De posse desse entendimento acerca da evolução histórica, é possível interpretar a evolução da gastronomia e a evolução que envolve o homem, o tempo, o conhecimento e a tecnologia. Ver conteúdo
Num primeiro momento, é necessário entender e conhecer a história e a cultura da gastronomia mundial, observando os traços característicos da gastronomia de diferentes regiões e países espalhados pelos continentes americano, europeu, africano, asiático e da Oceania. Ver conteúdo
Não esqueça de estimular seu raciocínio pautado nos aspectos clínicos-funcionais, e também de pensar com criatividade, clareza e precisão no tratamento mais eficiente. Lembre-se dos diversos temas abordados durante sua trajetória acadêmica. Ver conteúdo
diagnosticar e tratar as disfunções dos sistemas, utilizando metodologia e técnicas específicas para o suporte clínico multidimensional, sem esquecer da importância de pensar na avaliação, na funcionalidade humana e na queixa principal relatada pelo(a) paciente. Ver conteúdo
Abranja sua concepção e compreensão, e proponha métodos de avaliação, anamnese, técnicas e recursos utilizados na clínica fisioterapêutica, determinando a habilidade e cientificidade para avaliar, Ver conteúdo
Assim, faz-se necessário pensar de maneira crítica em subsídios reais ao futuro do(a) paciente que irá estar sob sua assistência, e desse modo, você deverá mostrar uma relação profissional cooperativa e ética, ademais, possibilitará sentir como é o pensamento crítico e a prática profissional, nas áreas da fisioterapia em neurofuncional, na saúde da criança e do adolescente e na saúde da pessoa idosa. Ver conteúdo
Ao estudar a presente disciplina, sinta-se como se já fosse um(a) profissional que irá prescrever, intervir e supervisionar a aplicação de recursos fisioterapêuticos em seu paciente, com a finalidade de manter a preservação, manutenção e restauração da saúde funcional de grupos populacionais, seja em um ambiente clínico ou domiciliar. Ver conteúdo
A idosa relata medo de cair, além de demonstrar sinais de desânimo e tristeza. Quais seriam as ações, pensando na atenção primária, que você realizaria com a idosa e sua família? Cite os benefícios do(a) fisioterapeuta em relação a queda no suposto caso com a idosa. Ver conteúdo
A idosa relata ter caído três vezes nos últimos seis meses. Na última semana, após sofrer queda em casa, mas sem fratura, decidiu procurar os serviços de fisioterapia na sua clínica. Nos últimos meses a filha tem percebido que a mãe não tem interesse em ir à igreja, ao supermercado, à lotérica e até mesmo em brincar com os netos. Ver conteúdo
Paciente: M.A.B., 65 anos, gênero feminino, reside em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, sedentária, tabagista, viúva, aposentada e durante a vida atuou como trabalhadora rural, mora em uma casa na zona rural com a filha e dois netos. Ver conteúdo
Porém, agora, ela foi encaminhada para um centro de reabilitação onde você atua como fisioterapeuta, e nesse espaço tem diversos tipos de tratamento. A paciente, após sua avaliação, irá realizar sessões de equoterapia. Nesse sentido, quais os benefícios dessa técnica para a criança. Ver conteúdo
A paciente é cardiopata, alegre, tímida, possui baixa visão, afasia, apresenta alteração no padrão de marcha, sendo esta com passos curtos e lentos, alteração no controle postural, traços de autista e obesidade grau I. Faz fisioterapia desde os 12 meses de idade, além de outros tratamentos multiprofissionais em saúde. Ver conteúdo
Paciente: M.A.B., 65 anos, gênero feminino, reside em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, sedentária, tabagista, viúva, aposentada e durante a vida atuou como trabalhadora rural, mora em uma casa na zona rural com a filha e dois netos. Ver conteúdo
A família relata que o paciente está com sintomas de depressão e perda de memória. Assim, o filho do paciente, soube que você atua nessa área e contratou seus serviços fisioterapêuticos. Como seria sua atuação? Ver conteúdo
Permaneceu internado durante quatorze dias, sendo encaminhado, posteriormente, ao serviço especializado de Fisioterapia Neurofuncional. Como sequela, o paciente está com perda de força súbita no hemicorpo direito, alteração na fala (afasia), diminuição da sensibilidade e déficit motor. Ver conteúdo
No dia 15 de fevereiro de 2021, apresentou os primeiros episódios de fraqueza muscular súbita associado à parestesia, sendo, então, encaminhado para o serviço da UPA de seu bairro, onde foi diagnosticado pelo médico com AVC Isquêmico, sendo em seguida encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia da referida cidade. No período em que esteve hospitalizado, recebeu apoio multiprofissional. Ver conteúdo
Paciente: P. C. B, casado, sexo masculino, 62 anos, pardo, trabalhou por 23 anos em fábrica de calçados femininos, ensino fundamental completo, aposentado, sedentário, tabagista e etilista, residente em uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo. Ver conteúdo
Não se esqueça que o foco atual é na funcionalidade humana centrado no conhecimento científico, respeito e olhar humanizado. Ver conteúdo
Chegamos ao final da nossa Unidade de estudo e percebemos que, ao se tratar de estratégias para atuar com pacientes diversos, é fundamental o(a) profissional possuir articulação para atender as mais variadas demandas, voz ativa, raciocínio clínico multidimensional, atender sob a ótica das práticas baseadas em evidência científica pautada na CIF e na abordagem biopsicossocial. Ver conteúdo
Ademais, o(a) profissional deve pôr em prática o conhecimento acerca das medidas preventivas e a intervenção fisioterapêutica mais apropriada para cada patologia, transtornos e alterações mais prevalentes durante essa etapa do ciclo vital, além de prescrever se necessário, utilização de órteses, próteses, dispositivos auxiliares, dentre outros fomentos, aplicar técnicas e recursos específicos para as etapas do crescimento e do desenvolvimento humano. Ver conteúdo
Com a inserção correta da fisioterapia pediátrica, é possível reverter ou minimizar agravos e atrasos no desenvolvimento do indivíduo, evitando em muitos casos a necessidade futura de tratamentos farmacológicos ou cirúrgicos. Isso porque a fisioterapia pediátrica pode corroborar positivamente com o desenvolvimento de diversas habilidades nas crianças. Ver conteúdo
O tratamento fisioterapêutico deve ser elaborado por meio de uma avaliação minuciosa, respeitando a individualidade da criança/adolescente, visando a integração da família nesse contexto terapêutico, pois na essência da CIF, a participação familiar tem grandes chances de ser um facilitador. Ver conteúdo
Doenças respiratórias; Patologias ortopédica; Fratura; Pacientes queimados; Pé torto congênito; Chacort-Marie-Tooth; Mielomeningocele; Síndrome de Angelman; Legg-Calvé-Perthes; Trauma Cranioencefálico (TCE), dentre outras. Ver conteúdo
Distrofia Muscular de Duchenne; Distrofia Muscular de Becker; Hidrocefalia; Microcefalia; Espinha bífida; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade Transtorno do Espectro Autista; Alterações Sensoriais; Atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor; Ver conteúdo
Tradicionalmente, existem muitas patologias, transtornos e síndromes que esse profissional atua, sendo as mais comuns: Paralisia cerebral; Síndrome de Down; Distrofia Muscular de Duchenne; Ver conteúdo
que são pensadas na realidade da criança e do adolescente. As doenças que são tratadas podem ser de cunho congênito ou adquiridas depois do nascimento. Ver conteúdo
Nesse campo de atuação, é utilizado terapias pensadas por meio da estimulação precoce, ludicidade, jogos e brincadeiras, pois atuar com esse público requer um mundo de possibilidades Ver conteúdo
Segunda infância (3 a 6 anos); Terceira infância (6 a 12 anos); Adolescência (12 a 20 anos). Ver conteúdo
Estágio pré-natal (concepção até nascimento) – o recém-nascido é aquele com idade entre zero a 28 dias; Primeira infância (nascimento até 3 anos); Ver conteúdo
sensoriais e cognitivos, possibilitando identificar as necessidades neonatais da criança e do adolescente típicos (sem alterações) ou atípicos (com diagnóstico de alguma patologia, deficiência ou limitação). O(a) profissional que trabalha na área da criança e do adolescente, atua nas seguintes faixas etárias: Ver conteúdo