O sistema exibe a TELA102 –MENU DE DISCIPLINAS, que indica a lista de disciplinas disponíveis; O aluno indica a disciplina em que deseja se inscrever; Ver conteúdo
O sistema verifica se o aluno está qualificado para se inscrever na disciplina, de acordo com a Regra de Negócios (RN) 32 – determinar elegibilidade para matrícula na disciplina; Ver conteúdo
O caso de uso começa quando um aluno deseja se inscrever em uma disciplina; O aluno insere o seu nome e Registro Geral de Matrícula (RGM) no sistema por meio da TELA101 – TELA DE LOGIN; Ver conteúdo
Nome: inscrever-se em uma disciplina. Identificador: #C 49. Descrição: inscrever um aluno existente em uma disciplina existente desde que ele seja elegível. Pré-condições: o aluno precisa estar regularmente matriculado e pagando pontualmente à Universidade. Pós-condições: o aluno é matriculado na disciplina escolhida porque é elegível, pagante e havia vagas. Caso básico de ação: Ver conteúdo
Veja um exemplo abaixo das entregas esperadas: Copie e cole essa Tabela abaixo num documento do Word, por exemplo, e escreva as histórias neles, no mínimo umas 15, o máximo dependerá de quão preciso você quer ser nesse APP dos cupcakes. Ver conteúdo
A definição das tarefas para cada história ocorre quando alocamos a história na iteração atual (SPRINT se estivermos falando de SCRUM) e isso é muito bom, pois teremos maior feedback e detalhes para assim melhor elaborar as tarefas a serem executadas para aquela história. Ver conteúdo
Cada história de usuário carrega consigo uma coleção de tarefas, onde a história descreve a necessidade do usuário e a tarefa descreve como a funcionalidade será implementada. Como a tarefa representa o trabalho real, teremos um nível de granularidade muito maior. Ver conteúdo
Os requisitos iniciais nos projetos Ágeis são obtidos nas escritas das User Story (histórias do usuário) e, consequentemente, as tarefas que serão executadas ou, nesse primeiro momento, conhecidas. Ver conteúdo
A primeira parte é fazer você escrever as histórias do usuário a partir do texto e vídeo indicados (estão ambos no mesmo link), explore sua criatividade e imaginação. Com certeza, cada aluno criará o seu e não pode haver projetos iguais. Ver conteúdo
O que eles esperam que você entregue: Mockup/wireframe das telas do APP dos cupcakes; Mapa conceitual; Mapa navegacional (mapa do app). Ver conteúdo
Ele deu sinal verde para que você assuma agora o compromisso com a entrega de design da interface humano computador. Todos estão confiantes e agora é o momento de você mostrar sua criatividade aliando usabilidade, acessibilidade e uma excelente arquitetura de informação. Ver conteúdo
Seus colegas acabaram contando sobre seu conhecimento em desenvolver wireframes, mapas conceituais e mapas de aplicativos web para a diretoria e eles acabaram “ventilando” isso ao cliente que até o momento vem gostando do seu trabalho. Ver conteúdo
Situação-Problema 3 Fazer Protótipo das Telas Parabéns, as coisas andaram bem para o seu lado. Ver conteúdo
Nessa fase, eles esperam de vocês as seguintes entregas: Diagrama de caso de uso geral; Casos de uso expandidos; Diagrama de classes; Diagrama de sequência; Apresente o documento contendo todos esses documentos conforme a ordem. Ver conteúdo
Situação-Problema 2 Fazer Artefatos UML O seu diretor e o cliente adoraram seu material de requisitos ágeis e deram sinal verde para que você prosseguisse com a próxima fase: a de construção dos artefatos básicos da UML e os casos de uso expandidos. Ver conteúdo
Crie um mapa de afinidade das histórias dos usuários; Agrupe as histórias e crie um backlog de produto priorizado; Extraia os requisitos das histórias e crie tarefas para realizá-las; Apresente um documento contendo a sua especificação ágil para esse projeto. Ver conteúdo
Foco na vitrine virtual, pedido eletrônico, pagamento e entrega –(na seção de atividade de entrega, você encontrará um arquivo que servirá de base para a atividade); Crie um mapa de afinidade das histórias dos usuários; Ver conteúdo
O que se espera de você nesse projeto: Utilize esse documento como sendo o seu brieflng descrevendo o negócio e as oportunidades, leia-o atentamente e anote o que for importante; Ver conteúdo
funcionava; as reclamações dos clientes foram tantas que ele simplesmente retirou do ar e, claro, teve a imagem de sua empresa arranhada. Assim, isso vai demandar uma abordagem extremamente cautelosa e uma análise minuciosa. Ver conteúdo
Tudo bem, você entra na sala de reunião e vários stakeholders estão presentes, inclusive o cliente, com cara de poucos amigos, também pudera, na última empresa que ele contratou, os analistas não souberam elicitar os requisitos, desprezaram a opinião dele e construíram um APP que não Ver conteúdo
manhã haveria uma reunião para discutir a implementação de um novo sistema para um cliente que possui uma loja de cup cakes gourmet e que quer um aplicativo mobile para incrementar suas vendas pela internet. Ver conteúdo
Situação-Problema 1 Entender o Negócio Era uma segunda-feira daquelas, trânsito, chuva e frio. Você chegou cedo, todavia, tinha dormido pouco porque seu smartphone havia tocado às 2h15 com o pessoal de negócios avisando que pela Ver conteúdo
Wireframe, Mapa Conceitual e Mapa Navegacional Wireframes: Uma imagem é necessária para cada tela envolvida. Eles podem ser desenhos simples em um quadro branco, que são digitalizados e postos no documento em word, ou um conjunto de caixas criadas em softwares para isso, e que depois podem gerar imagens para serem coladas no word ou algum outro software de documentação. Ver conteúdo
Depois que os testes forem aprovados, a próxima etapa é começar de novo, aproveite para refatorar qualquer duplicação de seu código conforme o necessário. Ver conteúdo
Depois, você atualiza seu código funcional para que ele passe nos novos testes. A quarta etapa é executar seus testes novamente. Se eles falharem, você precisará atualizar seu código funcional e testar novamente. Ver conteúdo
Em seguida, você executa seus testes, frequentemente, o conjunto de testes completo, ainda que, por uma questão de velocidade, você possa decidir executar apenas um subconjunto, para garantir que o novo teste de fato falhe. Ver conteúdo
A primeira etapa é adicionar rapidamente um teste, ou seja, um código básico o suficiente para falhar. Ver conteúdo
Vamos conhecer um pouco de TDD –Desenvolvimento Orientado a Testes. É uma abordagem evolutiva do desenvolvimento que requer disciplina e habilidades significativas e, claro, boas ferramentas. Ver conteúdo
Esses não são scripts de teste detalhados, pois o objetivo deles é transmitir um conjunto de testes que todos os envolvidos podem percorrer para entender como o recurso funcionará. Ver conteúdo
Eles definem um conjunto de cenários reais que um testador pode percorrer para garantir que o recurso está completo. Ver conteúdo