A relação entre a docência e os demais membros envolvidos no processo (pais, a direção, esfera governamentais) exigem do profissional docente grande atenção, pois os vínculos devem ser construídos para que o ensino/aprendizagem aconteça. Carlotto (2002) menciona que em alguns casos existem a cobrança excessiva dos pais, e outros casos existem a falta de interesse e participação dos pais, sendo que em ambos os casos o docente pode se sentir desrespeitado causando-lhe algum tipo de desgaste. O autor acrescenta que os programas de ensino, sua forma de elaboração e cobrança dos gestores de uma forma geral interferem no bem-estar do docente.
Fonte: CARLOTTO, M. S. A Síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, [s. l.], v. (7)1, 2002, p. 21-29. Recuperado em 08 de dezembro de 2022, de https://www.scielo.br/j/pe/a/hfg8JKJTYFpgCNgqLHS3ppm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2025.
Quanto à principal razão que justifica a necessidade de intervenção na síndrome de Burnout em professores, de acordo com a literatura, assinale a alternativa correta: