Situação-Problema 1 Pesquise o atual cenário competitivo do setor de confecções e faça uma avaliação estratégica utilizando uma matriz importância-desempenho para verificar se o posicionamento estratégico da Croqui está apropriado. Ver conteúdo
A Croqui precisa de um profissional que resolva os principais problemas relacionados ao processo e pensou em contratar um engenheiro de produção. Analise as situações-problema propostas sobre esse case e ajude a Croqui a melhorar seus processos de produção. Ver conteúdo
Ultimamente, a empresa tem tido problemas com o regularímetro, pois ele tem apresentado quebras constantes, atrasando a produção. Os principais atrasos estão relacionados com a espera por peças de substituição e o tempo para descobrir as causas de parada das máquinas. Ver conteúdo
Enquanto os primeiros têm por finalidade analisar as características da qualidade da matéria-prima, material em processo e produtos finais, com o objetivo de verificar o atendimento das conformidades, o regularímetro serve à área de manutenção mecânica, para a identificação e correção dos possíveis defeitos de máquinas, quando detectadas irregularidades no processo produtivo da fiação. Ver conteúdo
As características da qualidade analisadas são o aspecto final do tecido e o do fio, resistência, torção e irregularidades. O controle da qualidade da fiação é realizado no Laboratório de Ensaios Físicos, equipado com os seguintes instrumentos de medição: seriplano, torcímetro, dinamômetro, pressley, micronaire, fibrógrafo, lap/meter, dobradeira, meadeira e o regularímetro. Ver conteúdo
A qualidade da produção do fio e do tecido final é primordial para que o resultado final seja satisfatório. Nesse caso, a qualidade da fiação começa com a escolha de matéria-prima de fornecedores confiáveis, mas também são avaliados os finais de cada etapa de processamento. Ver conteúdo
A penúltima etapa é o acabamento, que corresponde ao processo de finalizar a confecção do tecido e incluir características específicas finais. Por fim, o produto passa por uma inspeção da qualidade, na qual se realizada a avaliação de características da qualidade mensuráveis e também subjetivas. Ver conteúdo
Assim, o tecido em processamento é encaminhado para o tingimento. Depois disso, caso haja necessidade, ele é encaminhado para a estamparia, para serem inclusas as estampas desenvolvidas em conjunto com os clientes. Ver conteúdo
O processo de produção começa pela fiação, isto é, pela produção do fio. A próxima etapa é a tecelagem ou malharia (produção da malha). A etapa seguinte é a preparação para o tingimento: produção de rama, penteado, fio, tecido ou malha ou produto pronto para tingir. Ver conteúdo
Após o piloto ser aprovado, a empresa segue para a produção com a quantidade requerida pelos clientes, que normalmente é medida por peso, em kg. Ver conteúdo
Assim, o cliente deve aprovar ou sugerir modificações até o tecido ser aprovado. Por ser uma confecção que tem um diferencial competitivo baseado na flexibilidade e qualidade de seus produtos, para cada tipo de tecido é desenvolvido um novo modelo, conforme as características e os aspectos solicitados pelos clientes. Ver conteúdo
Caso o cliente prossiga com a criação, o resultado da criação é então aprimorado pelos especialistas técnicos em confecções e é feito o modelo final para ser testado. Essa etapa é chamada de piloto. O processo piloto tem o objetivo de verificar se o tecido criado via brainstorming ficou igual ao modelo físico. Ver conteúdo
É recorrente, inclusive, a desistência de clientes ou reclamações sobre o longo prazo. Muitos clientes até deram um ultimato para que a Croqui incluísse tecnologias de informação e facilitassem essa etapa. Ver conteúdo
Essa é uma das etapas mais críticas do processo e a que tem dado dor de cabeça aos gestores da Croqui. Acontece que a empresa costuma fazer essa etapa por meio de reuniões presenciais com execução de brainstormings, o que dificulta a execução dela e, muitas vezes, alguns clientes desistem da compra, devido ao longo prazo que essa etapa pode durar. Ver conteúdo
As matérias-primas são algodão, lã, fibras sintéticas e artificiais, e tinturas para a criação das estampas e cores. O cliente pode escolher como ele quer o tecido e normalmente a escolha está associada à sua marca. Assim, essa empresa possui uma relação de confiança com poucos, mas bons fornecedores. Ver conteúdo
A empresa disponibiliza sua equipe de estilistas, que cooperam com a criação. Essa etapa do processo pode ser longa, pois é feita em parceria com o cliente e fornecedores, uma vez que é necessário comparar o que o cliente quer com o que os fornecedores de matéria-prima têm disponível. Ver conteúdo
A confecção do tecido começa com a criação do tecido e a definição de estampas, de acordo com as necessidades dos clientes. São feitas reuniões para definir matéria-prima, cores, texturas, estampas e tamanhos dos cortes de tecido. Ver conteúdo
A Croqui é uma empresa de produção de tecidos customizados, que busca atender a clientes que desejam tecidos personalizados. A Croqui recebe solicitações de confecção de todo o Brasil, e os seus principais clientes são empresas e marcas que confeccionam roupas. Ver conteúdo
Considerando os tópicos apresentados e os assuntos desenvolvidos na sua graduação em Engenharia de Produção, bem como seus conhecimentos adquiridos, leia o case a seguir e analise as situações-problema relacionadas a ele. Ver conteúdo
Os instrumentos da manutenção preditiva podem ser sensores de ruído, de níveis de lubrificação, de temperatura etc. Esses aparelhos apresentam os níveis adequados e inadequados (indicando a necessidade de manutenção) dos equipamentos e máquinas. Ver conteúdo
Manutenção preditiva: É feita para detectar, por meio de instrumentos, a necessidade de manutenção de determinada máquina. Ver conteúdo
Essa abordagem tenta eliminar ou reduzir as chances de falha pela manutenção (limpeza, lubrificação, substituição ou verificação) das instalações em intervalos previamente planejados; Ver conteúdo
Manutenção preventiva: É feita periodicamente, com o objetivo de prevenir que a máquina/equipamento pare por defeito. Ver conteúdo
a manutenção preventiva e a manutenção baseada nas condições das instalações (também chamadas preditivas) (SLACK; CHAMBER-JONES; JOHNSTON, 2018). Dessa forma, podemos classificar a manutenção em três tipos: Ver conteúdo
Na prática, as atividades de manutenção de uma organização consistirão em alguma combinação de três abordagens básicas para cuidar das instalações físicas. São elas: a manutenção apenas se houver falha nas instalações (corretiva), Ver conteúdo
fazendo com que as operações não cumpram a demanda prometida. Além disso, caso haja necessidade de troca de peça ou de serviço de especialista e um ou outro não estiver disponível, haverá mais atraso na manutenção e, consequentemente, na produção. Ver conteúdo
Dessa forma, o tempo de operação desses itens pode ser definido, isto é, sua disponibilidade. Por outro lado, quando uma organização não planeja o cronograma de manutenção, é possível que a máquina quebre e que o tempo de ajuste não esteja incluído no PCP, Ver conteúdo
Uma vez que a empresa planeja o cronograma de manutenção preventiva ou prepara as máquinas com tecnologias para análises de previsão preditiva, é possível incluir no PCP o tempo de parada de máquina necessário para troca ou manutenção de peças, equipamentos e máquinas. Ver conteúdo
maior vida útil da tecnologia de processo e “valor final” maior (porque instalações bem conservadas são, geralmente, mais fáceis de serem vendidas no mercado de segunda mão) (SLACK; CHAMBER- JONES; JOHNSTON, 2018). Ver conteúdo