O resultado da pesquisa foi positivo, pois a inteligência emocional (IE) enfatiza a noção de que o sucesso e a adaptação na vida diária, nos mais diversos âmbitos (pessoal, interpessoal e profissional), não dependem unicamente da atividade intelectual. Sobretudo, eles são amplamente influenciados por outros fatores, como sensibilidade emocional, competências emocionais e sociais, além da capacidade de sentir e pensar de forma integrada, de modo a utilizar essas informações para a criação de comportamentos estratégicos e resolução de problemas.
Fonte: adaptado de: WOYCIEKOSKI, C.; HUTZ, C. S. Inteligência Emocional: Teoria, Pesquisa, Medida, Aplicações e Controvérsias. Psicologia: Reflexão e Crítica, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 1-11, 2009.
Considerando o texto apresentado e as características centrais para a definição de inteligência emocional, analise as afirmativas a seguir:
I. O sucesso e a adaptação na vida diária dependem estritamente da atividade intelectual.
II. A inteligência emocional enfatiza a sensibilidade emocional e as competências emocionais e sociais.
III. As competências emocionais e sociais têm pouca influência na adaptação aos diversos âmbitos da vida.
IV. A capacidade de sentir e pensar de forma integrada contribui para a criação de comportamentos estratégicos e resolução de problemas.
É correto o que se afirma em: