“As demais relações entre a resiliência e as dimensões das vivências acadêmicas, no entanto, seguiram na direção contrária. Estudantes com menor adaptação interpessoal, que percebiam seus cursos e a expectativa de carreira de forma menos positiva, que geriam seu tempo e obrigações acadêmicas com mais dificuldade e que tinham menos satisfação e desejos de permanecer na instituição em que estudavam foram os que mostraram níveis mais elevados de resiliência” (Rosendo et al., 2022, p. 10).
Fonte: ROSENDO, L. dos S. et al. Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, [s. l.], v. 42, e242788, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/VvjrfjGQvhssGWFT7gXCFMy/?format=pdf. Acesso em: 21 fev. 2025.
Sobre a resiliência e o ambiente universitário, assinale a alternativa correta que explique uma possível relação entre a dimensão interpessoal e a resiliência: