No Brasil, podemos definir a troca de produtos entre a população indígena com os portugueses como o primeiro registro de varejo internacional que temos conhecimento. Ver conteúdo
Assim, o escambo é a forma de varejo mais antiga do mundo, antes mesmo do nascimento da moeda. Ver conteúdo
assim, podemos concluir que o varejo é muito mais antigo do que poderíamos imaginar, pois a partir do momento em que uma pessoa realizou a troca de um produto ou de um serviço por algo de percepção de equivalência temos uma ação de varejo. Ver conteúdo
Primeiro, vamos à conceituação correta do termo varejo: ele abrange toda e qualquer troca de produtos e serviços entre duas partes (ROCHA; MOLA, 2018); Ver conteúdo
mas como gestores, não podemos simplificar dessa maneira um conceito tão importante e com grande impacto na economia do mundo. Ver conteúdo
Gestão de Varejo Quando ouvimos falar na palavra varejo, as primeiras associações são relacionadas a supermercados e a lojas de departamento, porque popularmente esse tipo de negócio tem relação com o termo, Ver conteúdo
Tudo isso abriu um mar de oportunidades para que fosse possível não só empreender em experiências físicas como também em virtuais. Sendo assim, a gestão comercial é um processo e não um fator de administração. Ver conteúdo
protagonista do processo de consumo; agora, o produto precisa estar na hora e no momento escolhido pelo consumidor, e o feedback é praticamente instantâneo em relações positivas ou negativas com a empresa. Ver conteúdo
Até que algumas inovações tecnológicas mudam a regra do jogo, entre elas, a maior velocidade de acesso e volume de dados, o uso do celular como principal plataforma de acesso à informação e comunicação e, principalmente, as redes sociais, que fizeram com que o consumidor fosse o Ver conteúdo
Diante disso, ainda que de maneira tímida, muitas empresas se arriscavam no e-commerce, principalmente pelo aumento de visibilidade no negócio, pela diminuição de custos e pela rapidez no contato com seus consumidores, mas era sempre uma extensão do negócio físico. Ver conteúdo
Pequenas e grandes empresas viram nesse cenário de mudança oportunidades de negócio, primeiramente, como uma forma de agilizar o processo de comunicação, dando fim ao famoso “malote” (que era a forma antiga de comunicação) por memorandos e utilizando os recursos, como e-mail, aplicativos etc. Ver conteúdo
Isso fez com que, segundo alguns autores, uma nova geração fosse criada, a chamada “geração Y”, que são os nativos da internet, ao contrário dos nascidos antes, que são chamados, como uma metáfora, de “analógicos”. Ver conteúdo
Contudo, o mundo tem passado por diversas transformações, desde a criação da internet, nos anos 1960, pelo departamento de defesa americano, até a gestão de empresas, com a forma de consumo, o varejo e tudo que atravessou uma transição, principalmente com a expansão da internet, nos anos 1990. Ver conteúdo
Em casa, se olharmos também em volta, todos os espaços são ocupados por produtos provenientes de milhares de empresas. Mas todas essas diferentes empresas que impactam nossa vida diariamente têm algo em comum: um dia elas foram apenas uma ideia, um sonho a ser realizado em algum momento da história por alguém que sonhou com a possibilidade de abrir sua empresa, tornando esse sonho possível. Ver conteúdo
Somos impactados, desde que nascemos, por várias marcas, vários serviços e várias ideias. Basta sairmos às ruas e observar em volta que veremos diversos estabelecimentos comerciais, os quais vão desde a banca de jornal até o açougue e a padaria, entre centenas de empresas à nossa volta. Ver conteúdo
Problema em Foco O(A) aluno(a) deverá propor ações voltadas a um dos eixos do ESG. Dessa forma, deverá propor, no mínimo, duas ações referentes ao eixo escolhido e deve indicar qual o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável que será aprimorado a partir dessas alternativas. Importante que o(a) estudante descreva completamente a ação proposta. Ver conteúdo
Não monitorava seu desempenho ambiental, econômico e de governança considerando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ver conteúdo
A alta administração da empresa estava disposta a investir em novos processos e tecnologias a fim de implementar na plenitude as diretrizes de ESG; Ver conteúdo
Atendia aos critérios técnicos previstos na legislação trabalhista; Não possuía interlocutor com a comunidade onde estava inserida; Ver conteúdo
Não controlava seus processos de gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos; Atendia aos critérios mínimos previstos na licença ambiental de operação, sem a implementação de inovações na área; Ver conteúdo
A primeira atividade do gestor ambiental foi realizar um diagnóstico sobre as ações adotadas pela empresa nas três dimensões que envolvem o ESG. Como resultados, o gestor constatou que a empresa: Possuía licenciamento ambiental da atividade; Ver conteúdo
Uma empresa de médio porte, instalada no interior de uma região metropolitana, contratou um gestor ambiental para o planejamento e implementação de práticas de ESG (ambiental, social e governança) a fim de ampliar suas oportunidades de negócios e valorizar seu capital. Ver conteúdo
Considerando o contexto apresentado, indique ao menos duas ações que possam trazer uma evolução no âmbito da dimensão ambiental do ESG. Não se esqueça de relacioná-las com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ver conteúdo
Não monitorava seu desempenho ambiental, econômico e de governança considerando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ver conteúdo
A alta administração da empresa estava disposta a investir em novos processos e tecnologias a fim de implementar na plenitude as diretrizes de ESG; Ver conteúdo
Não controlava seus processos de gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos; Atendia aos critérios mínimos previstos na licença ambiental de operação, sem a implementação de inovações na área; Ver conteúdo
A primeira atividade do gestor ambiental foi realizar um diagnóstico sobre as ações adotadas pela empresa nas três dimensões que envolvem o ESG. Como resultados, o gestor constatou que a empresa: Possuía licenciamento ambiental da atividade; Ver conteúdo
Uma empresa de médio porte, instalada no interior de uma região metropolitana, contratou um gestor ambiental para o planejamento e implementação de práticas de ESG (ambiental, social e governança) a fim de ampliar suas oportunidades de negócios e valorizar seu capital. Ver conteúdo
Sendo assim, pela aplicação de indicadores objetivos, é possível mensurar os avanços de uma instituição com relação à questão ambiental e de direitos sociais. Ver conteúdo