Conforme pesquisa realizada sobre perfil dos estudantes de universidades federais, 58,36% do total de estudantes pesquisados indicaram sofrer de ansiedade; 44,72% relataram desânimo/falta de vontade de fazer as coisas; 32,57% têm insônia ou apresentam alterações significativas de sono; 22,55% relataram sentir desamparo/desespero/desesperança e 21,29% sentimentos de solidão. Além dessas dificuldades, também são descritos problemas alimentares (13%), medo/pânico (10,56%), ideia de morte (6,38%) e pensamento suicida (4,13%).
O sofrimento mental dos estudantes universitários parece estar relacionado a uma série de demandas características do contexto de ingresso na universidade. Tais demandas envolvem a necessidade de adaptação relacionada à moradia, ao suporte social, à autonomia, às exigências relacionadas ao conteúdo abordado nas disciplinas, entre outras. Estudos internacionais e nacionais também indicam uma preocupação de gestores e professores das universidades com relação à grande incidência de insucesso acadêmico dos alunos, manifestada de diversos modos, como baixas classificações, absenteísmo, mudanças de curso e abandonos.
Fonte: SAHÃO, F. T.; KIENEN, N. Adaptação e saúde mental do estudante universitário: revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, [s. l.], v. 25, p. e224238, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/tdnsrZFwKyb53nvNZG79p9n/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 fev. 2025.
Considerando o texto apresentado, sobre a pesquisa realizada sobre perfil dos estudantes de universidades federais, analise as afirmativas a seguir:
I. A alta taxa de prevalência de sintomas de ansiedade e depressão na população universitária está diretamente relacionada ao processo de adaptação à universidade, com fatores como moradia, suporte social e exigências acadêmicas.
II. A maioria dos estudantes universitários sofre apenas de insônia e desânimo, com uma pequena parte enfrentando sintomas mais graves, como ideação suicida.
III. O insucesso acadêmico, como baixas classificações e abandono, pode ser reflexo do sofrimento mental e da dificuldade de adaptação ao ambiente universitário.
É correto o que se afirma em: