Leia atentamente o parágrafo a seguir:
“O adoecimento de estudantes pode ter origem multicausal tais como: cobranças e expectativas dos pais; problemas familiares; questões socioeconômicas e políticas; exclusão social; condições de trabalho e/ou trabalhar em um emprego não desejado; dificuldade de acesso à moradia e serviços de saúde; percurso de deslocamento para a universidade; sexo feminino; falta de interesse pela área estudada dentre outros fatores.” (Faria; Silveira; Viegas, 2021. p. 3).
FARIA, E. L. de.; SILVEIRA, E. A. A. da.; VIEGAS, S. M. da F. Vivências Cotidianas na Graduação e o Impacto na Saúde Mental de Estudantes: scoping review. [s. l.], 2021, p. 3. Disponível em: file:///C:/Users/07082365969/Downloads/VIV%C3%8ANCIAS+COTIDIANAS+NA+GRADUA%C3%87%C3%83O+E+O+IMPACTO+NA+SA%C3%9ADE+MENTAL+DE+ESTUDANTES-+SCOPING+REVIEW-+Preprint.pdf. Acesso em: 21 fev. 2025.
Sobre o adoecimento de estudantes, analise as afirmativas a seguir:
I. Cobranças e expectativas dos pais: não pode estar relacionado às expectativas e pressões externas impostas pelos familiares sobre o futuro acadêmico e profissional do estudante.
II. Problemas familiares: a falta de apoio familiar ou conflitos no ambiente doméstico pode agravar a saúde emocional do estudante
III. Questões socioeconômicas e políticas: não gera dificuldades financeiras e emocionais, prejudicando o bem-estar dos estudantes.
IV. Exclusão social: relacionado a situações de marginalização ou falta de oportunidades de integração social.
V. Condições de trabalho e/ou trabalhar em um emprego não desejado: refere-se a um fator que pode resultar na pressão para se manter em empregos insatisfatórios, além da jornada acadêmica.
É correto apenas o que se afirma em: