O ZelioSoft é a ferramenta de programação dos CLPs da Schneider Electric, disponível em diversas linguagens, entre elas o português. A vantagem desse software é que além de permitir Ver conteúdo
Definição dos objetivos da aula prática: Estudar os conceitos de programação, com a utilização da linguagem LADDER para a programação de um CLP. Ver conteúdo
Ao final desta aula o aluno deve ser capaz de estruturar uma lógica de programação utilizando fluxograma e a linguagem LADDER, aplicada na programação de um CLP. Ver conteúdo
Ao final dessa aula prática, você deverá enviar um arquivo em word contendo as informações obtidas no experimento, os cálculos realizados, em conjunto com um texto conclusivo a respeito Ver conteúdo
Checklist: ✓ Montar um fluxograma da automação, para facilitar o desenvolvimento do programa em LADDER Ver conteúdo
Apresente no seu relatório o fluxograma elaborado, justificando o porquê da utilização de cada símbolo utilizado. Explique a ideia e o fluxo apresentado no fluxograma de forma detalhada Ver conteúdo
Além dos motores (M1 e M2) e do botão, essa furadeira possui duas chaves fim de curso, uma superior (FC1) e uma inferior (FC2), que são utilizadas para identificar a posição da furadeira Ver conteúdo
No link a seguir está disponível um vídeo tutorial de como utilizar as funcionalidades necessárias do Zeliosoft para realizar as simulações: Ver conteúdo
S, no canto superior direito da tela e então o “Run” para iniciar a simulação. Você terá a sua disposição teclas virtuais referentes as entradas físicas do CLP e lâmpadas que indicam Ver conteúdo
Conhecendo as funções dos blocos, você pode montar um programa de teste e realizar a simulação para compreender o processo. A Figura 9 mostra um programa simples Ver conteúdo
Agora que você conhece como utilizar o software, você deve implementar um algoritmo de controle em linguagem LADDER para implementar a automação para uma furadeira de bancada Ver conteúdo
Para a adição do temporizador também existem várias opções. Ao adicionar o nome (T1, por exemplo) será adicionado o contato que será acionado quando a condição do temporizador Ver conteúdo
Na Figura 8 também é apresentada a forma de se adicionar uma saída ao programa. Caso se arraste o nome da saída, por exemplo Q1, ela será adicionada com um contato de entrada. Ver conteúdo
Para adicionar um elemento, selecione a sua categoria e então arraste o item desejado para o local dentro do programa. A Figura 8 mostra o procedimento para adicionar a entrada I1 Ver conteúdo
O programa possui vários blocos que podem ser utilizados no seu algoritmo. A Figura 7 apresenta os principais. Para a programação, existem 5 colunas onde podem ser colocados contatos Ver conteúdo
Selecionado o modelo, na tela seguinte para a adição de expansões simplesmente clique em avançar. Na terceira tela, selecione a linguagem LADDER e clique em avançar. Ver conteúdo
Criado o novo projeto, selecione a família e modelo de CLP conforme indicado na Figura 6. O código do modelo a ser utilizado é SR2B201BD, que possui 6 entradas digitais, 6 entradas mistas Ver conteúdo
Procedimento/Atividade nº 1 Programação em Ladder Atividade proposta: Realizar a implementação da automação para uma furadeira de bancada Ver conteúdo
Definição dos objetivos da aula prática: Estudar os conceitos de programação, com a utilização da linguagem LADDER para a programação de um CLP Ver conteúdo
Ao final desta aula o aluno deve ser capaz de estruturar uma lógica de programação utilizando diagramas de blocos, além de diversos outros problemas que exijam uso da lógica para sua solução. Ver conteúdo
Ao final dessa aula prática, você deverá enviar um arquivo em word contendo as informações obtidas no experimento, os cálculos realizados, em conjunto com um texto conclusivo a respeito Ver conteúdo
Fazer uma pesquisa e compreender como acontece a partida direta de um motor de indução trifásico. ✓ Analisar o problema apresentado. ✓ Identificar a simbologia a ser utilizada Ver conteúdo
Checklist: ✓ Fazer uma pesquisa e compreender o que é e como funciona um motor de indução trifásico. Ver conteúdo
Apresente no seu relatório o fluxograma elaborado, justificando o porque da utilização de cada símbolo utilizado. Explique a ideia e o fluxo apresentado no fluxograma de forma detalhada Ver conteúdo
Conhecendo o funcionamento da partida direta, você deve montar o diagrama de blocos que descreve esse processo. Para isso, é necessário conhecer o software a ser utilizado Ver conteúdo
Na partida direta, com acionamento do botão S1, a bobina do contator K1 é energizada, fazendo com o contator seja acionado e o motor trifásico entre em funcionamento. Ver conteúdo
Agora, você deve estruturar por meio de um diagrama em blocos a partida direta de um motor de indução trifásico utilizado em um torno. A Figura 4 apresenta os diagramas de comando Ver conteúdo
Para praticar e conhecer as funcionalidades do software, monte o diagrama genérico apresentado na Figura 3. Feito isso, você já pode partir para a atividade prática, que está descrita a seguir. Ver conteúdo
Voltando a Figura 1, repare que a direita você encontra a área onde irá montar o seu fluxograma. Para adicionar um bloco ao seu diagrama, clique sobre ele e o arraste para a área de montagem Ver conteúdo
Considerando os blocos indicados na Figura 2, é importante saber que a leitura dos dados de um sensor, será feita com um bloco de entrada de dados. Normalmente, após a leitura Ver conteúdo