Isso acontece, em boa parte dos casos, pois uma condição básica para o sucesso está na capacidade de um negócio gerar benefícios e/ou soluções para as dores/demandas dos nossos (potenciais) clientes. Ver conteúdo
Ao enfocarmos a questão da viabilidade, é sempre pertinente termos em mente que, como frisado por José Dornellas (2016), o mundo está cheio de boas ideias. Praticamente todos os dias, nós nos deparamos com negócios extremamente criativos e promissores, mas que, num curto espaço de tempo, acabam desaparecendo do Mercado. Ver conteúdo
O ato de empreender está relacionado à identificação, análise e implementação de oportunidades, tendo como foco a inovação e a criação de valor” (DEGEN, 2009, p. 27). Ver conteúdo
O conceito mencionado anteriormente também é corroborado pelo Babson College, cujos professores defendem que: “Empreendedorismo é uma maneira holística de pensar e de agir. Ver conteúdo
Dessa forma, mais do que uma boa ideia, o empreendedor é aquele indivíduo que procura, por meio de pesquisas e de análises técnicas do Mercado, potencializar a viabilidade (técnica, mercadológica e financeira) do seu respectivo negócio. Ver conteúdo
Quando falamos em Empreendedorismo é muito importante que saibamos, de antemão, alguns conceitos que balizam tal disciplina e campo de conhecimento. Assim sendo, podemos destacar que: “empreender consiste na oportunidade de se realizar algo com elevada possibilidade de sucesso” (DORNELLAS, 2016, p. 17). Ver conteúdo
Maximiano (2017, p. 22) prossegue a sua análise ao determinar que: “a ideia de um espírito empreendedor está associada a pessoas realizadoras que, dentre outras ações, mobilizam recursos, buscam conhecimentos e correm riscos para iniciar organizações focadas em novos negócios”. Ver conteúdo
A expressão, em sua essência, tem o mesmo significado da palavra inglesa entrepreneurship, ao designar: o comportamento do empreendedor ou, ainda, o chamado espírito empreendedor. Ver conteúdo
Ações Estratégicas e Empreendedorismo Segundo Maximiano (2017), a palavra empreendedor vem do latim imprendere, e pode significar: “colocar em execução”, “decidir realizar tarefa difícil e laboriosa” e “colocar em prática algum projeto ou ideia”, dentre outras leituras similares. Ver conteúdo
Por meio da conjuntura apresentada até aqui, a presente aula contará com a seguinte estrutura metodológica: Ações Estratégicas e Empreendedorismo – Conceitos fundamentais e alguns apontamentos históricos; O atual cenário do Empreendedorismo no Brasil e no Mundo; Estrutura empresarial e ações estratégicas de uma Organização; Cultura Empresarial e as Políticas Organizacionais; Os planos estratégicos e a gestão de projetos. Ver conteúdo
o Estratégico, o Tático e o Operacional. Isto é, empreender é um ato que demanda a construção de uma leitura multi e transdisciplinar, bem como que se mostre capaz de abarcar uma visão assertiva e holística do negócio a ser desenvolvido. Ver conteúdo
Desse momento histórico em diante, o ato de empreender passou a estar fortemente conectado a temáticas relacionadas à Administração Estratégica, à Gestão de Projetos e ao Gerenciamento Operacional (Gestão de Operações) como forma de atender aos três momentos inerentes à Gestão Ver conteúdo
O sucesso vem para aqueles que têm um compromisso inabalável de continuar assim até o fim” (DORNELAS, 2016, p. 32), ou seja, além da existência de uma boa ideia, de um conjunto de técnicas e das demais balizas metodológicas, o Empreendedorismo (como desdobramento de uma gestão estratégica) demanda foco, perseverança e assertividade. Ver conteúdo
O mais aceitável, segundo os membros da Harvard Business School, seria a de que um indivíduo somente estaria apto a empreender caso se mostrasse capaz tanto de pensar estrategicamente quanto de atuar em termos operacionais, até mesmo porque, como muito bem exemplifica o CEO do Starbucks, Howard Schultz: “Todo mundo começa forte. Ver conteúdo
Foi nesse contexto que a Harvard Business School (HBS), fundada em 1908, e tida como um dos maiores centros globais voltados ao estudo do Empreendedorismo, foi uma das primeiras Instituições de Ensino (e Centro de Pesquisa) a promover a ideia de que os empreendedores – como futuros gestores, deveriam ser treinados, ao longo da vida, para pensar estrategicamente e não apenas para atuar como gerentes funcionais. Ver conteúdo
Tal leitura em torno do Empreendedorismo (como conjunto de práticas e saberes que estão em constante processo de evolução e aperfeiçoamento) começou a tomar forma na passagem do século XIX para o século XX, nos Estados Unidos, por conta do seu intenso processo de modernização e industrialização. Ver conteúdo
Assim sendo, desde este início da nossa exposição, devemos estar plenamente cientes de que ninguém nasce empreendedor, de tal forma que: o empreendedorismo, como saber e prática, é algo que é moldado e continuamente aperfeiçoado ao longo da vida. Ver conteúdo
Assim, o ato de empreender mais do que uma mera arte (ou quiçá, um dom) pressupõe a aquisição, e a subsequente infusão, de um conjunto amplo de técnicas, de processos e de saberes que somente são assimilados por meio de esforço e dedicação contínua (FERNANDES; BERTON, 2012), ação que precisa se manter constante por um longo período. Ver conteúdo
Hoje em dia, segundo a leitura de autores como Dornellas (2016) e devido à evolução dos modelos gerenciais, o mais provável é que quando ouvimos a expressão Empreendedorismo já vislumbremos tal prática como sendo uma característica inerente a indivíduos capazes de transformar uma boa ideia em um negócio de sucesso. Ver conteúdo
Harvard Business School Seja muito bem-vindo(a) à nossa disciplina, na qual teremos contato com uma série de temas, conceitos e metodologias da mais elevada pertinência e atualidade. Ver conteúdo
Conversa Inicial Empreendedorismo consiste na capacidade de se identificar novas oportunidades de negócios, independentemente dos recursos que se apresentam e que se mostrem capazes de gerar novas soluções para velhos problemas. Ver conteúdo
Cada uma delas ocorre no dia a dia de um educador físico, portanto, procure estabelecer, com base nos conhecimentos aprendidos em cada uma de suas disciplinas cursadas, como é possível resolver os problemas acima apontados, da maneira mais ética, didática e esclarecedora possível. Lembre-se de usar métodos científicos e tecnológicos ao seu favor. Mãos à obra! Ver conteúdo
Todas as três situações-problema acima possuem ligação transdisciplinar e se apresentam em um contexto de realidade. Ver conteúdo
Após essa construção, indique quais adaptações deveriam ser realizadas, para um cenário com limitação de espaço físico e materiais. Ver conteúdo
Realize uma lista das disciplinas cursadas em um dos semestres de sua formação em Educação Física e, após observá-las com cuidado, procure elaborar um projeto de intervenção que aborda cada uma dessas disciplinas, com atividades práticas e ambiente físico fictício, ou seja, você está livre para escolher e pensar no melhor cenário possível para realização das atividades. Ver conteúdo
Visto isso, busque construir, ao menos dois planos de aula diferentes, que trazem a inserção de uma nova cultura, seja por meio de um esporte, dança, jogo ou brincadeira relacionada ao movimento corporal. Ver conteúdo
A cultura brasileira é riquíssima, e existe uma exploração muito interessante dentro da cultura corporal relacionada a danças, jogos e brincadeiras da nossa cultura. No entanto, a prática de diversas modalidades esportivas, entre outros jogos provenientes de outros países, pode se tornar ferramenta muito interessante para a estruturação de atividades atreladas à Educação Física Ver conteúdo
Nota-se que existe uma triste construção desse olhar antes atribuído como tradicional. Identificando esse problema, crie estratégias para desconstruir esse preconceito, e aplicar atividades de que visam à igualdade para ambos os gêneros da turma. Ver conteúdo
Imagine que você assume uma turma de adolescentes, e dentre suas práticas estão algumas modalidades esportivas, tais como: Futebol e vôlei. Ao dividir a turma, nota-se que a maioria dos rapazes procuram a organização dos times de futebol enquanto em outra mão a maioria das meninas começam a se organizar para jogar vôlei Ver conteúdo