Sistemas de Gestão Ambiental A adoção de um sistema ambiental pode resultar em ampliação dos negócios e maior eficiência dos processos das organizações. Ver conteúdo
Ainda, não podemos deixar de considerar que a adoção de sistemas de gestão ambiental representa a melhoria continuada dos processos das organizações, ao mesmo tempo que envolvem a implementação das quatro estratégias apresentadas anteriormente. Ver conteúdo
O Akatu (2021) recomenda que questionemos, pesquisemos e busquemos maiores informações sobre produtos e marcas, uma vez que as empresas que não praticam maquiagem verde, além de disponibilizar informações nos rótulos, utilizam site e outros canais de comunicação para divulgação. Ver conteúdo
A imprecisão das informações e duplos sentidos de “afirmações” indicadas em rótulos podem levar os consumidores a falsas conclusões sobre as características de sustentabilidade dos produtos. Ver conteúdo
Mas precisamos estar atentos para não sermos iludidos pelas práticas de Maquiagem Verde, também conhecida como Greenwashing. Ver conteúdo
Perceba que o marketing verde é uma forma de comunicação que uma organização estabelece com os consumidores, informando-os sobre as características de um produto e sobre as práticas sustentáveis desenvolvidas pelas organizações. Ver conteúdo
Dias (2011) aponta características do marketing verde, sendo essas: comunicação baseada em um processo de gestão integral; estratégia que antecipa demandas de clientes; e busca pela garantia de processo produtivo rentável e sustentável. Ver conteúdo
Marketing Verde O marketing verde ou marketing ecológico é a aplicação de estratégias de marketing tradicional com o objetivo de transmitir informações relacionadas à dimensão ambiental para um público de consumidores que tem como critério de compra tal diferencial. Ver conteúdo
As técnicas voltadas à minimização de resíduos envolvem modificações nos processos e nos produtos; para tanto, deve-se estar atento às novas tecnologias para otimização. Por sua vez, o reuso dos resíduos está associado à aplicação de ciclos biogênicos e de reciclagem externa. Ver conteúdo
As técnicas de P+L são classificadas em duas categorias, sendo uma aplicada à redução da geração de resíduos, e outra que busca possibilidades de reuso dos resíduos. Ver conteúdo
Considerando os objetivos dessa metodologia, é imprescindível iniciar a sua aplicação em uma organização a partir do apoio da alta administração, do envolvimento dos colaboradores e da realização de um diagnóstico criterioso que permita visualizar todas as entradas de matérias-primas e saídas de resíduos do processo. Ver conteúdo
O objetivo da P+L é identificar e quantificar a geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos para assim definir alternativas de minimização do consumo de matérias-primas e insumo e possibilidade de reutilização (JABBOUR; JABBOUR, 2013). Ver conteúdo
Produção Mais Limpa (P+L) A Produção Mais Limpa (P+L) refere-se à aplicação de uma estratégia preventiva da poluição de uma empresa tendo como foco os processos e produtos (CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, s.d.). Ver conteúdo
Para a realização desse estudo, devem ser considerados os critérios técnicos descritos na norma NBR 14.040:2014 e as fases de realização desse estudo, que são: definição de objetivo e escopo; análise de inventário; avaliação de impactos; e interpretação dos resultados obtidos no estudo. Ver conteúdo
Segundo a norma NBR 10.040:2014, a avaliação do ciclo de vida pode ser conceituada como “compilação e avaliação das entradas, saídas e dos impactos ambientais potenciais de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida” (ABNT, 2014, p. 2). Ver conteúdo
Análise do Ciclo de Vida de Produtos e Processos A realização de estudos sobre análise do ciclo de vida de produtos e processos permite identificar inúmeras oportunidades de otimização tanto de um processo, quanto de um produto. Ver conteúdo
a análise de ciclo de vida de produtos e serviços, o conceito de econômica circular, a adoção de princípios de produção mais limpa e o marketing verde. Iremos analisar cada um desses itens, na sequência. Ver conteúdo
Nesse sentido, as organizações buscam inserir nas suas rotinas conceitos e práticas que podem trazer uma série de benefícios aos seus processos e ampliar seu mercado. Merece destaque quatro práticas que vêm sendo muito discutidas nos últimos anos: Ver conteúdo
Nesse sentido, vale refletirmos que ações voltadas para a organização e otimização dos aspectos ambientais podem resultar em uma mudança de imagem das organizações perante a sociedade. Ver conteúdo
As Organizações e a Questão Ambiental As organizações, cada dia mais, vêm discutindo formas de melhorar seus processos, a fim de aumentarem sua produtividade, eficiência e eficácia. Além disso, buscam ações que podem diferenciá-las com vistas a ampliar seus negócios. Ver conteúdo
Portanto, você, gestor(a) ambiental, precisa estar atento(a) às pautas, discussões e resoluções dos eventos que vêm ocorrendo na área para poder sempre inovar na sua atividade profissional! Ver conteúdo
A realização de eventos globais na área ambiental é de extrema relevância uma vez que indicam tendências e tecnologias e contribuem para a definição de políticas nessa temática. Os resultados alcançados nesses eventos acabam influenciando na forma como as organizações conduzem a sua gestão ambiental. Ver conteúdo
A conferência marca os 20 anos da Cúpula da Terra, e seus objetivos eram: a definição de uma agenda para a consolidação do desenvolvimento sustentável, a discussão sobre o conceito de economia verde e a busca de alternativas para a erradicação da pobreza. Ver conteúdo
Também merece destaque a Rio+20, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro nos dias 04 a 06 de junho de 2012. Ver conteúdo
De acordo com Dias (2011), no referido evento, os participantes reiteraram o compromisso com as melhorias nos três pilares do desenvolvimento sustentável: proteção do ambiente, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico. Ver conteúdo
Outro evento que merece destaque é a Rio+10, que ocorreu em Johannesburgo entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro de 2002, sendo palco de discussão sobre os avanços das proposições da Eco-92. Ver conteúdo
Os documentos elaborados no evento são: Agenda 21; Carta da Terra; Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; Convenção da Biodiversidade; Convenção da Desertificação; Convenção das Mudanças Climáticas; Declaração das Florestas. Ver conteúdo
Na ocasião, foram discutidas estratégias e ações a serem implementadas pelos países participantes visando a concretização do conceito de desenvolvimento sustentável. Ver conteúdo
Avançando no histórico, devemos pontuar a Eco Rio-92 (também chamada Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente ou Cúpula da Terra), que foi outro grande evento que marcou e trouxe significativos avanços na área ambiental. Ver conteúdo
Ainda, os autores indicam que relatório Brundtland evidencia que a associação entre a pobreza dos países que compõem o Terceiro Mundo somada ao consumismo acentuado nos habitantes do Primeiro Mundo são as causas que impediam um desenvolvimento igualitário e acarretariam as crises ambientais. Ver conteúdo