O projeto de construção da Ponte entre as cidades de Esperança e Pedreiras tinha um prazo inicial de 3 anos para conclusão. A ponte era necessária para melhorar o transporte entre as cidades, visto que o desnível da topografia regional impossibilitava a passagem de estradas em linha reta, sem a realização de grandes desvios, o que aumentava consideravelmente a distância total do trajeto e também a periculosidade com o grande número de curvas. Devido à pressão para acelerar a entrega da ponte, visto que um evento estava prestes a acontecer na cidade de Pedreiras e a participação da população de Esperança era um diferencial para o sucesso do mesmo, a administração decidiu reduzir o prazo de entrega do projeto para 2 anos e 6 meses. Para atender à nova meta, foi necessário o gerente de projetos revisar a estratégica e implementar algumas mudanças.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
Considerando no Gerenciamento de Projetos os três fatores que devem ser mantidos em equilíbrio para realizar uma entrega de qualidade é tempo, custo e escopo, analise as afirmações a seguir:
I. Uma opção viável para atender a redução de prazo sem comprometer a qualidade da entrega é realizar a contratação de mais equipamentos e mão de obra para concluir a construção da ponte, o que traria um aumento de custos para o projeto.
II. A troca de matérias-primas importadas necessárias para a pintura da ponte por opções nacionais, com menor prazo de entrega, mas com menor tempo de durabilidade, o que demandaria uma manutenção mais próxima após a entrega do projeto, é uma opção assertiva para concluir a construção da ponte no novo prazo solicitado.
III. A redução do escopo do projeto é uma maneira de realizar a entrega no novo prazo, visto que removendo alguns itens menos essenciais como a instalação de um sistema de iluminação solar e a inclusão de paisagismo na passagem de pedestres, é possível reduzir o tempo necessário para conclusão.
É correto o que se afirma em: