Conforme indicado pelos autores, “o design passa a ser compreendido através da relação de atendimento de requisitos funcionais, ergonômicos, simbólicos, culturais, econômicos, mercadológicos, ambientais, mas também requisitos emocionais. Diversos teorias e estudos apontam haver relação direta entre o design e as emoções. (...) A dicotomia entre a mente emocional e racional, discutida por diversos autores na neurociência, leva a refletir sobre o papel de decisão na seleção/apreensão de informações e na conceituação/pertencimento de uso/consumo de determinados produtos.” Desta forma, cabe a reflexão sobre todos os produtos e serviços que projetamos. As pessoas realmente precisam deles? Compram por impulso? Compram por necessidade? Ou, em inúmeras vezes, elas compram por que projetar para elas quererem muito comprar?
Fonte: MARIÑO, S.; SANTOS SILVEIRA, C. Princípios da neurociência aplicados a premissas e requisitos para o projeto pautado para o bem-estar. Pensamentos em Design, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 71–86, 2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/pensemdes/article/view/6389. Acesso em: 16 fev. 2025.
Tendo como base o texto, analise as informações a seguir:
I. Os estímulos podem ser formas, cores, cheiros, texturas, movimentos, sons dentre outros, de pessoas, ambiente ou produtos (nos produtos os estímulos são associados às funções e atributos), que são percebidos através do sistema somestésico, independente da “vontade” da mente racional, pois é a mente emocional que potencializa a memória. As memórias são robustas quando ela possui forte conteúdo emocional.
II. As memórias são classificadas como sensoriais (recepção e codificação das informações), emocionais (ligadas diretamente as emoções), de curto prazo (as informações codificadas podem ser descartadas ou organizadas) e a memória de longo prazo (armazenamento permanente da informação que pode ser recuperada a qualquer momento).
III. Por meio do sistema somestésico, o ser humano capta os estímulos, na percepção seleciona-os e decodifica-os para posteriormente reagir a estes (comportamento); que a mente emocional leva à condução de comportamento e tomada de decisão.
IV. O comportamento é a emoção e a consciência é a narrativa da experiência emocional. O comportamento e a tomada de decisão não são subordinados à consciência. A consciência até pode sugerir comportamento, mas é a emoção quem revela a expressão verdadeira do comportamento, pois antecede a reação aos estímulos.
É correto o que se afirma em: