Dessa forma, o que nos torna diferentes no mundo vai além de nossa aparência. Toda jornada que vivemos, as pessoas que nos influenciaram, o local onde nascemos, esses e outros fatores fizeram de nós quem somos hoje. Ver conteúdo
Comportamento do Consumidor Cada pessoa é diferente uma da outra e não existem no mundo duas pessoas totalmente iguais; mesmo gêmeos univitelinos (com características físicas muito semelhantes) têm em sua trajetória experiências diferentes, e se tornam indivíduos únicos por isso. Ver conteúdo
Uma das grandes dúvidas na hora de empreender no mercado digital é sobre arriscar em um novo negócio ou comprar um negócio já existente, seja uma franquia ou uma empresa que já está no mercado e existe a possibilidade de aquisição. Para isso, é preciso levar em consideração diversos fatores, prós e contras, para a compra de um negócio já existente. Ver conteúdo
Trata-se de realizar o que já se faz no mercado, mas de maneira mais sofisticada ou com elevada qualidade, acrescentando assistência técnica, instalação doméstica, marca e estilo ou luxo. Ver conteúdo
Desenvolvimento de novos benefícios: que são conceitos para desempenhar antigas funções de uma nova maneira mais aprimorada e com execução superior. Ver conteúdo
A maior parte dos empreendimentos de inovação disruptiva começou por mercados de nível mais baixo, melhorando sua qualidade ao longo do tempo e invadindo mercados de nível mais elevado a seguir; Ver conteúdo
Desenvolvimento de um novo mercado: como é o caso da inclusão social de novas faixas e novos níveis de consumidores. Trata-se de fornecer aos novos clientes um produto/serviço que não existe em seu mercado, mas que já existe em outros níveis socioeconômicos mais elevados. Ver conteúdo
Desenvolvimento de uma nova tecnologia: como é o caso da internet e da grande maioria dos negócios virtuais. Trata-se de um processo tecnicamente novo que pode mudar as regras do jogo; Ver conteúdo
Estratégias de inteligência: Oferta de um novo produto/serviço: que requer um novo tipo de negócio, como foi o caso dos computadores e dos telefones celulares. Trata-se de fornecer aos clientes um produto ou um serviço utilizando as plataformas digitais; Ver conteúdo
Quando pensarmos em negócios digitais, é fundamental mapearmos as oportunidades de forma que se estabeleçam estratégias de inteligência competitiva na empresa. Ver conteúdo
Quais são seus objetivos? Quais são suas atitudes e opiniões a respeito de negócios? Quais são suas características de personalidade? Quais são seus conhecimentos e suas habilidades digitais? Quanto tempo você pode ficar sem um salário mensal? Ver conteúdo
Escolha de negócios digitais: Qual é o volume de capital que você pretende investir? Em quanto tempo? Qual é o retorno que você pensa ou precisa obter? Qual é a natureza das atividades de trabalho envolvidas? (Plataformas) Quais são suas experiências profissionais em empreendedorismo digital? Ver conteúdo
Chiavenato (2012) nos dá dez questionamentos que devemos fazer e quanto mais completas forem as respostas, menores os riscos no processo. Ver conteúdo
Escolhendo o Negócio Digital A escolha do negócio digital depende de uma série de fatores que devemos levar em consideração antes de nos embrenharmos por esse universo. Ver conteúdo
• Oportunidade de deixar produtos no carrinho de compra para realizar a compra quando preferir; • Possibilidade de encontrar produtos cada vez mais adequados às suas necessidades; • Sentir-se mais à vontade para fazer perguntas, opinar ou recomendar produtos e serviços (TURCHI, 2023, p. 113). Ver conteúdo
Consumidor: • Maior comodidade para comprar produtos onde e quando quiser; • Poder pesquisar sobre um produto sem precisar conversar com um vendedor para isso; • Flexibilidade para escolher entre diferentes condições e formas de pagamento; Ver conteúdo
• Possibilidade de alcançar clientes em diferentes regiões do País ou do mundo; • Poder segmentar produtos e serviços de acordo com as necessidades dos consumidores; • Maior disponibilidade, pois funciona 24 horas por dia; • Oportunidade de oferecer maior variedade de produtos nas vendas com estoque; • Poder se relacionar com seus consumidores sem parecer invasivo; Ver conteúdo
Benefícios dos Negócios Digitais Empresa com negócios digitais: • Redução de custos operacionais com espaço físico; • Facilidade para acompanhar as vendas e os concorrentes em tempo real; Ver conteúdo
na dependência de investimentos em infraestrutura, na falta de acesso à internet de alta velocidade, ainda, em grande parte do Brasil e na maior competitividade, sendo esses os desafios dos negócios digitais. Ver conteúdo
Mas nem tudo são flores. Se as vantagens no uso de negócios digitais estão ao alcance da vitrine do negócio para o mundo, maior possibilidade de escolhas para o consumidor, comunicação mais efetiva, entre outros, as grandes desvantagens estão na falta de segurança, Ver conteúdo
Se considerarmos a linha do tempo desde a criação da internet até agora, em comparação à evolução do comércio, podemos dizer que estamos somente no início. Assim, as oportunidades são inúmeras e a cada dia crescem mais e mais. Ver conteúdo
Vivemos em uma época em que o meio digital está no cotidiano das pessoas; o uso da tecnologia para trabalhar, estudar, conviver com os amigos passa a ser tão intenso que acabamos não percebendo o quão imersos estamos no ambiente virtual. Ver conteúdo
Em um mundo cada vez mais competitivo, o aumento do número de consumidores nesse ambiente aumenta, consequentemente, o número das empresas que ofertam produtos e serviços, fazendo com que o uso de estratégias seja fundamental e diferente em cada segmento. Ver conteúdo
Negócios Digitais O meio digital permite a troca de informações a qualquer momento, sem limitações demográficas ou culturais. Dessa forma, o negócio digital se torna um fator fundamental para as empresas. Ver conteúdo
que pode oferecer os mais diversos tipos de produtos, como alimentos, roupas, mercadorias em geral e serviços, como, por exemplo, o serviço de banco; já o varejo sem loja é aquele que permite compras pela internet, seja por sites ou por aplicativos. Ver conteúdo
Tipos de Varejo Existem diversos tipos de varejo, cada um com suas características e, consequentemente, estratégias de negócios; o modelo com loja é o que estamos acostumados a ver nas ruas, shopping, Ver conteúdo
Mas quando falamos de produtos mais complexos, como eletrônicos, por exemplo, os desafios para que o produto chegue na mão dos consumidores são maiores e sem fronteiras, e o papel da gestão comercial nesse processo é fundamental. Ver conteúdo
Por isso, o varejo é enquadrado desde um vendedor de doces caseiros até grandes empresas e seus desafios para que seus produtos tenham as características que os tornem desejáveis, como o preço certo, a comunicação de forma eficiente e clara, além da oferta do produto no momento e no local ideal. Não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Ver conteúdo
e engloba uma complexa estrutura, que vai desde a escolha do fornecedor e todo o caminho até chegar à gôndola, ao consumo do produto ou serviço e ao descarte correto após o consumo. Ver conteúdo
O conceito contemporâneo de varejo envolve a troca de produtos e serviços para a satisfação de um desejo ou de uma necessidade do consumidor final, Ver conteúdo