A transição para a vida acadêmica pode ser um fator estressante para os estudantes universitários, impactando sua adaptação e bem-estar. Estudos apontam que os principais sintomas apresentados por esses estudantes incluem ansiedade (52,2%), estresse (52,2%) e depressão (47,8%). Esses sintomas são compreendidos como um padrão de interação entre o indivíduo e o ambiente universitário, sendo influenciados por fatores como o nível de exigência do curso, a infraestrutura da instituição e os relacionamentos interpessoais. Para minimizar esses impactos, é fundamental que os estudantes desenvolvam repertórios específicos que auxiliem na adaptação ao novo contexto acadêmico. Entre os repertórios requeridos para essa adaptação, destaca-se autonomia (43,5%), comprometimento (34,8%), manejo das emoções (26,1%) e autoeficácia (26,1%).
Na tabela a seguir, é possível verificar a distribuição dos sintomas apresentados pelos estudantes universitários e os repertórios requeridos para sua adaptação.
Tabela: Sintomas apresentados Pelos Estudantes e Repertório Requerido à Adaptação (Recorte)

Fonte: SAHÃO, F. T.; KIENEN, N. Adaptação e saúde mental do estudante universitário: revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, [s. l.], v. 25, p. e224238, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/tdnsrZFwKyb53nvNZG79p9n/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 fev. 2025.
Com base nessas informações, sobre a transição para a vida acadêmica, analise as afirmativas a seguir:
I. A adaptação ao ambiente universitário depende exclusivamente das características individuais do estudante, pois fatores externos não influenciam significativamente a manifestação de sintomas como ansiedade e estresse.
II. O desenvolvimento de repertórios como autonomia e manejo das emoções pode contribuir para a adaptação dos estudantes, minimizando o impacto negativo dos desafios acadêmicos.
III. O nível de exigência do curso, a infraestrutura da instituição e os relacionamentos interpessoais são fatores que podem influenciar a permanência do estudante na universidade, afetando seu desempenho e motivação.
IV. A ansiedade e o estresse são sintomas exclusivamente biológicos, sem relação com as interações do estudante com o ambiente universitário.
É correto o que se afirma em: