A inteligência emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.
Fonte: adaptado de: WOYCIEKOSKI, C.; HUTZ, C. S. Inteligência emocional: teoria, pesquisa, medida, aplicações e controvérsias. Psicologia: Reflexão e Crítica, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 1-11, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/fYtffQ8jhwz7Dn3sNGKzRwt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 fev. 2025.
Considerando o texto apresentado e os modelos de Inteligência Emocional (IE), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Inteligência Emocional pode ser definida tanto como um conjunto de habilidades cognitivas quanto como traços de personalidade.
PORQUE
II. Alguns modelos teóricos incluem fatores não intelectivos, como motivação e traços de personalidade, enquanto outros focam estritamente em habilidades emocionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: