e com base nos conceitos estudados, ajudará a constituir a visão que se tem da empresa, se é positivo ou não, se o aluno ou grupo percebeu falhas nos processos descritos, etc. Ver conteúdo
Observação: Não é para desenvolver o trabalho em forma de perguntas e respostas, essas são perguntas para direcionar o texto que será desenvolvido pelo aluno. Ver conteúdo
Como funciona a qualificação dos vendedores? Como é efetivada a venda? Porta a porta? Via internet? Em ponto fixo? Como são estipuladas as metas? Ver conteúdo
• Vendas ou Comercial: Qual público alvo da empresa? Como faz para atuar com esse público? Ver conteúdo
Qual o fluxo de produção de um dos itens? (Pode-se escolher um item qualquer na empresa). Quais as principais dificuldades do setor? Qual o perfil para atuar no setor? Ver conteúdo
• Produção: O que é produzido no setor? Qual a capacidade de produção? Qual o gargalo do processo? Há rupturas no processo produtivo? Ver conteúdo
Usam alguma ferramenta para gerir o setor? Quais os principais aplicativos da ferramenta? Qual papel de cada aplicativo? Ver conteúdo
• Financeiro: Qual estrutura hierárquica do setor? Quais as funções do setor? Qual o perfil para atuar no setor? Quais as maiores dificuldades para atuar no setor? Como funciona controle de contas a pagar e receber? Ver conteúdo
Qual o perfil para atuar em compras? Quais as barreiras profissionais encontradas no setor? Ver conteúdo
Há programas de desenvolvimento de fornecedor? Usam alguma tecnologia para suas tarefas? Quais as etapas e/ou critérios para se iniciar um pedido? Como se relacionam com outros setores da empresa (tais como financeiro, vendas e estoques)? Ver conteúdo
• Compras – quantas pessoas atuam? Qual a estrutura hierárquica? Quantos fornecedores atendem? Qual critério de escolha do fornecedor? Como são acompanhados e ou avaliados? Ver conteúdo
» Como a empresa surgiu? » Qual o campo de atuação da empresa hoje? » Quais são os departamentos existentes na unidade? » Como funciona os principais deles: Ver conteúdo
É muito importante que, devido ao caráter prático do projeto, visite-se a empresa e se tenha em mente as informações necessárias para coleta, tais como: Ver conteúdo
pois o aluno vai precisar adentrar à empresa para conhecer seus processos, ou ter acesso às pessoas que possam relatar esses processos. Uma possibilidade é realizar em empresas que um dos membros do grupo trabalhe. Ver conteúdo
Recomenda-se que sejam escolhidas empresas de capital aberto ou que disponibilizem as informações necessárias para o trabalho proposto, não havendo restrição quanto ao ramo de negócios – Ver conteúdo
Indicamos que se busque empresas que estejam “abertas” à atitude empreendedora, que facilitem a atuação do aluno na aquisição de informações. Ver conteúdo
5. A empresa O aluno e/ou grupo – sendo esse composto de até cinco pessoas, formado por alunos matriculados no mesmo curso – deverá escolher uma empresa real para realização do trabalho. Ver conteúdo
Nessas empresas, serão realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos apontados para cada disciplina. Ver conteúdo
6 Manual de Orientação do Projeto Multidisciplinar em Administração VI As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelos alunos. Ver conteúdo