8. Envio do projeto O aluno enviará o projeto como AP – Atividade de Aprofundamento. A AP 1 à AP 4 servirão para troca de arquivos de orientações, para que o aluno possa enviar etapas do trabalho e ter devolutiva se está indo bem ou não, e o que deve ser melhorado. Ver conteúdo
O Período de entrega será apontado pelo tutor nos avisos, então acompanhe constantemente. Observação: Todos do grupo devem enviar o trabalho a partir do seu ambiente de aula. Ver conteúdo
O aluno ou grupo terá as datas divulgadas pelos tutores para desenvolvimento do trabalho, deve participar das orientações no decorrer do trabalho e entregar via disciplina no Blackboard para seu tutor. Ver conteúdo
Finalizar com: Faça suas observações sobre problemas e ou sugestões de melhorias nas operações da empresa. Prazos Ver conteúdo
Observação: Aqui também não se deve apresentar a investigação como um questionário fixo, só as respostas, deve-se desenvolver um texto que contenha as respostas e a visão do pesquisador(es) sobre as respostas dessas questões. Ver conteúdo
» Como faz para atuar com esse público? » Como funciona a qualificação dos vendedores? » Como é efetivada a venda (porta a porta, internet, ponto fixo)? » Como são estipuladas as metas? Ver conteúdo
10 Manual de Orientação do Projeto Multidisciplinar em Administração VI Vendas ou Comercial: » Qual público alvo da empresa? Ver conteúdo
» Qual a capacidade de produção? » Qual o gargalo do processo? » Há rupturas no processo produtivo? » Qual o fluxo de produção de um dos itens (pode escolher um item qualquer na empresa)? » Quais as principais dificuldades do setor? Qual o perfil para atuar no setor? Ver conteúdo
» Como funciona controle de contas a pagar e receber? » Usam alguma ferramenta para gerir o setor? » Quais os principais aplicativos da ferramenta? » Qual papel de cada aplicativo? Produção » O que é produzido no setor? Ver conteúdo
Financeiro » Qual estrutura hierárquica do setor? » Quais as funções do setor? » Qual o perfil para atuar no setor? » Quais as maiores dificuldades para atuar no setor? Ver conteúdo
» Como se relacionam com outros setores da empresa (tais como financeiro, vendas e estoques)? » Qual o perfil para atuar em compras? » Quais as barreiras profissionais encontradas no setor? Ver conteúdo
» Qual critério de escolha do fornecedor? » Como são acompanhados e ou avaliados? » Há programas de desenvolvimento de fornecedor? » Usam alguma tecnologia para suas tarefas? » Quais as etapas e ou critérios para se iniciar um pedido? Ver conteúdo
Operações da empresa Descrever as seguintes áreas: Compras » Quantas pessoas atuam? » Qual a estrutura hierárquica? » Quantos fornecedores atendem? » Qual critério de escolha do fornecedor? Ver conteúdo
» Principais fornecedores, principais insumos, matérias-primas e serviços por eles fornecidos; » Principais mercados e principais segmentos desses mercados em que se encontra o cliente-alvo; Ver conteúdo
» Natureza e ramo de atuação; » Informações sobre o porte da empresa; » Relação das filiais, caso haja; » Número de funcionários; » Principais produtos; Ver conteúdo
9 » Dados e fatos relevantes da origem da organização. Fazer breve histórico de ordem cronológica da empresa; Ver conteúdo
Deve relacionar pelo menos os seguintes itens em forma de títulos e ou subtítulos: » Denominação e forma de constituição; Ver conteúdo
7. Desenvolvimento – Detalhamento Apresentando a Empresa Esta parte do trabalho deve conter informações relevantes sobre a organização escolhida para o desenvolvimento do projeto Ver conteúdo
Todos esses itens devem ser contemplados (são obrigatórios). Para melhor desenvolvimento, as possíveis dúvidas poderão ser solucionadas através da orientação via fórum com seu tutor a distância. Ver conteúdo
Retome a proposta inicial (apresentada na introdução) e reafirme de maneira concisa a ideia principal e os pontos importantes do corpo do trabalho; Ver conteúdo
Conclusão descrever sua análise final e pontos preponderantes (positivos e negativos) que levaram a sua pesquisa ao êxito. Ver conteúdo
Desenvolvimento descrever a empresa e suas funções nas áreas apontadas. O seu principal objetivo é comunicar ao leitor os resultados da pesquisa de forma lógica, clara e progressivamente ordenada. Ver conteúdo
Ela deve permitir ao leitor um entendimento sucinto da proposta do trabalho em pauta e seu contexto; Ver conteúdo
Introdução a introdução do trabalho deve conter o objetivo da pesquisa a ser desenvolvida no Projeto Integrado Multidisciplinar, a metodologia utilizada e uma breve apresentação da empresa selecionada para a investigação (não conte a história da empresa). Ver conteúdo
não ultrapassando 200 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme normas da ABNT; Ver conteúdo
O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho; constitui-se de uma sequência corrente de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, Ver conteúdo
Observe a lista abaixo: Capa nome(s) do(s) autor(es), título e subtítulo, local e ano de depósito; Resumo elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. Ver conteúdo
O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar é demonstrar a sua capacidade de análise de processos e como solucionar os grandes desafios empresariais. Para isso, é necessário seguir certos padrões para facilitar a compreensão do leitor. Ver conteúdo