“A combinação da falta de condições necessárias para os universitários fazerem suas graduações com qualidade com gestores que não se importam com o impacto estrutural sobre o desenvolvimento de competências para os futuros profissionais representa uma situação problemática (Santos, Polydoro, Scortegagna, & Linden, 2013; Soares et al., 2018) e que é superada muitas vezes apenas com a ajuda da resiliência e da busca ativa por transformações sociais na educação superior do país” (Rosendo et al., 2022, p. 11).
Fonte: ROSENDO, L. dos S. et al. Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, [s. l.], v. 42, e242788, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/VvjrfjGQvhssGWFT7gXCFMy/?format=pdf. Acesso em: 21 fev. 2025.
Com base na citação e no contexto do artigo, de que forma a resiliência pode ajudar os estudantes a enfrentar essa situação?