Restaurante: representa um restaurante com atributos como nome, localização e itens de menu; Pedido: representa um pedido de comida com atributos como ID do pedido, itens, detalhes do cliente e status; Ver conteúdo
Modelo de Classe Cliente: representa um cliente com atributos como nome, informações de contato e histórico de pedidos; Ver conteúdo
O sistema deve acompanhar o status do pedido e fornecer atualizações aos clientes; Os entregadores (motoboys) devem ser designados para a entrega de pedidos. Ver conteúdo
Os clientes devem poder fazer pedidos de comida; Os restaurantes devem receber e processar os pedidos de comida; Ver conteúdo
Sistema de Entrega de Comida On-line Requisitos Os clientes devem ser capazes de navegar e pesquisar restaurantes disponíveis e seus menus; Ver conteúdo
Como fazemos a extração de classes a partir dessa estrutura? Vejamos como acontece se tivermos um sistema de entrega de refeições. Ver conteúdo
Seguindo os princípios de encapsulamento, herança e polimorfismo, essa abordagem permite a criação de sistemas de software modulares e reutilizáveis. Enfatiza a representação de entidades do mundo real como objetos e modelando suas interações dentro do sistema. Ver conteúdo
Essas classes encapsulam os dados relevantes e o comportamento necessários para atender aos requisitos do sistema. Ver conteúdo
Você deve ter percebido que o uso dessa abordagem de problema envolve a criação de classes que representam as entidades identificadas, determinando seus atributos e operações e estabelecendo relações entre classes. Ver conteúdo
Fase de design: • Identificar classes: livro, usuário, bibliotecário; • Definir relacionamentos: usuário empresta livros, bibliotecário gerencia livros; • Especificar comportamento: o livro pode ser verificado, devolvido e pesquisado por vários critérios. Ver conteúdo
Um exemplo: sistema de gestão de bibliotecas Fase de análise: • Identificar entidades-chave: livros, usuários, bibliotecários; • Requisitos de captura: empréstimo de livros, devoluções, pesquisa, cadastro de usuários. Ver conteúdo
Design, que se concentra na criação de uma solução definindo classes, seus relacionamentos e seus comportamentos. Ver conteúdo
O OOAD engloba duas fases principais: Análise e projeto, que dá ênfase à compreensão do domínio do problema, à identificação de entidades e à captura de requisitos; Ver conteúdo
Além disso, os cenários também podem indicar colaborações entre classes ou entidades, que ajudam a determinar as relações e as dependências dentro do modelo de classe. Ver conteúdo
Ao analisar os cenários, é possível identificar entidades ou classes, seus atributos e responsabilidades. As classes capturam os dados essenciais e o comportamento necessário para cumprir os requisitos. Ver conteúdo
Postagem: representa uma postagem com atributos como conteúdo, carimbo de data/hora e curtidas/comentários; Perfil: representa o perfil de um usuário, contendo informações como biografia, foto do perfil e configurações. Ver conteúdo
Modelo de Classe Extraído Usuário: representa um usuário com atributos como nome de usuário, e-mail e senha; Ver conteúdo
Quando o usuário cria uma postagem; Em seguida, o sistema deve armazenar o conteúdo da postagem; E o associa ao perfil do usuário. Ver conteúdo
Uma outra situação está apresentada a seguir. Plataforma de Mídia Social Cenário: Pós-criação Dado que um usuário está logado na plataforma de mídia social; Ver conteúdo
Exibição: representa o componente da interface do usuário responsável por exibir informações ao cliente Ver conteúdo
Conta bancária: representa uma conta bancária com atributos como número da conta, saldo e tipo de conta; Ver conteúdo
Modelo de Classe Extraído: Cliente: representa um cliente com atributos como nome, número de conta e informações de contato; 1 Ver conteúdo
Sistema Bancário Cenário: Consulta de Saldo de Conta: Dado que um cliente tem uma conta bancária; Quando o cliente solicita uma consulta de saldo da conta; Em seguida, o sistema deve recuperar o saldo da conta; E o mostra ao cliente. Ver conteúdo
Certo. Agora, vamos ver como podemos extrair classes desse modelo estruturado, o BDD. Porém, isso envolverá analisar os comportamentos descritos nos cenários e identificar as entidades e suas interações dentro do sistema, conforme apresentado a seguir. Ver conteúdo
Esses cenários servem como especificações executáveis que orientam o processo de desenvolvimento e teste, garantindo que o software atenda aos comportamentos e aos objetivos desejados. Ver conteúdo
Ao escrever cenários em linguagem natural, o BDD facilita uma compreensão compartilhada dos resultados esperados do software. Ver conteúdo
As etapas subsequentes (Quando, então) descrevem as ações e os resultados esperados do sistema. O cenário foca no comportamento desejado, enfatizando o que o sistema deve fazer e os resultados esperados. Ver conteúdo
Nesse exemplo, o cenário descreve o comportamento do processo de pagamento no caixa virtual do sistema de comércio eletrônico. Ele começa com o estado inicial (Dado), em que um cliente selecionou itens para compra. Ver conteúdo
Em seguida, o cliente deve fornecer informações de envio e pagamento; O sistema deve processar o pedido; O cliente deve receber uma confirmação do pedido. Ver conteúdo
Dado que um cliente selecionou itens para compra; Quando o cliente procede ao pagamento no caixa virtual; Ver conteúdo