Figura 10 – Dados gerais da viga – definição de carregamentos As vigas são sempre inseridas da esquerda para a direita e de baixo para cima, conforme Figura 11. Clique no canto do pilar P1, aperte F2 Ver conteúdo
-O processo de lançamento das vigas é semelhante aos pilares. Para as vigas, selecione a aba de “Vigas” e clique em dados atuais. Na aba Seção/Carga, defina a seção geométrica conforme Figura 10. Após definida a seção, Ver conteúdo
9). Caso os pilares estejam com números fora de ordem, localize o botão “123” na parte superior do TQS e clique em renumerar pilares. Obs: na última aba “Plantas e seções” é possível escolher onde o pilar nasce e morre. Ver conteúdo
Figura 6 – Captura automática modelador estrutural -Vamos iniciar o lançamento dos pilares. Selecione a aba pilares e clique em dados atuais (Figura 7). Certifique-se que esteja trabalhando no pavimento Ver conteúdo
-Antes de iniciarmos o lançamento estrutural vamos alterar o modo como o Modelador Estrutural faz a captura automática de elementos. Para ligar ou desligar a captura automática, basta clicar Ver conteúdo
-Com o software TQS aberto, entre no projeto da disciplina, clique em pavimentos, selecione o pavimento que deseja lançar a estrutura e clique duas vezes no modelador estrutura. Para iniciar o modelador Ver conteúdo
-Na aba interna “Combinações”, devido ao modelo estrutural adotado (“IV – Modelo integrado e flexibilizado de pórtico espacial”), o TQS® irá gerar automaticamente os casos de carregamentos e combinações Ver conteúdo
-Na aba interna “Adicionais”, não iremos gerar nenhuma carga adicional, já que estamos trabalhando com um exemplo simples. Aqui poderíamos lançar cargas de máquinas, empuxo, retração, desaprumo, Ver conteúdo
Figura 3 – Interface de dados do edifício Público6 Figura 4 – Inserção de classe de agressividade ambiental Na aba de cargas defina os coeficientes de arrasto do vento, e demais fatores para estimativa da pressão Ver conteúdo
• Fundação; pé-direito 0; classe: Fundação • Terreo; pé-direito 0,25 (sugestão); classe Primeiro; • Cobertura; pé-direito 3,30 (sugestão); classe: Cobertura; Público5 Figura 3 – Interface de dados do edifício Ver conteúdo
-Na aba Pavimentos, deverá ser criado os pavimentos do projeto. No caso do exemplo, o edifício possui térreo e pavimento superior, Lembre-se de considerar o piso osso e o acabado. No TQS criam-se os Ver conteúdo
-Na aba Modelo, deixe a opção “A estrutura se comporta como um corpo único, sem juntas ou torres separadas” selecionada. Isso fará com que os pórticos não trabalhem separados uns dos outros. Ver conteúdo
Após todos os pavimentos movidos para o ponto 0,0 em arquivos separados no autocad, abra o software TQS. Clique em novo edifício (Figura 2) e insira um nome do novo trabalho. Na guia Gerais Ver conteúdo
AutoCad e mover o pavimento para o ponto 0,0; utilizando um ponto em comum nos pavimentos para mover. Público4 Utilize o comando “m + selecionar ponto em comum para todos os pavimentos + #0,0” Ver conteúdo
Link de planta baixa arquitetônica para realização da atividade: (https://1drv.ms/f/s!An_xtHC_tMXUj8cI-3fzAJApV4AoOQ?e=ZtL085) Procedimentos para a realização da atividade: A Figura 1 mostra a Ver conteúdo
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS E APLICAÇÕES Procedimento/Atividade nº 1 LANÇAMENTO DE UMA ESTRUTURA NO MODELADOR ESTRUTURAL-TQS Atividade proposta: Nesta atividade o Ver conteúdo
• O AutoCad é um software de desenho muito utilizado na engenharia para elaboração de desenhos técnicos e projetos. • O TQS é um software para cálculo estrutural e edição de projetos de edifícios em concreto Ver conteúdo
OBJETIVOS Definição dos objetivos da aula prática: • Iniciar modelagem da estrutura no modelador estrutural TQS • Avaliar considerações de cargas e cálculo do projeto • Processar e Analisar a Estrutura Ver conteúdo
Aula Prática – Estruturas de Concreto Armado I ROTEIRO DE AULA PRÁTICA NOME DA DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO I Unidade: U2_VIGAS_DE_SEÇÃO_RETANGULAR Aula: A2_ARMADURAS_EM_VIGAS Ver conteúdo
Resultados de Aprendizagem: Ao concluir esta prática, o estudante terá adquirido familiaridade com o processo de montagem do equipamento de GPS, utilização e obtenção de dados. Além disso, será capaz de realizar Ver conteúdo
Além disso, o relatório deve registrar as etapas realizadas no simulador, evidenciando a compreensão do processo de instalação, ajuste do GPS e montagem do equipamento, e demonstrando os resultados Ver conteúdo
RESULTADOS Resultados do experimento: Ao final da aula prática, o aluno deverá elaborar um relatório detalhado, incluindo o print das duas telas com os resultados do processamento dos dados levantados Ver conteúdo
Checklist: ✓ Acessar seu AVA; ✓ Abra o link do experimento; ✓ Visualizar a mesa com equipamentos (menu “mesa” ou atalho “Alt+3”). ✓ Medir altura do equipamento GNSS com a trena (1,71 cm). ✓ Retornar a trena à mesa. Ver conteúdo
Selecionou o período de horas que será realizada a coleta de dados; – Desligou o receptor; – Conectou o receptor com um cabo USB em um computador; – Selecionou o “arquivo.tps” na pasta interna que Ver conteúdo
Muito bem! Você finalizou sua prática. Avaliando os resultados: Caro aluno, verifique se seguiu as seguintes etapas em sua prática: – Antes de realizar a coleta de dados mediu a altura do equipamento; – Ligou o receptor; Ver conteúdo
28. Aparecerá esta tela para você: 29. Agora, analise os dados obtidos pelo relatório de dados processados pelo IBGE; 30. Acesse a segunda página do relatório clicando com o botão esquerdo do mouse em Ver conteúdo
27. Se a altura estiver correta, no menu à direita da tela do computador, clique com o botão esquerdo do mouse na opção “Processar” e processe o arquivo “eco_248o.zip”; Ver conteúdo
25. Aparecerá para você a seguinte tela: 26. Para iniciar o processamento dos dados, verifique se a altura do equipamento na tela de processamento está em 1,71 metros; Ver conteúdo
24. Para analisar os dados coletados, você deverá anexar o arquivo zip selecionado. No menu que está à direita da tela do computador, clique na opção “Anexar para análise” com o botão esquerdo do mouse; Ver conteúdo