2a Etapa: nessa etapa, o projeto deverá contemplar uma apresentação prática, que deverá estar fundamentada na disciplina Tendências e Inovações na Gastronomia. Nessa etapa, o(a) estudante deverá apresentar, por meio de um vídeo ou um podcast, o relato sobre a pesquisa realizada, destacando as novas tendências que estão surgindo na Gastronomia nos últimos anos, bem como os impactos positivos ou negativos que refletem diretamente no trabalho e na aceitação dessas tendências por parte dos profissionais do setor. Ver conteúdo
Apartir desse levantamento histórico, deve-se verificar os principais fatores que influenciam a nossa Gastronomia até os dias de hoje e quais foram as tendências da atualidade que surgiram nos últimos dez anos, evidenciando os avanços positivos ou negativos frente às novas tendências; Ver conteúdo
O projeto será desenvolvido em duas etapas: 1a Etapa: o(a) estudante deverá realizar um levantamento bibliográfico que traga informações capazes de embasar a evolução histórica da Gastronomia, não só no Brasil, mas também no mundo. Ver conteúdo
Ciência e Higiene dos Alimentos e Cozinha Clássica e Contemporânea. Por exemplo, o(a) estudante poderá aprofundar sua análise falando sobre os principais procedimentos para manter a segurança alimentar escolhidos para a elaboração das preparações frente à nova tendência apresentada em seu projeto. Ver conteúdo
O(A) estudante deverá elaborar o projeto tendo como conteúdo principal aquilo que foi discutido na disciplina Tendências e Inovações na Gastronomia. Porém, é recomendável explorar os conteúdos aprendidos também nas disciplinas História da Alimentação e da Gastronomia; Ver conteúdo
Orientações Específicas Sobre o Projeto História da Alimentação e da Gastronomia; Ciência e Higiene dos Alimentos; Cozinha Clássica e Contemporânea; Tendências e Inovações na Gastronomia. Ver conteúdo
O projeto deve ser construído com embasamento teórico (consulta bibliográfica) consistente e de fonte recomendável, de modo a garantir e comprovar a veracidade das informações, facilitando a interpretação e a avaliação das informações obtidas, bem como a análise das mesmas. Ver conteúdo
Participar das webconferências com o professor responsável para esclarecer dúvidas sobre a normatização do projeto dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ver conteúdo
Consulta à Biblioteca Virtual ou à Minha Biblioteca, para acessar informações de livros disponíveis que discutam sobre a metodologia científica; Ver conteúdo
Metodologia Científica O(A) estudante deverá desenvolver a parte do relatório do projeto seguindo os conceitos de metodologia científica, e, para auxiliar neste desenvolvimento, deverá utilizar recursos como: Ver conteúdo
A elaboração do projeto deve seguir os padrões abaixo descritos, de modo a facilitar a compreensão do leitor: Capa; Folha de rosto (opcional); Resumo; Sumário; Introdução; Desenvolvimento; Conclusões; Referências bibliográficas utilizadas (incluindo imagens). Ver conteúdo
O(A) estudante contará ainda com videoaula explicativa acerca do projeto, da sua temática e do seu desenvolvimento. Também será orientado com relação às fontes de pesquisa confiáveis que deverá utilizar, à formatação do trabalho e aos demais itens constantes no referido projeto. Ver conteúdo
Estrutura do Trabalho Para apoio durante o desenvolvimento do projeto, o(a) estudante contará com webconferências com o professor responsável, de modo a esclarecer dúvidas, discutir exemplos e casos de sucesso, bem como para orientação acerca da proposta do projeto. Ver conteúdo
É importante que nessa análise sejam explorados conteúdos apresentados durante o curso, principalmente no que tange à segurança alimentar durante as preparações e aos aspectos nutricionais mais relevantes. Ver conteúdo
Conforme destacamos acima, essa análise pode ser aprofundada tendo como pontos relevantes as dificuldades verificadas em termos de: recursos, conhecimento, insumos, público-alvo, preços, pessoal qualificado e demais pontos que venham a ser considerados relevantes durante a pesquisa realizada e que não tenham sido elencados. Ver conteúdo
Esse relato não deve ultrapassar duas páginas e o(a) estudante deverá não apenas destacar as principais tendências gastronômicas mundiais verificadas na última década como também discutir brevemente os impactos positivos ou negativos que tenham refletido diretamente no trabalho do profissional do setor. Ver conteúdo
A pesquisa teórica, por sua vez, deverá trazer um relato escrito sobre a evolução histórica da Gastronomia Brasileira e a influência sofrida nos últimos dez anos. Ver conteúdo
Também será necessário destacar as dificuldades verificadas em termos de: recursos, conhecimento, insumos, público-alvo, preços, pessoal qualificado e demais pontos que venham a ser considerados relevantes durante a pesquisa realizada e que não tenham sido elencados. Ver conteúdo
A apresentação prática deverá estar fundamentada na disciplina Tendências e Inovações na Gastronomia, e o(a) estudante deverá apresentar, por meio de um vídeo, um relato sobre a pesquisa realizada, destacando as novas tendências que estão surgindo na Gastronomia nos últimos anos, bem como os impactos positivos ou negativos que refletem diretamente no trabalho e na aceitação dessas tendências por parte dos profissionais do setor. Ver conteúdo
Desenvolvimento do Trabalho O(A) estudante deverá elaborar o Projeto Integrador Transdisciplinar contendo uma parte teórica referente às disciplinas escolhidas e que foram estudadas durante o curso, além de uma apresentação prática. Ver conteúdo
Dessa forma, poderá desenvolver a experiência de explorar a pesquisa e os conhecimentos locais ou de senso comum, realizando um trabalho que apresente características práticas e teóricas. Ver conteúdo
Objetivos Específicos O(A) estudante, por meio da escolha do tema apresentado, terá a oportunidade de apresentar a história e os aspectos nutricionais, culturais, sociais e econômicos a ele relacionados. Ver conteúdo
Objetivos Gerais A execução do Projeto Integrador Transdisciplinar em Gastronomia tem por finalidade contribuir para que o(a) futuro(a) Tecnólogo(a) em Gastronomia exercite tanto as habilidades específicas, quanto as habilidades práticas do curso, apoiando-se nas disciplinas ofertadas durante os períodos do curso. Ver conteúdo
A elaboração do Projeto Integrador Transdisciplinar em Gastronomia será individual e tem como principal objetivo proporcionar condições para que o(a) aluno(a) aplique na prática os conhecimentos teóricos aprendidos durante o curso, colaborando dessa maneira com o processo de ensino-aprendizagem e com sua formação num todo. Ver conteúdo
mediante a construção da unidade ensino-pesquisa, assim como para o desenvolvimento e/ou aprofundamento do sentido de responsabilidade social e profissional. Ver conteúdo
A implantação do Projeto Integrador Transdisciplinar no curso de Gastronomia objetiva a inter- relação dos saberes desenvolvidos durante o estudo dos componentes curriculares em cada período letivo, contribuindo para a construção da autonomia intelectual dos(as) estudantes, Ver conteúdo
Dessa forma, pretendemos articular os componentes curriculares que integram os diferentes períodos do curso com o objetivo de contribuir para o exercício da interdisciplinaridade e para a construção da autonomia intelectual e profissional dos(as) estudantes, aliando o ensino com a pesquisa e a teoria com a prática. Ver conteúdo
O Projeto Integrador Transdisciplinar em Gastronomia traz ao(à) aluno(a) uma concepção de ensino que tem como objetivo explorar uma metodologia interdisciplinar envolvendo docentes e discentes. Ver conteúdo
Este material foi elaborado com o objetivo de levar o(a) aluno(a) a obter uma visão criativa acerca do mercado de trabalho e de suas exigências, desenvolvendo a potencialidade e a liberdade de expressão, bem como o conhecimento técnico específico. Ver conteúdo
Em qual dessas tendências você pretende se aprofundar neste projeto? Ou será que temos alguma tendência mais recente que você irá compartilhar conosco? Ficaremos aguardando seu projeto e certamente aprenderemos muito mais compartilhando nosso conhecimento. Ver conteúdo