Normalmente, decisões estratégicas são de longo prazo, tomadas em nível gerencial com a equipe responsável pelo desenvolvimento da missão, visão, definição de valores, pesquisa de mercado e análise de concorrência. Ver conteúdo
Estratégia de Operações e Prioridades Competitivas A estratégia competitiva envolve decisões sobre o posicionamento de uma organização em relação ao mercado competitivo. Ver conteúdo
Além disso, podemos ver que a estratégia de operações influencia a estratégia de gestão da qualidade, por isso é importante entender os dois temas de modo transversal. Ver conteúdo
Assim, estudar sistemas de gestão da qualidade, ferramentas e métodos da qualidade para planejar e controlar a qualidade adequada ao tipo de empresa é importante para a manutenção da empresa no mercado competitivo. Ver conteúdo
Já um restaurante para a classe alta deve se preocupar em oferecer um serviço em horários variados, em um ambiente sofisticado, com comida selecionada e, possivelmente, serviços associados, como o de sommelier. Ver conteúdo
A meta de um restaurante para universitários é cumprir o horário do almoço (pois os estudantes têm horário para entrar nas aulas) e servir comida de qualidade razoável por preço acessível. Ver conteúdo
Outro tema que será abordado neste projeto de competências é a gestão da qualidade. A gestão da qualidade pode ter diferentes objetivos, a depender da estratégia de operações da empresa. No exemplo do restaurante, a qualidade do serviço oferecido poderá ter metas diferentes do que teria caso fosse um restaurante dedicado a servir comida à classe alta. Ver conteúdo
Nesse sentido, a estratégia desse restaurante deverá focar custo. Essa decisão impactará outras, como escolha de matérias-primas, localização, tipos de comida e nível de serviço a ser oferecido. Ver conteúdo
Suponha que um restaurante deseja atender este público-alvo: jovens universitários. Para atendê-los, o restaurante poderá se concentrar em oferecer comida barata e fácil de comer. Ver conteúdo
As definições estratégicas direcionam decisões em diferentes áreas de operações, como qualidade, PCP, projetos e logística. Por exemplo, por meio da estratégia de operações é possível definir qual o público-alvo a empresa quer focar. Ver conteúdo
Introdução Este projeto integrador de competências envolverá temas estudados até o momento no seu curso de Engenharia de Produção. Os temas são: estratégia de operações, análise de processos, gestão da qualidade e gestão da manutenção. Ver conteúdo
Por fim, também explicite (independentemente de qual seja a sua escolha em relação ao desafio proposto) como o negócio pode potencializar as suas chances de êxito via sinergia entre propostas criativas (disruptivas) em sinergia a uma correta estruturação de planos de negócios que atendam a expectativas de um público-alvo pré- determinado, ou seja, um empreendimento somente será capaz de lograr êxito se oferecer soluções para as principais dores do(s) público(s)-alvo escolhido(s). Ver conteúdo
Além do mais, observe que, em cada uma das situações-problema, existem peculiaridades que precisam ser, obrigatoriamente, observadas para que objetivos sejam alcançados em sua plenitude. Ver conteúdo
Como forma de balizar a sua resposta destaque, por exemplo, como, no campo do Empreendedorismo, a existência de uma cultura empresarial sólida e consistente em sintonia com as políticas organizacionais assertivas e bem alinhadas aos propósitos empresariais se mostram, hoje em dia, vitais para o sucesso de um empreendimento. Ver conteúdo
Problema em Foco Nas três situações, espera-se que você, nosso(a) estudante, mostre-se capaz de construir análises coerentes e assertivas via estruturação de projetos de intervenção. Ver conteúdo
Lembre-se de que, no atual cenário vigente no Brasil e nos demais países do mundo, observamos que boa parte do êxito de um empreendimento vincula-se à possibilidade de construir uma cultura empresarial sólida e consistente, bem como políticas organizacionais que deem conta das interconexões entre os ambientes on e offline. Nesse sentido, é imprescindível que Paulo seja orientado com relação às principais peculiaridades inerentes ao ciberespaço. Ver conteúdo
Paulo é um sujeito bastante conectado ao ecossistema de inovação da sua cidade natal e, devido a sua experiência já bastante consolidada no ambiente tradicional, deseja expandir as suas atividades para o ambiente digital. Seu desafio consiste em apresentar algumas informações basilares para Paulo, as quais farão com que essa transição para a arena virtual seja bem-sucedida. Ver conteúdo
Além do mais, é sempre pertinente nos lembrarmos de que, para que um negócio possa ser bem-sucedido, é muito importante que um empreendimento também se mostre capaz de se destacar e de se diferenciar diante dos seus pares. Ver conteúdo
Você, na condição de assessor e braço direito de Maria Ligia, foi convidado(a) a auxiliá-la nessa missão. Diante desse desafio, o que seria importante que a sua gestora enfatizasse ao seu público? Lembre-se de que muitos dos ouvintes nunca empreenderam e estão ansiosos por dicas que farão com que seus futuros empreendimentos decolem. Ver conteúdo
Maria Ligia é uma microempresária bastante experiente e que já atuou em diferentes setores da Economia como A&B (Alimentos e Bebidas) e Vestuário. Devido a sua experiência, Maria Ligia foi convidada a dar uma palestra de 20 minutos em um Coworking para futuros empresários que também desejam empreender. Ver conteúdo
Lembre-se de que o Mercado, hoje em dia, está cada vez mais permeado por oportunidades e ameaças, sendo que elas extrapolam o controle dos futuros empresários, ou seja, é muito importante que a construção de um diagnóstico assertivo e coerente seja estruturada como forma de dar vazão às decisões futuras. Ver conteúdo
Diante desse desafio, e dadas as características existentes, por hora, no cenário local, quais seriam os primeiros e principais conselhos que Fred deveria fornecer a esses empreendedores? Ver conteúdo
Fred é um sujeito recém-formado e que deseja atuar como consultor para novos negócios. Imagine que Fred foi contratado para auxiliar um grupo de futuros empresários a lançarem uma startup em uma cidade de médio porte (500 mil habitantes), localizada na Região Sudeste do Brasil. Ver conteúdo
Descrição da Empresa (estrutura, localização, diretrizes da Empresa); Análise do Mercado (análise do macroambiente, análise dos riscos); Definição do público-alvo; Definição dos objetivos; Definição das estratégias (de produto, de comunicação, de preço); Plano de marketing e vendas; Plano de recursos humanos; Plano financeiro. Ver conteúdo
A partir dos textos de Paulo Zavadil (2013), Edelvino Razzolini Filho (2012), Egon Wildauer (2012), é possível concluirmos que, basicamente e em sua essência, um plano de negócios deve respeitar a seguinte estrutura: Sumário executivo (síntese dos principais pontos do plano); Ver conteúdo
Um plano de negócio serve como um guia estratégico para empreendedores, investidores e instituições financeiras, ajudando a avaliar a viabilidade do negócio, a tomar decisões informadas e a comunicar a visão e as estratégias da Empresa. Ele também pode ser usado internamente para orientar as operações e monitorar o desempenho do negócio ao longo do tempo. Ver conteúdo
A Estrutura do Plano de Negócios Um Plano de Negócio é um documento que descreve detalhadamente os aspectos de um novo empreendimento, ou de uma estrutura empresarial já existente. Ele é extremamente útil para definir os objetivos do negócio, analisar seu mercado-alvo e estabelecer estratégias de marketing, finanças e gestão de pessoas. Ver conteúdo
Além do mapeamento ou diagnóstico do micro e do macroambiente empresarial, são características centrais da gestão da inovação a otimização, a criatividade, a produtividade, a competitividade e a lucratividade. Ver conteúdo
As forças e fraquezas correspondem a uma síntese do microambiente organizacional, enquanto as oportunidades e as ameaças dizem respeito às principais variáveis e ou demais elementos macroambiente. Ver conteúdo