• Os produtos devem ser exibidos com uma descrição breve, imagem, preço e botão de “Comprar”; • Tempo estimado: 2 dias. Ver conteúdo
• Critérios de aceitação: • A página inicial do e-commerce deve exibir todos os produtos disponíveis para venda; • Deve haver uma opção de pesquisa para os usuários filtrarem os produtos por tipo, preço, categoria etc.; Ver conteúdo
Exemplo de backlog para e-commerce de produtos personalizados: História de usuário: como usuário, eu quero ser capaz de visualizar todos os produtos personalizados disponíveis na loja, para que eu possa escolher o produto que melhor atenda às minhas necessidades. Ver conteúdo
Um backlog de produto é uma lista das histórias de usuário declaradas, priorizadas e com seu tempo definido, a partir daí, os outros artefatos são desenvolvidos. Abaixo dou dois exemplos: Ver conteúdo
Crie o backlog de produto, divida as tarefas em sprints, estime o tempo para cada atividade e desenvolva um jogo de planejamento. Ver conteúdo
Importante! Utilizaremos a situação 1 como exemplo mais detalhado do que se espera em nível de artefatos para serem produzidos, para os outros vou descrever orientações de forma mais sumarizada. Afinal, o desafio é para que você se desenvolva. Ver conteúdo
Sua equipe tem 6 pessoas, quebre em 3 squads de 2 pessoas cada e agrupe as tarefas por categoria para esses squads. Por exemplo: design e UX, back-end, front-end...; Criar o quadro Kanban com as tarefas distribuídas por squads. Ver conteúdo
Quebra do backlog dessas 5 histórias em sprints para serem desenvolvidas (já convertidas em tarefas); Ver conteúdo
Criação do backlog do produto (lista de itens priorizados com ao menos as 5 histórias classificadas por ordem de valor agregado ao cliente do projeto); Ver conteúdo
Os seguintes artefatos de planejamento são mandatórios nessa solução: Escrita dos cartões de história do usuário para a plataforma de gerenciamento de projetos (ao menos 5); Ver conteúdo
Uma técnica que pode ser utilizada é a divisão da equipe em pequenos grupos, chamados de squads, de modo que cada grupo tenha um objetivo específico a ser alcançado. Ver conteúdo
Para atender a essa restrição será importante trabalhar na capacitação do time existente, oferecendo treinamentos e orientações sobre a metodologia Scrum. Ver conteúdo
Qualquer solução proposta que não leve em conta essas restrições não será considerada inviável para a empresa. Ver conteúdo
Você, como funcionário sênior, foi chamado para lidar com esse desafio. Espera-se como solução a capacidade de desenvolver a plataforma de gerenciamento de projetos em 6 meses, sem a contratação de novos funcionários. Ver conteúdo
Além disso, a empresa não poderá contratar novos funcionários e precisará trabalhar com o material humano existente. Você, como funcionário sênior, foi chamado para lidar com esse desafio. Ver conteúdo
A empresa Z precisa desenvolver uma plataforma de gerenciamento de projetos, mas enfrenta o obstáculo de não saber como começar e de não ter experiência em metodologias ágeis para o desenvolvimento. Ver conteúdo
Situação-Problema 3 Por fim, vamos compreender o último cenário, abordado na terceira situação-problema da disciplina. Atente-se à situação profissional que você precisará entender para poder realizar a atividade. Ver conteúdo
Espera-se ao menos a definição de 2 sprints completas e planejadas, já quebradas em tarefas. Ver conteúdo
A lista de tarefas específicas para cada sprint (sprint backlog), definidas durante o planejamento da sprint a partir do product backlog. Ver conteúdo
O product backlog, ou seja, a lista de todas as funcionalidades do aplicativo que precisam ser desenvolvidas, priorizadas de acordo com valor de negócio que cada uma delas trará. No nosso caso, um backlog com 20 itens será suficiente; Ver conteúdo
Como consultor de agilidade, espera-se uma entrega mínima contendo os seguintes artefatos de planejamento de sistemas ágeis: Ver conteúdo
Portanto, qualquer solução proposta que não inclua o uso de metodologias ágeis não será considerada viável para a empresa. Ver conteúdo
A solução foi contratar você, cuja proposta é capaz de desenvolver o aplicativo de entrega de comida com a ajuda de métodos ágeis de desenvolvimento. Ver conteúdo
A equipe de desenvolvimento atual da empresa não está familiarizada com os métodos ágeis e, portanto, não sabe por onde começar o projeto. Ver conteúdo
Situação-Problema 2 A empresa Y precisa desenvolver um aplicativo para entrega de comida, mas enfrenta um obstáculo de falta de experiência em desenvolvimento ágil. Ver conteúdo
Quebra do backlog em sprints para serem desenvolvidas, já com a conversão em tarefas; Criar o quadro Kanban com as tarefas. Ver conteúdo
Criação do backlog do produto (lista de itens priorizados com ao menos as 10 histórias classificadas por ordem de valor agregado ao cliente do projeto); Ver conteúdo
O que se espera de você como entrega ágil: Escrita dos cartões de história do usuário para o e-commerce (ao menos 10); Ver conteúdo
Qualquer solução que ultrapasse esse prazo não será viável e a empresa pode perder mercado para a concorrência. Ver conteúdo