Com base no texto Adaptação e Saúde Mental do Estudante Universitário: Revisão Sistemática da Literatura, de Fernanda Torres Sahão e Nádia Kienen, que traz em seu resumo o seguinte texto: “A saúde mental do estudante e sua adaptação à universidade têm sido investigadas em diversas pesquisas. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura acerca das variáveis relativas à adaptação do estudante ao ensino superior que influenciam a sua saúde mental. Foi realizada uma busca bibliográfica em seis bases de dados nacionais e internacionais, sendo selecionados 23 artigos para análise a partir de seis categorias: dificultadores e facilitadores da adaptação, consequências da não adaptação, sintomas, repertório requerido e estratégias de ensino. Os resultados indicam que os principais dificultadores são nível de exigência e relacionamentos interpessoais; como facilitadores, rede de apoio, fornecimento de informação e integração acadêmica. Ansiedade, estresse e depressão são os principais sintomas; repertórios de autonomia e comprometimento os mais requeridos para uma adaptação saudável à universidade. Há carência de pesquisas que caracterizem os comportamentos constituintes desses repertórios, o que possibilitaria intervenções com essa população” (Sahão; Kienen, 2021, p. 2).
Fonte: SAHÃO, F. T.; KIENEN, N. Adaptação e saúde mental do estudante universitário: revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, [s. l.], v. 25, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/tdnsrZFwKyb53nvNZG79p9n/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 fev. 2025.
Fonte: https://www.scielo.br/j/pee/a/tdnsrZFwKyb53nvNZG79p9n/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 fev. 2025.
A adaptação saudável à universidade está diretamente relacionada a quais aspectos do estudante?