Os gatilhos mentais são estratégias utilizadas por determinadas marcas, para chamar a atenção do subconsciente de seus clientes, a fim de proporcionar maior resultado nas vendas (CIALDINI, 1984). Segundo Limeira (2019) “costumam se caracterizar pela formação de atalhos cognitivos, que influenciam o indivíduo a comprar produtos e aceitar notícias, mesmo que o fator psicológico esteja atento a outros assuntos, ou seja, atuam no inconsciente. Assim sendo, a persuasão pode ser muito mais rápida e eficiente caso sejam adotados gatilhos mentais rápidos, diretos e apropriados ao perfil do público-alvo”. Diante do exposto, os autores nos apresentam quatro gatilhos: autoridade, escassez, empatia e prova social.
Fonte: AZEVEDO, G.; CONTI, G.; SOUZA, N.; CORDEIRO, J.; TRENTINI; C. Gatilhos Mentais Do Neuromarketing E Como Se Relacionam Com O Consumidor. Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, [S. l.], v. 2, n. 10, p. 1–14, 2024. Disponível em: https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/516. Acesso em: 16 fev. 2025.
Com base no texto exposto, analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa correta.